TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO TEXTO “O MODELO ATÔMICO QUÂNTICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO”

Por:   •  25/8/2019  •  Resenha  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA DO TEXTO “O MODELO ATÔMICO QUÂNTICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO”

NATAL-RN

2019

O texto “O modelo atômico quântico em livros didático de química para o Ensino Médio” leva à debate de como é apresentado a modelagem quântica. Esse tema é uma grande incógnita, pois como é um tema de difícil visualização é necessária uma transposição do conhecimento na relação professor-aluno feita de maneira simples e objetiva, para que não haja um desenvolvimento de concepções alternativas.

O debate feito pelos autores durante o texto são de como deve ser apresentado o conteúdo aos alunos do ensino médio pelos livros didáticos do PNLEM 2006/2007. De acordo com cinco pontos elencados são feitas análises de como é retratado em cada livro o tema em questão.

Os escritores retratam uma importância da abordagem desse tema para o ensino dos jovens, pois, segundo eles, seria uma forma de chamar atenção dos alunos para as áreas científicas, que hoje em dia apresenta um público pequeno no cenário nacional, como é mostrado no trecho a seguir.

A importância da abordagem de temas/conteúdos científicos atualizados também é apontada em recomendações governamentais a exemplo dos Parâmetros e das Orientações Curriculares Nacionais para a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, que indicam que conceitos como energia, átomos e moléculas devem ser abordados de maneira atualizada nos componentes de Química, Física e Biologia, respeitando-se suas diferenças. (Silva, José Luis P.B., Cunha, Maria Bernadete de Melo)

A inserção de temas/conteúdos científicos atuais na sala de aula de ensino médio pode: atrair os jovens para as carreiras científicas; despertar a curiosidade dos estudantes e ajudá-los a reconhecer as ciências como um empreendimento humano, próximo a eles; reconhecer que uma boa formação científica faz parte de um pleno exercício da cidadania (OSTERMANN; CAVALCANTI, 1999; 2000 apud Silva, José Luis P.B., Cunha, Maria Bernadete de Melo ).

Sendo assim, é indicado que apresentando o modelo quântico, atual e mais aceito, poderá acarretar num desenvolvimento melhor dos jovens nas áreas sendo um atrativo a mais na busca do saber deles. Isso se trata de um ponto positivo, pois estaria levando ao entendimento correto da descrição quântica do átomo.

Uma das questões evidenciadas no texto é o tratamento da complexidade do entendimento do modelo, pois, como os próprios autores descrevem a um grau de dificuldade imensurável para que os alunos do ensino médio possuem para entender o sistema matemático da modelagem quântica. Essa ressalva feita pelos autores também serve como ponto positivo devido eles entenderem que não daria para aplicar todos os conceitos para os jovens do ensino regular.

Um ponto de divergência entre se ele é positivo ou negativo seriam os pontos utilizados como referência para as análises dos livros de química da PNLEM 2006/2007.

Desse modo, buscou-se verificar a presença (ou ausência) dos seguintes temas: conceito de quantum de uma grandeza; caracterização do átomo e/ou do elétron como sistema quântico; comportamento dual (onda/partícula) do átomo e/ou do elétron; indeterminação da trajetória do átomo e/ou de um elétron no átomo; caráter probabilístico da localização do átomo e/ou de um elétron num átomo; função de onda como representante do estado do átomo ou do elétron em um átomo. (Silva, José Luis P.B., Cunha, Maria Bernadete de Melo)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com