TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirização da capacitação e seleção, como estabelecer a parceria entre empresa e terceirizada?

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

Terceirização da capacitação e seleção, como estabelecer a parceria entre empresa e terceirizada?

Entende-se que treinamento tem como finalidade melhorar o desenvolvimento profissional do ser humano na sua organização, e no desempenho das suas funções além de ser o processo que visa à preparação e ao aperfeiçoamento das habilidades e dos conhecimentos dos funcionários de uma organização. “Treinamento é um processo de assimilação cultural em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho” (MARRAS 2001, p. 145).

Identificamos que através do recrutamento externo através de consultorias o setor de RH da empresa obteve tempo livre para tratar de outras pendências do setor, a inclusão de consultorias no processo seletivo acaba por garantir o processo de recrutamento de maneira mais objetiva e eficaz.

As consultorias realizam o processo de captação, entrevistas e sendo aprovado oferecem também o treinamento para o colaborador o que economiza tempo, quando o mesmo é inserido na empresa não vai passar pelo processo estressante de desenvolver uma atividade com a qual não havia se deparado antes. (muitas vezes as vagas não são preenchidas por pessoas do segmento, isso não é regra na empresa).

As oportunidades são pra todos que queiram desafios profissionais fora de sua área atuação também para ter sucesso nesta parceria é preciso que seja realizado um estudo da consultoria escolhida, são observados:

  • As vantagens que a consultoria oferece a empresa;
  • A maneira como ocorre o recrutamento dentro da consultoria;
  • E os métodos utilizados no processo de seleção.

De qualquer maneira a empresa é quem fica responsável por definir o perfil dos candidatos, ela é quem passa às competências desejadas, e as respectivas funções desse modo a consultoria tem maior eficiência e assertividade para o bom andamento do processo. O processo externo dentro da organização PE bem visto, pois segundo responsáveis tem maior eficiência  para o que se deseja dentro do processo seletivo, pois o RH tem maior acesso a coleta de dados e isso contribui para melhor adequação de perfil x vaga.

O que um programa de treinamento bem-sucedido pode proporcionar?

Internamente

1.   Melhoria da eficiência dos serviços.

2.   Aumento da eficácia nos resultados.

3.   Criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado.

4.        Melhor qualidade de vida no trabalho (QVT).

5.        Qualidade e produtividade.

6.        Melhor atendimento ao cliente.

Externamente

1.   Maior competitividade organizacional.

2.   Assédio de outras organizações aos funcionários da empresa.

3.   Melhoria da imagem da organização.

Para a consultoria o trabalho é obter o maior numero de informações sobre a empresa, esse fator é determinante para divulgação das atividades e vagas a serem preenchidas. Sendo assim tem filtram os candidatos e abordagem torna-se mais efetiva para o processo.

De maneira geral esse filtro é o que permite a comunicação entre a organização e a consultoria, a empresa PE quem oferece as oportunidades de trabalho e a consultoria fica responsável pela inserção dos candidatos no preenchimento da vaga, isso permite que as pessoas com as qualificações e características desejadas pela empresa possam ingressar na organização.

O passo de terceirização se deu pelo fato de que o recrutamento interno não estava sendo satisfatório, as contratações não estavam sendo efetivas e os candidatos não estavam aptos para a função e algumas vezes não apresentam as características adequadas a política da empresa, o recrutamento externo veio para solucionar esses problemas, pois realizam o estudo da vaga e aplicam as técnicas mais adequadas visando atrair os candidatos mais fortes em relação a vaga. A consultoria também se beneficia, pois quando pode fazer pesquisa através de arquivos de outros candidatos de recrutamentos anteriores. Apresentação de candidatos internos na empresa que estejam dentro do perfil da vaga geralmente tem contato com outras empresas do segmento e podem integrar desligados que sejam devidamente indicados anúncios em sites de empregos, jornais, revistas e agencias de recrutamento parceiras.

Para Chiavenato (2002) o processo externo apresenta suas vantagens, novas experiências, idéias e diferentes opiniões, pois o candidato apesar de poder passar por dificuldade de adaptação pode também expor e sugerir procedimentos que eram adotados por sua antiga empresa, um exemplo é o uso de treinamentos realizado em outras empresas que possibilitem ao candidato passar aos outros os conhecimentos adquiridos em treinamentos anteriores, influenciando toda a equipe de trabalho.

O principal fator que leva as empresas a contratarem consultoria é a redução dos custos na contratação. O processo de terceirizar oferece a empresa um funcionário já devidamente treinado para realizar suas atividades esse fator é determinante , pois não se faz mais necessário o tempo que antes era perdido para adequar por candidato ao perfil exigido.

No processo de terceirização a empresa só tem a ganhar, pois economiza tempo, os profissionais vindos de consultorias estão sempre participando de processos de captação, curso de atualização isso pode os destacar já que poucas empresas uma vez tendo contrato não oferecem essas técnicas de atualização para o colaborador. Através de terceirizadas os perfis são melhores analisadas e a indicação do candidato ao cliente acaba por se enquadrar melhor em suas necessidades previamente especificadas.

Quando o Treinamento é um custo

  • É custo quando se treina alguém que já sabe ou que já teve treinamentos para aquele determinado tema.
  • É custo também quando a empresa não tem um programa para reter talentos e esses talentos são treinados e deixam a empresa em seguida.
  • Também se torna custo quando a empresa não tem definido as competências que um funcionário deve ter e ministra treinamentos sem foco ou contrata palestrantes motivacionais, mas que não atingem as mudanças comportamentais necessárias.
  • É custo quando contratamos treinamentos ou palestras sem critério, sem levantamento de necessidades ou uma palestra motivacional que tem apenas como objetivo o entretenimento.

Quando o treinamento é um investimento

  • Quando treinamos um funcionário que ainda não teve aquele treinamento ou que precisa de reciclagem ou aprimoramento.
  • A empresa tem definidas as competências e sabem quais habilidades ou comportamentos seus funcionários precisam desenvolver.
  • A organização tem um programa estruturado para reter talentos e estes são desenvolvidos e aprimorados constantemente para, motivados e habilitados, aumentar a produtividade e gerar rentabilidade para a empresa.

Conclusão

O processo de terceirização é viável para as empresas mas é uma decisão que deve levar em conta aspectos estratégicos a busca para redução de custo não deve interferir nos objetivos da empresa em alcançar bons profissionais, pois é preciso manter as atividades dentro da estrutura de forma que os cargos sejam preenchidos de acordo com as exigências pois esse fator é que o reduz os gastos com treinamento e garante que a consultoria identificou corretamente o candidato certo para vaga certa,pois o contratado torna-se capaz de adequar-se  perfeitamente a exigência do cargo e  que o numero de contratações indevidas acaba por baixar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com