TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Editorial - Modelo para desenvolvimento

Por:   •  15/6/2017  •  Seminário  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

REALIDADE BRASILEIRA:
O caos que permeia diversos setores

Quando uma nação apresenta uma falha em alguma derivação de seu sistema, todos os seus setores sofrem. A crise econômica e social que há muito assola o Brasil, tem sido um determinante para o desenrolar dos problemas que surgem, e que regularmente só crescem devido a falta de interferência correta, e decisiva por parte das autoridades.

Quanto aos aspectos econômicos, o Brasil é mundialmente conhecido por sua desigualdade significativa, e a má distribuição de renda que contribui com o aparecimento de problemas que  não são contemporâneos, sim históricos, e que precisam ser tratados. A relação entre a arrecadação feita pelo governo, e produção de recursos desenvolvida pelo país, define o que se chama de carga tributária. Na realidade brasileira, tal carga, é apresentada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como algo lucrativo, e imponente, capaz de equiparar o Brasil às 34 economias mais desenvolvidas do mundo, ainda que de fato, não exista retorno concreto disso, na sociedade.
[pic 1]

A falta de ativas aplicações financeiras em setores chaves, proporciona um efeito bola de neve nas complicações já existentes, o que surte em um dado apresentado pelo coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, no ano de 2014, onde no momento em que a educação brasileira é comparada a de países europeus, como Alemanha e Inglaterra, as condições mais precárias existentes nestes, tratam-se das melhores condições no Brasil. Outro dado impactante, está na análise de que o nível de escolaridade dos filhos, é influenciada, e surte em 55% sobre o nível de escolaridade de seus pais.


A diversidade de religiões existentes no Brasil, se caracteriza por seu sincretismo (reunião de doutrinas diferentes). Sabe-se que o Brasil é conhecido por ser um estado laico, mas será que realmente o país é imparcial às questões religiosas? Nota-se que atualmente religiões têm sido altamente atacadas, e discriminadas por outros grupos religiosos, além de serem excluídas da política pública do estado. Os grupos de ancestralidades africanas, por exemplo, são os mais frequentes alvos, indicando que a intolerância religiosa é sim um dos problemas a enfrentar grandes desafios na sociedade brasileira
.

Os problemas que o Brasil tem com o meio ambiente também não são recentes, sendo evidenciados, desde que os portugueses pisaram em solo brasileiro. Se de fato houver uma reflexão, esse problema persiste pela falta de atenção por parte da sociedade que não se atém aos fatos, insistindo em se omitir, e se beneficiando do que ainda resta na fauna e flora. Não há como falar sobre meio ambiente brasileiro e não citar o falado desmatamento, pois há índices que apontam o país como segundo, com maiores áreas devastadas em todo o mundo, país este que possuía, num passado até recente o título de possuidor do "pulmão do mundo invertido", uma vez que a Amazônia já apresentou significativa importância em seu território, e que hoje a cada dia perde mais o seu valor, pela substituição de suas áreas de florestas, por qualquer nova ideia de obtenção de lucro.


Períodos de mudança sempre apresentam turbulência para qualquer sociedade, gerando insatisfação na população, e exacerbando cada vez mais a desigualdade. É possível sentir os impactos provenientes dessas reformas através de uma análise do contexto atual, e torna-se possível compreender tais impactos, pelas palavras do Professor em Economia da FCE-UFRGS, Ronaldo Herrlein Jr, que fala “As consequências dessa crescente desigualdade manifesta-se na perda de coesão social, na segregação e no ódio de classe, no descolamento das elites nacionais em relação às necessidades das pessoas comuns, nas rivalidades nacionais e étnicas e na exacerbação da competição econômica e social.” Sintetizando, que o real problema por trás de todos estes fatores, se encontra em nada menos que na desigualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (234.4 Kb)   docx (147.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com