TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto literatura

Por:   •  25/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Educação infantil- Referencial curricular nacional das possibilidades as necessidades.

Esse artigo cita alguns projetos pedagógicos para inclusão de crianças com necessidades especiais em creche e nas pré – escolas.

A criança de 0-6 anos adquiriu junto com a constituição de 1988 o direito de receber educação em creches e pré- escolas onde elas moram.

A constituição e a LDB/96 colocaram a educação infantil como primeira etapa na vida de uma criança, que tem como finalidade ajudar no desenvolvimento da criança de 0-6 tanto no físico, psicológico, social etc.

Embora já estejam muito avançada, muitos municípios ainda não se organizaram para receber as crianças; um grande avanço da LDB/96 é a oferta  da educação para crianças especiais de 0-6 anos, a grande expectativa e o grande desafio e a “inclusão do diferente” que significa assegurar o atendimento a essas crianças.

Para incluir alunos com necessidades especiais não requer um currículo especial, e sim ajustes e modificações na aprendizagem, na pratica pedagógicas.

A criança com deficiência das possibilidades as necessidades

As crianças com qualquer tipo de deficiência têm a possibilidade de interagir, brincar aprender como qualquer outra criança, apenas de uma forma diferente.

Crianças com deficiência apresentam oscilações no processo da construção da sua inteligência, muitas escolas concentram-se apenas nas limitações das crianças e não aproveitam as possibilidades que os alunos dispõem.

A avaliação de cada criança deve ser feita com muita cautela, pois assim pode-se conhecer a forma de interação e comunicação que utilizam as possibilidades que possuem suas estratégias e suas ações.

E importante que sabemos que a inclusão das crianças com deficiência não depende do grau de deficiência que ela possui e sim da adaptação da criança ao grupo escolar, esse é o maior desafio da educação de hoje.

O currículo e a abordagem pedagógica na educação infantil

A construção da pedagogia para a educação infantil enfatiza o direito da criança de brincar e viver experiência  de forma lúdica e enfatiza o direito de ir a escola.

Educar: significa situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagem e outras atividades que ajudam no desenvolvimento da criança.

Cuidar: significa ajudar o outro a se desenvolver como ser humano, valoriza e desenvolve capacidades ( RCEI,1988 p,23,24)

Para que essas crianças possam estar na pré escola e em creches eles tem que ter professores empenhados na interação dessas crianças, tem que compreender suas necessidades seus desejos e o principal querer ajudá-los.

Não há uma necessidade de currículos especiais e sim a necessidade de adaptar os conteúdos para essas crianças. Para que a independência da criança seja realizada é preciso que a proposta pedagógica valorize a construção do sistema de significação da linguagem.

Ter um aluno com necessidades especiais pode ser difícil no começo, só que podemos aproveitar essas dificuldades para promover situações de aprendizagem.

O projeto de inclusão e a prática pedagógica.

Bibliografia:

http://www.ibc.gov.br/Nucleus/media/common/Nossos_Meios_RBC_RevAgo2003_Artigo_2.rtf  Acessado em 04/04/15 (Marilda Bruno ,Úrsula Heymeyer)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com