TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tg solas

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Visita ao museu

Sobre o museu:

Uma residência do conhecido fazendeiro do café João Costa Gomes de Leitão; nascido em Portugal; na cidade de Braga; em 1805. Em Jacareí ficou famoso não somente pelos negócios do café mas por ser o maior traficante de escravos do Estado de São Paulo.

Dom Pedro II foi um dos hospede que dormiu nessa casa; por causa desta estadia dada a Dom Pedro II; como o Sr Leitão era acionista da construção da Estrada de ferro São Paulo – Rio de Janeiro ele ganhou a estação de trem; tinha fama por emprestar dinheiro á fazendeiros; mediante hipoteca de terras e escravos; um homem bastante bravo e ao mesmo tempo respeitado em toda a cidade.

O solar Barão Gomes da Costa Leitão foi construído em 1857 por escravos do Coronel; a casa toda feita em taipa de pilão foi acompanhada por arquitetos ingleses e a decoração por artistas franceses. Na entrada logo se vê uma porta de quatro metros com um arco que contém as inscrições: 1857 e JCGL (João da Costa Gomes de Leitão). O teto e muitos outros cômodos da casa foram decorados artesanalmente  em tons dourados; os porões da casa segundo a lenda servia para prender escravos.

Nas colunas observa-se um detalhe e isso servia para representar a riqueza e o poder do proprietário. Na área nobre do cemitério Avareí estão enterrados o Sr Leitão; sua esposa e sua filha Brazília Leitão.

Uma residência que depois virou escola.

Vamos falar das exposições:

Ao adentrar na sala á esquerda do museu estava á exposição de imagens e fotos sobre a cantora soprano Maria Callas.

Na sala á direita estava á exposição: “Representações da cidade” com desenhos; maquetes do museu e fotos antigas da cidade de Jacareí.

[pic 2]

 Saindo da sala mas á frente uma exposição do artista Alex Alexandro Vallauri; um artista de origem Italiano; pioneiro na arte do grafite com algumas fotos de artistas fazendo obras em telas sobre a cidade e também algumas telas com desenho de grafite.

Subindo a escada á esquerda há duas salas: uma com exposições de móveis antigos; louças antigas; quadro antigo pintado á mão do Sr João da Costa Gomes de Leitão.

Na outra sala a exposição do projeto de artes visuais Fogo; Rastro e Folias falando da riqueza cultural do Vale do Paraíba em meio ao seus costumes; Jacareí ganhou um mapa ilustrado que indica pontos turísticos; festas religiosas; manifestações culturais e mestre do saber.

[pic 3]

Na sala á direita uma exposição contando um pouco da história do Grupo Escolar “Cel. Carlos Porto” com fotos de alunos e professores da época; carteiras; livros; cartilhas; diplomas; carta do prefeito João Ferraz de 1922 elogiando a escola por sua excelente direção e pelo seleto corpo docente de professores que reuniam uma inteligência cultivada.

[pic 4]

Por fim ir ao museu é algo muito prazeroso; aprendemos sobre o passado e o presente ao mesmo tempo. Aprendemos sobre histórias do lugar;  pessoas; culturas; como viviam; e vemos exposições de coisa que estão acontecendo no nossos dias contemporâneos e isso nos agrega mais conhecimento.

 

 

[pic 5]

Dia: 20/05/15

LOCAL: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

Hora: 09:00

Classificação: Livre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (447.2 Kb)   docx (391.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com