TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NA CONCEPÇÃO DOS AUTORES ESTUDADOS E DOS TEXTOS LIDOS EM SALA DE AULA O QUE É MODELAGEM MATEMÁTICA?

Por:   •  8/4/2016  •  Exam  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 4

Assunto: Nome: Ana Paula da Silva

4º ano de Matemática

  1. NA CONCEPÇÃO DOS AUTORES ESTUDADOS E DOS TEXTOS LIDOS EM SALA DE AULA O QUE É MODELAGEM MATEMÁTICA?

Na concepção deles Modelagem Matemática não seria apenas a aplicação da Matemática em outras áreas do conhecimento, mas a criação de um ambiente de aprendizagem no qual os alunos são convidados a problematizar e investigar, por meio da Matemática, situações com referência na realidade.

  1. PARA VOCÊ O QUE É MODELAGEM MATEMÁTICA?

Concordo com os autores dos textos abordados em sala de aula, uma vez que a Modelagem Matemática subtende-se como uma forma de se criar ambientes de problematização e investigação, buscando seleção, organização e manipulação das informações, refletindo-se sobre elas, a fim de trazer a Matemática para a realidade de maneira natural, fazendo com a Matemática extrapole os limites disciplinares, buscando conexões com a realidade, e criando uma ligação mais estreita entre a relação aluno-professor.

  1. NA SUA VISÃO QUAIS SERIAM OS PASSOS PARA SE CRIAR UMA MODELAGEM MATEMATICA EM SALA?

Concordo com Bassanezi e Biemengut em suas pistas de como se proceder em um processo de Modelagem Matemática, seguindo os seguintes passos:

- Escolha do tema;

- Coleta de dados;

- Elaboração de problemas;

- Seleção das variáveis principais envolvidas e formulação de hipóteses;

- Sistematização dos conceitos (usados na criação de modelos);

- Interpretação da solução;

 - Validação dos modelos.

  1. QUAL O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MODELAGEM MATEMÁTICA?

O professor tem um papel de transformador, na medida que deixa de lado o conceito de “escola tradicional” e busca essa interdisciplinaridade da Matemática, trabalhando não só com os conceitos matemáticos, mas trazendo os mesmos pra uma situação não tão comum no estudo desta disciplina, podendo problematizar e trazer a mesma cada vez mais pra realidade do aluno. O professor enfrenta muitos obstáculos perante este método também, mas ele é quem tem o poder de mostrar pro aluno novas formas de o mesmo adquirir seus conhecimentos, trabalhando em conjunto com o professor, de forma um tanto quanto mais autônoma, e não totalmente dependente.

  1. DENTRO DOS CASOS ESTUDADOS EM SALA, QUAL SERIA A MELHOR SITUAÇÃO PARA SE DESENVOLVER UMA MODELAGEM MATEMÁTICA?

A meu ver o melhor seria o Caso 3, que parte de temas “não-matemáticos”, mostrando essa interdisciplinaridade que tanto se fala na Modelagem Matemática, porque o aluno parte de um tema que ele não acha que teria uma ligação com a matéria, mas onde ele acaba se surpreendendo com a nítida relação existente, criando uma ligação maior entre o aluno e o professor, pois no mesmo os dois são responsáveis por todo o processo de criação e estudo, da formulação do problema à solução.

  1. ELABORE UM TEMA E CRIE UM PLANO DE ENSINO OU ROTEIRO, PARA SE DESENVOLVER UMA MODELAGEM EM SALA DE AULA!

PLANO DE AULA - MODELAGEM MATEMÁTICA

TEMA: Consumo consciente de água.

Como ajudar os alunos a verificar como se dá o consumo de água para a proposta de medidas econômicas.

COLETA DE DADOS: Vamos considerar uma instalação residencial ideal, sem vazamentos, onde a única variável a ser estudada é o consumo. Considerando que os principais responsáveis pelo consumo de água, em um domicilio, são a descarga do banheiro (36%) e a higiene pessoal (31%).

Abaixo temos a tabela de preços para cobrança de uma residência em um município de São Paulo (disponível em Sabesp.com.br)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com