TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Negociação

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

DISCUTAM E LEVANTEM AS CARACTERÍSTICAS DE CADA CATEGORIA E DIGAM QUAL O ESTILO DE NEGOCIAÇÃO É CONSIDERADO O MAIS CORRETO.

As características de cada estilo são:

Catalisador: Extremamente criativo, sempre com novas ideias, entusiasta de grandes empreendimentos e inovador. É o homem das coisas novas, dos grandes projetos e decisões. Valoriza cumprimentos recebidos e precisa aprender auto disciplina e moderação. Para obter apoio usa habilidades sociais, persuade, usa ideias novas.

Apoiador: O negociador desse estilo considera que os seres humanos são mais importantes do que qualquer trabalho, aprecia atuar sempre em equipe, procura agradar os outros. As vezes pode ser visto como incapaz de cumprir prazos e desenvolver projetos, suas decisões são lentas.

Controlador: É aquele que toma decisões rápidas e está sempre preocupado com o uso do seu tempo, com redução de custos, nas discussões, não faz rodeios vai direto ao assunto, é organizado e objetivo. As vezes este negociador age sozinho, apresenta baixa competência interpessoal pensando mais em si mesmo e não se importando com as outras pessoas que considera apenas recursos para realizar as tarefas e procurando atingir as metas sem se importar com os meios.

Analítico: Realiza várias perguntas para obter o máximo de informações, coletar todos os dados disponíveis, é orientada para os procedimentos, para os detalhes, que tem necessidade de segurança e, quanto à confiança, demonstra mais credibilidade e menos sinceridade e clareza. Às vezes é visto como perfeccionista detalhista em excesso, adiando a entrega para fazer o melhor sempre.

Não existe um modo correto para o sucesso de uma negociação internacional, devemos saber o máximo de informações possíveis sobre as tendências, valores culturais e as estratégias do país para poder aproximar e ter uma boa negociação. A negociação é um tipo de gestão porque cada negociação é uma situação única e requer estratégia especifica e tática. A negociação deve ser planejada com base nas metas que se pretende atingir e estas também variam de país para país, assim como as concessões a serem abordadas. Um bom negociador é aquele que agrada a outra parte, consolida parcerias e deve adaptar-se a qualquer realidade, entende-la e buscar o melhor proveito dessa situação. Assim reafirmando a importância de conhecer e respeitar as diferenças culturais para adquirir um conhecimento necessário e estar familiarizado com a cultura do outro país porque o que é comum, por exemplo, pra nós brasileiros pode ser estranho para outro país que tenha uma cultura totalmente diferente da nossa, como o tempo, formalidade na negociação. Cada negociador apresenta um estilo característico de negociar e não se pode afirmar que exista um estilo melhor ou mais adequado de negociar, pois cada negociação tem suas peculiaridades que exige atitudes distintas dos negociadores. Quando o negociador conhece o próprio estilo pode potencializar suas forças utilizando-as nas negociações e ter consciência de seus pontos fracos podem evitar que os mesmos se tornem visíveis, desenvolvendo estratégias para que essas fraquezas se transformem em forças e obtenha sucesso na negociação internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com