TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terminologia e Classificação de Custos

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

Introdução        

Etapa  1 – Terminologia e Classificação de Custos.        

Passo 1 – leitura e estudo do link.        

Passo 2 – leitura do livro texto.        

Passo 3 – Conclusões dos pontos anotados no passo 1 e passo 2:        

Terminologia Contábil Básica        

Terminologia De Custos Industriais        

Terminologia em Entidades não Industriais        

Custos Diretos e Indiretos – Apuração        

Passo 4 – Classificação dos itens.        

Etapa 2 – Aplicação dos materiais diretos, mão de obra direta e custos indiretos de produção.        

Passo 1 – Custos de Produção        

Passo 2 – Separar na planilha abaixo os gastos da folha de pagamento, o que é custo e despesa, determinar os valores por hora trabalhada.        

Dados da Folha de Pagamento da Industria de Sorvetes Brasil        

Passo 3 – Determinar os valores totais de custos e despesas.        

Passo 4 – Planilha de Custo Unitário dos produtos.        

Bibliografia        

Introdução 

Nossa empresa Fast Contábil Assessoria Financeira e Custos, realizamos um trabalho na empresa SABOR TROPICAL, uma indústria de sorvetes, que vem sofrendo nos últimos anos os impactos da concorrência. O principal motivo dos concorrentes terem um preço final menor é o fato de seus gestores nunca terem se preocupado em determinar os custos de seus produtos e a margem de lucratividade de cada produto.

Nossa missão foi determinar os custos diretos e indiretos de fabricação, o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição para cada um de seus produtos, e assim analisar os valores para revenda e também a necessidade de inserir novos produtos no mercado.

Etapa  1 – Terminologia e Classificação de Custos.

Passo 1 – leitura e estudo do link.

 Acessamos o arquivo disponível no site https://drive.google.com/file/d/0BwpCSyf5J660V0x4YXBwU19jcTQ/view?usp=sharing. Fizemos a leitura e anotações dos principais pontos a serem estudados nessa ATPS.

Passo 2 – leitura do livro texto.

Fizemos a leitura do livro Contabilidade de Custos do autor Eliseu Martins, capitulo 2, que fala sobre Terminologia Contábil Básica, a terminologia em custos industriais e em entidades não industriais.

Passo 3 – Conclusões dos pontos anotados no passo 1 e passo 2:

Terminologia Contábil Básica

Dar aos objetivos, conceitos e ideias o mesmo nome, reduzindo o nível de entendimento.

Conceitos diferentes para uma única palavra sem pretensão de resolver o impasse ou de conseguir generalizar a terminologia de custo.

Terminologia De Custos Industriais

GASTOS: São conceitos distintos, compra de um produto ou serviço (desembolso), normalmente dinheiro. Exemplo: matéria-prima, mão – de –obra.

DESEMBOLSO: Pagamentos resultantes da aquisição do bem ou serviço. Pode se ocorrer antes da compra ou depois, vai do comprador.

INVESTIMENTO: São benefícios atribuídos para seu futuro, investir em algo para sua valorização e tranquilidade devida. Exemplo: Bens, serviços (gastos) em algo para sua valorização e caso precisar futuramente pode-se vender e usar para seu consumo pessoal, chamamos investimentos, aplicar o dinheiro em sentido de crescimento e automaticamente para usufruir para necessidades futuras. Investir em matéria-prima um gasto contabilizado, enfim por um tempo é um investimento circulante.

Exemplo: Máquina: investimento permanente.

- Custo:  Gasto relativo, bem ou serviço utilizado de outros bens ou serviços. Custo também é um gasto (bens ou serviços), produto e execução e serviço. Matéria-prima(Custo), energia-elétrica (gasto).

-Despesa: É um bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.

Exemplo: O equipamento utilizado na produção é um investimento/Custo. As despesas são itens que reduzem o Patrimônio Líquido. Todo produto vendido é chamado custo de produto vendido, temos também o custo de mercadorias vendidas. Enfim, todos os custos que são ou foram gastos é transformado em despesa no ato da entrega, referente bens, serviços.

-Perda: Envolve bem ou serviço que são consumidos de uma forma anormal e involuntária.

Exemplo: Perdas com incêndios, absolutismo de estoques e outros, gastos com mão-de-obra em períodos de greve.

Terminologia em Entidades não Industriais

Podemos como exemplo citar a origem histórica das empresas, que fala sobre a origem da contabilidade de custos, que interage as indústrias, onde seus custos acabam se tornando obrigatório nas empresas. A terminologia nessas empresas, como exemplo: câmbio, seus serviços faz aparecer que são gastos transformados em custo que no mesmo momento transforma-se em despesa.

CUSTO: TEM O SIGNIFICADO PREÇO ORIGINAL DE AQUISIÇÃO DE QUALQUER BEM OU SERVIÇO.

Custos Diretos e Indiretos – Apuração

CUSTOS DIRETOS

 Identifica direto e apropria e custear a cada tipo de obra, isto é, em função de custo direto a um produto. Sem que o custeio necessite de rateios atribuídos. Exemplos de custos diretos: Matéria-prima/Mão-de-obra.

APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS DIRETOS

Toda empresa mantem uma requisição para todo material retirado, para cada pedido em seu almoxarifado. Na empresa também se utilizam os apontamentos onde gera a verificação de cada setor de cada funcionário referente a serviço, dia, semana, mês, minutos e horas. Obtém todo controle de toda operação, visualização da empresa, da situação direta e indiretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (367.5 Kb)   docx (108.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com