TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Três Tipos Puros de Poder Legitimo

Por:   •  13/6/2022  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

Três Tipos Puros de Poder Legítimo

Publicada em 1922 pela editora Fondo de Cultura Econômica, a obra de Max Weber, sociólogo alemão, jurista e economista, nos apresenta de forma ordenada como o poder pode ser alcançado por um indivíduo ou grupo de três formas distintas: legalidade, tradição e carisma.

Na obra Weber tenta nos trazer de forma sucinta uma definição de poder como, “possibilidade de encontrar obediência a uma ordem determinada”. Neste caso, para ele a única maneira de poder possuir essa obediência seria através dessas três formas que ele descreve em seu texto.

Para ele, o poder legal é o mais moderno tipo de exercer a obediência do povo. Conhecido também como poder burocrático, tem a sua legitimidade assegurada em um estatuto, que estabelece deveres e direitos aos seus governados. Não se obedece a pessoa e sim ao estatuto, obedecendo as normas estabelecidas independentemente de quererem ou não.

Já o poder tradicional possui um conceito por parte de Weber como “obedece-se à pessoa por força da sua dignidade própria, santificada pela tradição: por piedade”. É aquele tipo de poder considerado correto pela maioria e geralmente é incontestável ou inquestionável. Podemos ter como exemplo disso quando seguimos uma tradição familiar sem ao menos nunca ter questionado do porque seguir. No poder tradicional não existe nada além da própria tradição para comandar a conduta dos indivíduos.

Por fim, o poder carismático é aquele em que os indivíduos tem obediência a quem está no poder devido à admiração ao seu governador, á suas qualidades e carisma. Podemos ter como exemplo de poder carismático o que foi o governo de Adolf Hitler, para seus seguidores ele foi um governador de grande carisma, herói cheio de qualidades. Nesse tipo de poder se o carisma acaba o poder também acaba, logo o líder tem que mostrar constantemente suas qualidades caso não queira perder a obediência do povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com