TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teóricos Clássicos da Sociologia

Por:   •  3/5/2018  •  Resenha  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

 Teóricos Clássicos da Sociologia

1. Como atividade desta primeira semana vocês irão produzir um texto, em até duas laudas, sobre o pensamento dos principais teóricos clássicos da Sociologia. Neste texto, devem-se observar os seguintes pontos na escrita:

  • Expor a sua compreensão do pensamento de cada um destes autores clássicos com suas próprias palavras;
  •  Levar em consideração as diferentes concepções de sociedade, de método e de objeto de estudo o que irá contribuir para o seu entendimento da diferenciação na definição de Sociologia.

RESPOSTA:

As teorias clássicas da sociologia tem a contribuição de três teóricos clássicos, que são: Marx, Weber e Durkheim. As teórias desses três pensadores tem mais de dois séculos e mesmo assim continuam servindo de base e interpretação as realidades atuais, e por essa razão são chamadas de teóricas clássicas.

A sociologia teve suas primeiras teorias provenientes da mudança de cenário devido ao processo de industrialização, onde o êxodo rural se intensificou em grande escala e a zona urbana sem preparação para tal mudança, já não comportava tantas pessoas, o que ocasionou problemas conhecidos hoje como “questão social” que resulta na desigualdade social de ontem e hoje!

As primeiras tórias que surgiram eram funcionalistas, que via a sociedade como um sistema, que funciona como um conjunto para produzir a coesão social. A teoria funcionalista teve como teórico Émile Durkheim.

Uma boa parte dos trabalhos de Durkheim teve sua finalidade em explicar como funcionava a sociedade, dando ênfase a integração continua dos indivíduos, bem como o surgimento de instituições sociais que superavam as instituições tradicionais, tanto religiosas como sociais (BRANDÃO, 2017).

Durkheim propôs uma teoria onde tinha como base a integração social, o que significava que, os indivíduos direcionavam suas ações baseadas nas ações de outros. Em suas ideias defendia que tudo na sociedade está interligado, e quando algo acontece todos são atingidos de alguma forma.

Weber veio contribuir com a teoria sociológica, dizendo que a ciência contribui com a vida de todos os indivíduos, uma vez que permite que o mesmo através dela possa ver a realidade como ele realmente é. Weber ainda defendia que a sociedade é resultado e uma interação entre seus indivíduos, o que aproxima Weber de Durkheim.

Weber te como um de seus fundamentos a compreensão, onde defendia que a compreensão do mundo dependia da compressão do ser humano, levando em conta os sentidos e os valores da ação, ou seja, para ele todo individuo age de acordo com valores que o mesmo cria com a saciedade, tais como: culturas, tradições e crenças e costumes.

O terceiro teórico foi Karl Marx, que utilizou metodologias para analisar a sociedade e sua teoria ficou conhecida como materialismo histórico, apesar do mesmo nunca ter usado esse termo para classificar sua teoria.

Para Marx sua teoria se baseia em estudar determinados fatos históricos, e nesse estudo identificar aspectos contraditórios e dialéticos, que influencias em fatos novos, ou seja, a teoria se baseia na implicação direita do material, social e psicológico nas transformações da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com