TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terminologia e Classificação de Custos.

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 8
  • ETAPA 1

Aula-tema: Terminologia e Classificação de Custos.

Esta atividade é importante para que você aprofunde seus conhecimentos sobre a

terminologia empregada na Contabilidade de custos e a classificação dos custos de

acordo com suas especificidades.

Passo 1 (Individual)

Acessar o arquivo e fazer uma leitura atenta do material disponível e anotar os principais pontos estudados, construa um resumo na forma de tópicos para ser utilizado nos próximos passos.

Passo 2 (Individual)

Fazer uma leitura atenta do capítulo do livro texto da disciplina que trata da terminologia contábil básica. Anotar os principais pontos estudados, pois isso será importante para construção do relatório a ser desenvolvido no passo seguinte.

Passo 3 (Equipe)

Escrever um resumo de no mínimo 2 laudas e no máximo 4 laudas, descrevendo as conclusões dos pontos anotados no passo 1, e os pontos estudados no passo 2.

A terminologia contábil consiste em:

Gastos: é o valor arcado pela empresa para obter o produto ou serviço.

Investimento: é um gasto utilizado para benefícios futuros. Ex: Maquinas comprada para a produção

Custos: é o valor utilizado para compra de bens ou serviços, consumidos na produção para a fabricação de um produto ou execução de um serviço.

Despesas: são considerados serviços com manutenção de maquinas e equipamentos, instalações, materiais de escritório, pagamentos de funcionários da administração entre outros. Ex: Itens que reduzem o patrimônio líquido.

Perda: é o bem ou serviço gasto sem uma previsão. Ex: Entrar água de enchente no estoque da empresa causando danos irreparáveis ao produto, onde todos os produtos atingidos serão descartados.

Custos Diretos

O custo direto é intrinsicamente ligado ao produto, tendo uma relação direta e de fácil mensural. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado.

Os custos diretos são de fácil assimilação, pois normalmente estão incluídos no produto ou o serviço é aplicado diretamente nele.

Existem formas facilitadas de se mensurar o custo direto de um produto, se esse for por meio de materiais consumidos na sua composição, a forma de controle pode ser um simples controle de requisições que apontam o material utilizado, a quantidade e o destino dele; se esse for por meio de prestação de serviços para sua transformação, a empresa necessita controlar a atividade humana ou tecnológica nesse processo, pelo tempo gasto na atividade. Assim a empresa verifica quais os operários que trabalham em cada produto (ou serviço) no período (dia, semana, mês) e por quanto (minutos, horas).

Custos Indiretos

O custo indireto não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.

Esses custos podem ou não estarem relacionados as atividades de apoio a produção, como setores administrativos, processos de manutenção, controles, etc.

O custo indireto tem um processo de mensuração mais criterioso, pois sua ação no produto não é tão perceptível.

Insumos de produção

Os insumos de produção correspondem diretamente a tudo que está ligado com o processo produtivo para aquisição do produto final. Exemplo: matéria prima, embalagens, materiais diversos empregados no processo de produção, mão de obra do pessoal operacional, energia elétrica, mão de obra da manutenção, vapor e outros.

Critério de custeio

Os critérios de custeio foram desenvolvidos para atender a diferentes objetivos, portanto todos são igualmente importantes para a empresa, refere-se a modo de assimilação dos custos dos insumos de produção ao produto final, como: custeio variável, custeio ABC, custeio por absorção.

Perdas de insumos

Corresponde ao uso indevido de insumos (manipulação incorreta de materiais, desleixo do operador no processo), ocasionalmente perda devido ao processo produtivo do setor (propriedades dos produtos tomam as perdas fatais) obsolescência do estoque, perdas devido a impactos da força da natureza.

Custos/Despesas

São reconhecidos contabilmente mediante o regime de competência, onde a contabilidade identifica toda despesa ocorrida no processo produtivo como custo.

Gasto/Desembolso

O gasto resume –se a aquisição de bens ou serviços, enquanto o desembolso é o pagamento desse gasto, independente do período em que ele foi adquirido.

Condições de entrega:

CIF (Const Insurance and Freight) – Custo Seguro e Frete: todo o transporte e serviços relacionados são despesas da empresa vendedora, como seguro;

FOB (Free on Board) – Liberado para o comprador sobre o meio de transporte: todo transporte e serviços relacionados são despesas da empresa compradora, a partir do momento em que a mercadoria está sobre o veículo de transporte.

FAZ (Free Alonge Side) – Liberado para o comprador junto ao costado do navio: a empresa vendedora é responsável pelo transporte do material até a entrega dele no porto de carga, sendo assim todo processo de carregamento e transporte náutico é de responsabilidade do comprador

Custos Fixos

Esses custos não variam conforme o volume produzido, ou seja, permanecem os mesmos independente do aumento ou diminuição da capacidade produtiva da empresa, como por exemplo: depreciação de máquinas e equipamentos, aluguel de fábrica, mão de obra de manutenção, etc.

Custos variáveis

Ao contrário do fixo, o custo variável tem sua variação determinada conforme a oscilação da produção, ou seja, a demanda de insumos é diretamente ligada a quantidade produzida. Exemplo: depreciação de máquinas e equipamento, aluguel de fabrica, mão de obra de manutenção, etc.

Custos variáveis

Ao contrário do fixo, o custo variável tem sua variação determinada conforme a oscilação da produção da produção, ou seja, a demanda de insumos é diretamente ligada a quantidade produzida. Exemplo: se para produzir 50 sorvetes são necessários 2 litros de leite, para se produzir 100 sorvetes serão necessários 4 litros de leite, e assim sucessivamente.

Passo 4 (Equipe)

Acessar o material disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BwpCSyf5J660T0dUY21IWV9ldzA/view?usp=sharingClassificar os itens conforme a orientação do enunciado e responder as questões propostas. Atentar para que as respostas da equipe componham o relatório final que será entregue ao professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (352.1 Kb)   docx (416.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com