TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Agrupamentos de Empresas

Por:   •  1/11/2015  •  Monografia  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  1.338 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]


[pic 5]

Agrupamento de empresas

Introdução

A localização de uma empresa e uma das decisões mais nas organizações, independentemente ao setor que pertençam. Geralmente, na localização de empresas produtoras destacam-se atributos como disponibilidade de pessoal, proximidade de fornecedores de qualidade e concorrentes, rede de transportes, impostos, custo de terreno, regulações ambientais, além de inúmeras características mais.

Sem embargo, estas considerações não são inflexíveis em sua totalidade. Demostrado pela aparição de agrupamentos de grupos empresariais ao longo do mondo em diversas indústria, aparecem conglomerados diversos tais como Clusters, Condomínios Industriais, Consórcios modulais, Keiretsu, Cooperativas e empresas virtuais.

O termo aglomeração – produtiva, científica ou tecnológica - tem como aspecto central a proximidade territorial de agentes econômicos, políticos e sociais (empresas e outras organizações e organizações públicas e privadas). Uma questão importante, associada a esse termo, é a formação de economias de aglomeração, ou seja, as vantagens oriundas da proximidade geográfica dos agentes, incluindo acesso a matérias-primas, equipamentos, mão-de-obra e outros.

O seguinte informe tem como objetivo especificar a aparição, importância e exemplos com maior reconhecimento e sucesso. De tal forma que o leitor possa reconhecer as diferenças de este tipo de estruturas e quais são os fatores decisivos além dos anteriormente mencionados na localização de empresas.

Descrição  

Clusters

Grupo empresarial conformada por organizações com uma atividade, estratégia e localização geográfica em comum, estabelecendo entre vínculos prestação de serviços com o propósito de elevar seus níveis de produtividade, competitividade e rentabilidade.

O autor de este termo, Michael Porter 1990, determino que os clusters tem o potencial de afetar à competividade de três formas: Incrementando a produtividade das empresas no cluster, dirigindo à inovações no campo e estimulando novos negócios no campo. 

A principal vantagem que supõe um cluster é que a localização geográfica onde é desenvolvida alcança uma posição chave na rama da atividade, sendo a aparição dos clusters uma vantagem competitiva sustentável em comparação aos outros lugares. De esta maneira, vão aparecendo instituições de apoio e pesquisa, fornecedores qualificados, cultura local adaptada as atividades do cluster, cooperação e reciclagem entre empresas.

As aparições dos clusters podem ser gerados por diversos motivos, de esta forma, os clusters estão estabelecidos pela existência alta tecnologia, expertise no know how, vantagens geográficas e custos baixos de produção. Entre os membros das empresas dos clusters são comuns as relações verticais, de provedor a cliente, ou horizontais, onde os recursos disponíveis são compartilhados.

  • Cluster têxtil Gamarra – Peru

O início de um dos empórios comerciais mas grandes de América do Sul foi já há 40 anos, surgindo modestamente no centro de Lima, cidade capital do Peru. Ninguém tinha previsto o enorme crescimento e repercussão futura de um empreendedorismo iniciado por imigrantes da serra, em um marco de informalidade sempre presente.

Atualmente, o cluster está conformado por uma extensão de 20 quadras, albergando mais 170 galerias conformadas por 17000 lojas. Existem mais de 50000 empregados no setor para atingir a uma demanda diária de 60000 pessoas[1]. De ser revestido o teto, Gamarra ficaria como o mais grande centro comercial de venda de roupas no mundo.

A importância de este cluster fica aparteado de ser só para o pais de origem, posto que para os países vizinhos significa a principal fonte de aquisição e importação de prendas.

Mas o que faz interessante discutir sobre Gamarra não é suas cifras, é a forma como há logrado desenvolver-se contrariamente à maioria dos clusters, sem uma real ajuda do Estado para problemas significativos como a informalidade e redução de cifras de exportações. Os clusters são principais causantes do incremento competitivo nos mercados internacionais, o Estado deve garantir seu desenvolvimento.

  • Cluster de plástico São Paulo – Brasil

Sendo o segundo setor de manufatura com maior quantidade de empregados no São Paulo e o decimo segundo maior cluster de Brasil. Atualmente o setor emprega mais de 150 000 pessoas só na cidade.

As indústrias que abarcam a maior demanda da produção são os setores de construção, comidas e bebidas e automotor, todos eles com grandes cifras de crescimento anual que são garante de um desenvolvimento integrado[2].

Sem embargo, ainda o consumo local tenha cifras muito significativas, a competência seja intensa e tenha instituições de P&D; o cluster pode estar em risco pelo fato da existência das taxas altas, informalidade, burocracia constante e insuficiente infraestrutura.

Condomínio Industrial

São agrupamentos onde no local de produção ficam nas instalações dos fornecedores, trabalhando em conjunto localmente, para atingir a demanda dos montadores.  

Estas agrupações são necessárias em determinados tipos de indústrias que dependam de uma relação direita com seus fornecedores. Especialmente eficientes nos setores de fabricação de maquinaria, posto que ao momento de terceirizar as peças, os custos logísticos elevados pelo riscos de transporte ou volumes elevados, são eliminados.

Os fornecedores diretos da montadora, denominados sistemistas, estão instalados majoritariamente dentro dos muros que delimitam a planta e participam da divisão dos custos de infraestrutura da produtoras. A modo de viabilizar o negócio economicamente, esta integração não exige um acordo de exclusividade ao estabelecimento, podendo abastecer à demais produtoras na localidade. Outro aspecto importante é que o fornecedor não é responsável do montagem, é o cliente quem o assume.  

Este tipo de parcerias estratégicas existem porque são especialmente benéficos para ambas partes de fornecedor e cliente produtor. Para o primeiro, possibilita a entrada a uma nova localidade, garantindo maior participação no mercado sem ter que investir enormes quantidades para que seja possível. Para o produtor além das mencionadas reduções no custo logístico, a principal vantagem é a implementação do sistema Just in Time e de gerenciar seu cadeia de suprimentos de forma abrangente e eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (608.6 Kb)   docx (365.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com