TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA E PRODUÇÃO DE TEXTO - AULA 3 E 4

Pesquisas Acadêmicas: LITERATURA E PRODUÇÃO DE TEXTO - AULA 3 E 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  2.213 Visualizações

Página 1 de 3

1) Como você sabe, tanto a língua oral quanto a língua escrita são usadas em uma situação de interação social e precisam ser organizadas e adequadas à situação de comunicação. No entanto, você observou que essas duas modalidades de comunicação têm cada uma suas características próprias. Leia atentamente o conteúdo da aula 3, que trata das especificidades da língua oral e da língua escrita, e apresente duas diferenças entre essas modalidades. (0,8)

R.: A fala apresenta várias características, entre as quais se destacam:

- interação face a face (os interlocutores estão nos mesmos espaço físico e tempo);

-planejamento simultâneo ou quase simultâneo à execução;

A escrita, por sua vez, revela os seguintes traços:

-interação à distância (tanto no espaço quanto no tempo);

-planejamento anterior à execução;

2) Você já está ciente de que as palavras têm sentidos que podem variar de acordo com o contexto em que são empregadas. Esse aspecto múltiplo da palavra é estudado pela Semântica, que é a parte da gramática que estuda os aspectos relacionados ao significado das palavras.

Leia a crônica a seguir e, dentre as palavras apresentadas nos parênteses, complete o espaço com a palavra adequada ao contexto. Note que essas palavras podem ser homônimas (que possuem grafia ou pronúncia igual, mas significados diferentes) ou palavras parônimas (as que possuem grafia e pronúncia parecidas, mas significados diferentes).

Obs.: siga o exemplo apresentado no primeiro espaço (use negrito e letras maiúsculas para facilitar a correção). (1,1)

UM INCIDENTE - crônica / homônimos e parônimos

Vou lhe contar um INCIDENTE (incidente / acidente) com um preeminente cidadão de Juazeiro do Norte. Eu fui um espectador (expectador / espectador) do começo ao fim. Posso lhe fazer uma descrição (discrição / descrição), já que nada me passou despercebido (desapercebido / despercebido).

Durante uma viagem (viagem / viajem) a Fortaleza, em meio ao tráfego (tráfico / tráfego) intenso na estrada, aquele eminente (eminente / iminente) cidadão chegou a cometer uma grave infração (inflação / infração). Ele infringiu (infringiu / infligiu) as regras do trânsito. Ultrapassou um veículo quando a listra estava contínua e, ainda, havia uma cerração (cerração / serração), já que estava amanhecendo o dia. Pensando que era esperto (experto / esperto), o insipiente cidadão caiu num laço. A polícia rodoviária o pegou de cheio.

Ele ainda quis retificar (retificar / ratificar) seu erro. Depois, pediu às autoridades para não cassar (caçar / cassar) sua carteira de motorista. Até prometeu lhes pagar qualquer taxa (taxa / tacha). Parecia que o homem havia perdido o senso (senso / censo). Até quase que ele arriava as calças, ou melhor, se prostrou, de tanto pedir compaixão aos guardas.

Vendo-se perdido, então, ele piorou o insolúvel (insolúvel / insolvível) caso. Saiu-se mal (mau / mal). Ele não pensou aonde iria chegar a sua loucura, a fim de (afim de / a fim de) lhe ensinar a conhecer a sua pequenez.

Os guardas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com