TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testando como um site é bobo

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 7

Anotações ASOO

ASOO – analisar e captar necessidades de organizações, em um mercado competitivo, para usar esses conhecimentos para subsidiar um futuro projeto de software usando o paradigma de OO.

Sistema de Informação: dados, processos, pessoas e tecnologia que objetivam apoiar o negócio de uma corporação. Tem foco na informação gerada em um processo organizacional para originar valor a esse processo. Foca toda plataforma de tecnologia que dá suporte. Pode ser considerado um SI qualquer sistema que gera e armazena uma informação.

Base Pilar de Engenharia de Software: Métodos (conjunto de atividades com ênfase em como desenvolver um software), Ferramentas (mecanismos de apoio, CASE) e Processos (elo entre Métodos e Ferramentas, definindo onde, quem e quando fazer uma atividade).

Processo de desenvolvimento em um Projeto de Software pode ser chamado (PRESMAN) de etapas de ES ou paradigmas de ES, e é escolhido de acordo com o problema a ser resolvido, possuindo 4 atividades macroatividades, independente de qual:

  • Especificação de software (funcionalidades, requisitos e regras de execução)
  • Projeto e implementação (requisitos  sistemas, construção de componentes)
  • Validação de software
  • Evolução de software (estratégia para manter e evoluir o software).

Cada atividade possui pré-condições, papéis (responsáveis) e artefatos.

Modelo de Processos

CASTATA

Composto de 5 AMs:

 (1)Análise de Requisitos, (2)Projeto, (3)Codificação, (4)Testes, (5)Implantação e Manutenção.

Executadas de forma sequencial, sem que uma atividade comece antes de outra terminar. Alto custo por atividade e de retrabalho é característica do modelo,

INCREMENTAL

SUMMERVILLE

Desenvolvimento de uma implementação inicial, exposição à comentário do usuário e evoluindo-a através de uma série de versões até um sistema adequado ser desenvolvido. As AMs Especificação, Desenvolvimento e Validação são intercaladas, com rápido feedback entre elas.

Cada incremento, ou versão, tem alguma funcionalidade, tendo os mais novos as principais e/ou mais importantes ou urgentes.

(1) É uma parte fundamental da abordagem ágil e (2) é melhor que o cascata para negócios, e-comércio e sistemas pessoais. (3) É mais barato e fácil para mudanças. (4) melhora feedback por causa dos incrementais, pois o cliente tem dificuldades em avaliar pela documentação. (5) É uma das mais comuns abordagens.

(1) progresso não visível, porque não é efetivo pelo custo de documentação em cada versão para medir progresso. (2) estrutura fica comprometida a medida que novo incremento é adicionado, salvo quando são injetados tempo e dinheiro para refatorar o software. (3) problemas agudos em complexos e long-timelife sistemas, que precisam de framework e arquitetura definida, além de planejamento prévio em vez de desenvolver incrementalmente.

PRESSMAN

Fornecimento de determinado conjunto funcional para refinar e expandir sua funcionalidade em versões. Combina elementos lineares (de forma escalonada) e paralelos. Cada sequência linear gera incrementais, similar a modelos evolucionários.

Obs.: o fluxo de processo pode incorporar o paradigma da prototipação.

Feito o produto essencial e recebido o feedback, é desenvolvido o planejamento para o incremento seguinte, considerando modificação do produto e entrega de recursos e funcionalidades adicionais. Esse processo é repetido até entrega do produto completo.

Tem como foco a entrega de produto operacional a cada incremento, versões seccionadas do produto final com plataforma para avaliação do usuário.

  1. Útil nos casos de falta de recursos humanos para entrega completa na época de entrega.

(livro texto, pág. 19, diz que incremental é conhecido como iterativo, mas há uma diferença*).

WIKIPÉDIA

*No Modelo Incremental, nem todos os requisitos precisam estar mapeados para iniciar um ciclo de desenvolvimento.

Várias partes do sistema são desenvolvidas em paralelo.

Não implica, requer ou pressupõe desenvolvimento iterativo ou em cascata – ambos são estratégias de retrabalho.

O artefato de um incremento não é necessariamente assunto de um refinamento futuro, e feedback não é utilizado como entrada para planos de revisão ou especificações para incrementos sucessivos.

Desenvolvimento iterativo é uma estratégia de planejamento de retrabalho em que o tempo de revisão e melhorias de partes do sistema é pré-definido. A saída de uma iteração é examinada para modificação, e especialmente para revisão dos objetivos das iterações sucessivas.

LIVRO UNIP

O livro UNIP diz que incremental é chamado de iterativo. Isso é falso. Segundo Pressman, no modelo incremental cada INCREMENTO, tem uma parte do sistema final, no qual serão adicionadas novas funcionalidades a cada incremento, podendo ser usada a prototipação (iterativa evolucionária). Modelos Evolucionários são iterativos, ou seja, a cada iteração temos uma versão melhorada do software, com ITERAÇÕES podendo ou não fazer parte do sistema final.

Cada AMs só é iniciada depois de finalizada a anterior. Um bom planejamento é chave para eficiência no desenvolvimento de sistema usando o incremental.

(1) redução de retrabalho pelo número menor de requisitos que reduz chance de problemas nas AMs.

PROTOTIPAGEM

Primeira versão de um sistema de software, tem como objetivo a aprovação de conceitos e verificar se requisitos estão de acordo com as necessidades.

Possui 4 Atividades:

  • Planejamento;
  • Definição de funcionalidades;
  • Construção;
  • Validação.

Quando adotar: quando não se tem definidos os requisitos ou não se está seguro do algoritmo.

(1) mais barato na construção e na implementação de alterações. (2) rapidez no processo de captação de requisitos.

ESPIRAL

O livro diz que o espiral tem como raiz o “modelo iterativo espiral”.

Objetivo geral é a Redução de Riscos.

A cada iteração não há uma implementação de sistema ou parte dele. No final de uma revolução pode-se ter apenas uma definição de requisitos.

Possui 4 Atividades:

  • Definição de requisitos
  • Redução de riscos
  • Desenvolvimento do Produto
  • Planejamento da próxima fase

VER SUMMERVILLE E PRESSAMN

PROCESSO UNIFICADO

O processo unificado possui 3 pilares:

(1) Dirigido por casos de uso (2) Centrado na arquitetura (3) Iterativo e Incremental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com