TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto matematica

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

Matemática Financeira

A matemática é a ciência de números e de cálculos, desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida na sociedade, foi usada pelos egípcios nas construções da pirâmides, e estudos de astronomia. Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente, a matemática está presente em várias disciplinas como por exemplo na arquitetura, administração, informática, designe entre diversas outras.

 Em si está em tudo em nossa vida, desde muito pequenos somos ensinados a contar e a ver a importância dos cálculos que por mais simples que fossem seriam importantes para nossa longa caminhada.

Os grandes matemáticos surgiram antes de Cristo e depois de Cristo, foi inventado as fórmulas para a resolução de grandes problemas. Por a inteligência ser tão maravilhosa do homem a matemática evoluiu rapidamente e foi dividida para melhor compreensão.

A matemática financeira podemos dizer que é a parte da matemática pura que se dedica a problemas de ordem financeira. Todas as empresas e pessoas utilizam dela no dia – a – dia como, por exemplo, em a hora de uma compra, calcular qual das lojas tem um valor de juros que seja mais em conta, se a taxa do financiamento esta correta, a inflação nos produtos entre outros.

Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo. A essa diferença damos o nome de juros.

Para calcularmos é essencial termos alguns dados para desenvolver a questão dentre eles estão os juros, capital, saldo, pagamento, parcela e montante, estes são alguns dos termos usados para chegar ao resultado e cada um possui uma aplicação exata. A seguir darei uma explicação rápida destes termos que citei acima.

Juros representam a remuneração do capital empregado em alguma atividade produtiva, podem ser simples ou composto.

O capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: principal, valor atual, valor presente ou valor aplicado já o saldo é a diferença entre um débito e o crédito.

Saldo é o valor de diferença entre um débito e crédito, dependendo do problema que temos, podemos ter um saldo positivo ou negativo.

O pagamento é o retorno do capital inicial, podendo ser total ou parcelado.

Parcela ou prestação é a forma de pagamento onde é diluído o valor dos juros e através da soma das mesmas consegue ter o valor de montante que é o valor final ou seja capital mais juros.

A maioria dos administradores e economistas utilizam como forma de calcular o resultado com a calculadora HP 12c para aperfeiçoar e facilitar o seu trabalho, pois ela é um mecanismo que ajuda a calcular taxas, e valores com mais precisão e agilidade, por ter botões que permite memorizar juros e passos. Fazendo assim com que não precise repetir toda vez que se vai calcular taxas, valor de capital ou até mesmo valor futuro de um determinado valor.

        Essa tecnologia já possui cerca de 30 anos e foi criada pela empresa Hewlett-Packard, ou simplesmente HP como é mais conhecida, a mesma está localizada na cidade de Palo Alto, na Califórnia.

        A HP 12c apesar de um pouco confusa para os iniciantes é muito eficiente pois através dela conseguimos fazer longos cálculos com agilidade e mais exatidão, no Brasil ela custa em torno de R$ 200,00 reais, mas já existem aplicativos para utilizar no celular e computadores, inclusive a própria HP lançou na versão oficial para Iphone e Ipad com um custo de $14,99 dólares, mas a quem diga que nada substitui a utilização da HP na forma física , particularmente não gosto de utilizar a versão online de aplicativos pois podem conter falhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com