TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como funciona um sistema de aquecimento sola

Artigo: Como funciona um sistema de aquecimento sola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

sdsdssdacfsaComo funciona um sistema de aquecimento solar:

Um sistema básico de Aquecimento de água por energia solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler).

As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.

O reservatório térmico, também conhecido por Boiler, é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.

Em sistemas convencionais, a água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema natural chamado termossifão. Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação. Esses sistemas são chamados da circulação natural ou termossifão.

A circulação da água também pode ser feita através de moto-bomba em um processo chamado de circulação forçada ou bombeado, e são normalmente utilizados em piscinas e sistemas de grandes volume.

Energia solar como fonte de aquecimento

O sistema de coletores solares para aquecimento de água em residências pode ser feito com placas planas com a existência ou não de dispositivos de concentração da irradiação solar. Seu funcionamento está baseado na captação do calor da incidência solar sobre as placas coletoras, que são instaladas nos telhados das residências, com uma serpentina de cobre interligada a uma superfície com eficiência de absorção de energia luminosa que aquecerá a água que será mantida em um reservatório termicamente isolado (Boiler) com uma temperatura menor que 100º C. Porém, como o sistema não possui 100% de eficiência, é necessária a instalação de um sistema complementar para aquecimento auxiliar nas interligações hidráulicas até o ponto de consumo, que aquecerá a água quando o sistema de aquecimento solar for ineficiente (quando não receber uma boa irradiação solar) ou durante a noite. A Figura 5.3 ilustra o sistema. Para atendimento de uma única residência a instalação necessária é cerca de 4m² de coletor para suprimento de água quente de uma residência típica (três ou quatro moradores).

Segue abaixo na figura o exemplo de um sistema aquecimento solar e seus principais componentes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com