TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terra e Sustentabilidade

Por:   •  1/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  1.919 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES INTEGRADAS CAMÕES

GIOVANI MOREIRA NAVES

REDAÇÃO TÉCNICA

TERRA E SUSTENTABILIDADE

Curitiba

2016

GIOVANI MOREIRA NAVES

REDAÇÃO TÉCNICA

TERRA E SUSTENTABILIDADE

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial do 1º Bimestre, disciplina Redação técnica:

Professora: Karin Olberts de Souza

Curitiba

2016

Sustentabilidade na agricultura, mais que um clichê, uma forma de sobrevivência.

Terra, sustentabilidade, agronegócio e rentabilidade, o que eles têm em comum? O Embrapa através do programa ILPF – Integração Lavoura Pecuária Floresta, vem desenvolvendo uma cultura que modificou drasticamente o processo produtivo nacional de forma ecologicamente correto, agregando rentabilidade tanto ao grande produtor quanto ao pequeno produtor através da otimização das áreas, tornando produtivo o ano todo, tudo de forma sustentável e rentável ao agronegócio.

A Agricultura sempre gerou grandes riquezas para o país e é fundamental para a economia brasileira.  A integração lavoura pecuária floresta esta sendo implantada em centenas de propriedades tendo ótimos resultados, entretanto ainda é desconhecida por boa parte dos agricultores. O EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária por meio de pesquisa desenvolveu essa filosofia de agricultura que integra as atividades agrícolas pecuárias e florestais na mesma área, buscando bons resultados e contribuindo com o ecossistema.

Em se tratando de sustentabilidade o Governo Federal assumiu o compromisso voluntário com a comunidade internacional de até o ano de 2020 reduzirmos a emissão de gases do efeito estufa e a ILPF em conjunto com o “Plano ABC” Agricultura de Baixo carbono serão umas das principais tecnologias que irá contribuir para que o país possa cumprir essas metas. O Plano ABC é uma linha de crédito do Ministério da Agricultura com condições especiais de financiamento, com isso recuperar quinze milhões de HA de pastagem em degradação e aumentar em quatro milhões de HA a ILPF, incrementando o plantio direto em todo país fomentando a sustentabilidade e rentabilidade desde o grande produtor à agricultura familiar, para solicitar essa linda de crédito o agricultor precisa se adequar a ILPF, para isso terá orientação do EMBRAPA.

O EMBRAPA desenvolveu parceria com a Fazenda Santa Brígida, localizado no cerrado Goiano, através dessa parceria foi possível transformar áreas degradadas em áreas produtivas o ano todo através da ILPF, com isso tornando a Fazenda referência em sustentabilidade, rentabilidade e geração de emprego. A integração permite na mesma área produção de grãos, no inverno a cultura de pecuária e a plantação de eucalipto formando uma floresta de eucalipto integrado com a lavoura e pastagem, essa floresta de eucalipto é chamado de “poupança verde” pelos agricultores. O sucesso da Fazenda Santa Brígida é a prova que podemos produzir ganhar dinheiro e cuidar da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com