TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Liderança

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

        

Introdução

Nos dias atuais o desenvolvimento de liderança é reconhecido muldialmente como um elemento primordial para administração. Um bom administrador precisa ser um bom líder também. Além de servir de exemplo, ele precisa possuir habilidades e qualidades esperadas ou requeridas numa determinada equipe de trabalho.

O exercício da liderança envolve um grupo de pessoas com um mesmo propósito em torno de um objetivo, sendo líder aquele que conseguir influenciar as pessoas para o sucesso do propósito.

Liderança é a arte de de educar, orientar e estimular as pessoas a persistirem na busca de melhores resultados num ambiente de desafios, riscos e incertezas (Macêdo e colaboradores 2012:94)

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Autoritario – O perfil de liderança autoritário é um dos mais utilizados nas empresas, pois exige que as demandas sejam executadas e seguidas de forma rigorosas. É Autocratica pois não permite que os colaboradores participem das decisões finais.

Vantagens:

  • Menos burocracias, pois existem poucos colaboradores envolvidos nas dicisões, tornando os processos de trabalhos simplificados.
  • Decisões tomadas de forma mais eficiente e eficaz

Desvantagens:

  • Com a ausência do líder, os processos podem ficar defasados, pois os colaboradores não possuem total confiança e dominação para tomada de decisões.
  • O líder acaba ficando sobre carregado com o acumulo das responsabilidades, podendo causar stress e prejudicar nos demais processos

Liberal – A liderança liberal é um perfil bastante comum atualmente. O perfil do líder liberal é aquele que delibera os processos e decisões para os colaboradores deixando os tomarem as decisões cabíveis sem o controle e acompanhamento da situação. Geralmente as empresas que possuem esse tipo de liderança, são constituídas por colaboradores profissionais e experientes para tais demanda.

Vantagens:

  • O colaborador se senti confiante e motivado, pois acredita ter autonomia sobre aquilo que foi dado a ele. É uma excelente forma de demonstrar confiança na capacidade dos colaboradores.
  • Profissionais altamente capacitados, capazes de realizar tarefas sem tomarem tempo dos lideres.

Desvantagens:

  • Podem ocorrer erros graves durante os processos, podendo prejudicar o desempenho da empresa.
  • A liderança liberal permite que a auto gerencia seja desentralizada, podendo deixar a empresa exposta a possíveis erros e falhas, causando a desestruturação nos projetos e deixando os colaboradores desmotivados.

Paternal – Relações interpessoais x profissionais.

A liderança paternalista é focada totalmente nas necessidades dos colaboradores, onde o líder realiza as decisões na qual acredita ser as melhores para os funcionários, construindo assim uma relação duradoura e bastante familiar no ambiente empresarial.

Vantagens:

  • Com a liderança paternalista, o colaborador se senti importante e muitas as vezes se considera um membro da família, criando assim um relacionamento duradoura com a empresa “vestindo a camisa” evitando a troca constante de funcionários.
  • O líder paternalista cria vinculo emocional e pessoal com os colabodores, deixando os a vontade para expressar suas ideias, criatividades e inovação. Gerando assim motivação, oportunidade de crescimento profissional e contribuindo para um ambiente de trabalho agradável e flexível.

Centralizador – Geralmente querem ficar com as atividades mais estratégicas, de maior visibilidade perante a companhia e não conseguem resolver os problemas com prioridades e o resultado desse perfil de liderança é baixo performance.

Vantagens:

  • Organizada, meticulosa, regrada e bem organizada e domina todos os processos.

Desvantagens:

  • Não consegue delegar tarefas, ele tem receio de perder a autoridade ao delegar e acaba se degastando e degastando os outros

Visionario – A liderança visionaria é a mais almejada e valorizada nos dias atuais, por ser uma habilidade de identificar, influenciar, criar oportunidades e estimular pessoas para um objetivo comum. Fazendo com que os colaboradores se sintam envolvidos e comprometidos para alcançar resultados surpreendentes.

Vantagens:

  • O líder visionário ele tem por objetivo gerar grandes mudanças. Criiando, inovando e permitindo-se ir além. Orientado para resultados e com perspectiva “pensamento fora da caixa”.
  • O líder visionário está aberto a mudanças e possui coragem para enfrentar o desconhecido. Só toma decisões conscientes conhecendo suas capacidades e debilidades para assumir os possíveis riscos.

Desvantagens:

  • Com a delegação de poderes, pode ocorrer o descontrole com relação objetivos, prazos e metas a serem atingidos.

 

Considerações finais

Conclui-se que a finalidade desses estudos é compreender a relação dos lideres com seus liderados e entender como e de qual maneira é orientado o seu estilo de liderança.

Cada empresa possui suas características e personalidade, criando seu próprio estilo de liderança.

Referências bibliográficas

MARQUES, J. R. Quais os tipos de liderança: Conheço alguns deles. Liderança e Motivação.

 Disponível em:<http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/quais-tipos-lideranca/>. Acesso em: 2 mai. 2018.

MARQUES, J. R. Conheça a liderança autoritária e seus impactos na organização. Disponivel em: <http://www.jrmcoaching.com.br/blog/conheca-a-lideranca-autoritaria-e-seus-impactos-na-organizacao/>. Acesso em: 2 mai. 2018.

BRITO, J. As características, vantagens e problemas da liderança liberal-e outros tipos. Disponivel em:<https://blog.runrun.it/lideranca-liberal/>. Acesso em 2 mai. 2018

MARQUES, J. R. Conheça as vantagens e desvantagens de uma liderança paternalista. Disponivel em:<http://www.jrmcoaching.com.br/blog/conheca-as-vantagens-e-desvantagens-de-uma-lideranca-paternalista/>. Acesso em 4 mai. 2018

GERMANO, A. O líder centralizador. Disponivel em<http://prazerdapalavra.com.br/colunistas/altair-germano/4402-o-lider-centralizador-altair-germano>. Acesso em 4 mai. 2018

MARQUES, J. R. Conheça as principais características de uma liderança visionaria. Disponivel em:<http://www.jrmcoaching.com.br/blog/conheca-as-principais-caracteristicas-de-uma-lideranca-visionaria/>. Acesso em 4 mai. 2018

2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com