TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias de Taylor

Projeto de pesquisa: Teorias de Taylor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Após as teorias de Taylor que enfatizava o método de planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração, privilegiando as tarefas de produção, e que trouxe a alienação das equipes de trabalho e solidariedade grupal, tão importantes e vivas nos tempos da produção artesanal, e de Fayol que tinha como funções principais: planejar, comandar, organizar, controlar e coordenar e considerava a obsessão pelo comando, a empresa como sistema fechado e a manipulação dos trabalhadores, privilegiando as tarefas de organização, surge a partir de 1940, Elton George Mayo, criador da Teoria das Relações Humanas, que foi basicamente um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração, com ênfase voltada para as pessoas. A origem do surgimento dessa abordagem foi: a necessidade de humanizar e democratizar a administração; o desenvolvimento das ciências humanas; as idéias filosóficas de John Dewey e as idéias da psicologia de Kurt Lewin e a conclusões da experiência de Hawthorne. A abordagem humanística teve como princípios básicos: o nível de produção como resultante da integração social; o comportamento social do empregado; a formação de grupos informais; as relações interpessoais; a importância do conteúdo do cargo e a ênfase nos aspectos emocionais. Em 1950 foi criada a Teoria Estruturalista que visava integrar todas as teorias. Teve início com a Teoria da Burocracia de Max Weber, que se baseia na adequação dos meios aos fins, para que se alcance o máximo de eficiência. E por fim, surgiu a Teoria Neoclássica, da necessidade de utilizar conceitos válidos da Teoria Clássica, mas sem os exageros e distorções trazem novas teorias. Ela se misturou com outros conceitos válidos das outras teorias administrativas, trazendo como principais características: a ênfase na parte prática da Administração, a reafirmação relativa dos postulados clássicos, a ênfase nos primeiros clássicos de Administração, a ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, a diversificação de idéias, por não seguir um sistema único, mas sim aproveitar a característica que cada abordagem tem de válida.

2 ABORDAGEM HUMANÍSTICA Através do inicio da abordagem humanística, a partir de 1932, começava-se a enxergar as empresas pelas perspectivas que, apesar de os recursos financeiros, tecnológicos, etc., fossem de extrema importância, as organizações eram formadas por pessoas.

Passou-se a perceber que era necessário voltar uma maior atenção às relações humanas, ao comportamento humano, aos grupos informais e ao fator emocional de cada funcionário. E isso só foi possível ser notado através da famosa experiência de Hawthorne.

2.1 EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE Com a Experiência de Hawthorne, foi possível entender de uma maneira pratica o que realmente deveria ser levado em conta dentro de uma organização. Ela foi formada por 4 fases:

Na fase 1, foram estudados dois grupos trabalhando em condições idênticas e tendo a produção avaliada constantemente. Um grupo continuou operando sem nenhuma modificação, enquanto outro teve a iluminação do local intensificada. Porém, para surpresa dos pesquisadores, os grupos tiveram produtividade semelhante, levando à descoberta de outras variáveis. A descoberta do fator psicológica superior ao fator fisiológico.

Na fase 2, buscava-se a variável que mais influenciasse na produtividade. Foram implantadas variáveis de horário de descanso, lanches, redução da carga horária e sistema de pagamento. Depois da aplicação na prática dessas variáveis, observou-se crescimento de produtividade, porém retornando às condições originais, também era notado um aumento de produtividade.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com