TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de analfabetismo

Por:   •  12/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 6

        UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1]

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

[pic 2]

ECONOMIA E MERCADO

MANAUS - AM

2016[pic 3]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 4]

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

[pic 5]

FRANCINETE DE LIMA ARRAIS – RA: AM1610519

PROFESSOR: MARCELO RABELO

20 TIPOS DE ANALFABETISMO

MANAUS – AM

2016[pic 6]

20 Tipos de Analfabetismo

  1. Analfabetismo Visual

Analfabetismo visual é a incapacidade de compreender ou processar informações de forma visual.  A maioria é visto em crianças. Os tipos específicos de dano cerebral podem causar uma incapacidade inata de entender e reconhecer rostos ou visão por completo. Eles tendem a pensar que quando um único biscoito é dividido ao meio, as duas partes representam mais comida do que o biscoito de origem.

  1. Trans-Analfabetismo

Uma pessoa trans-analfabeta é incapaz de transferir informações de uma forma de mídia para outra, podem ser capazes de entender uma imagem, mas têm dificuldade em descrevê-la ou escrever sobre ela. Numa sociedade onde somos constantemente alimentados de informações de todos os tipos de fontes, a capacidade de aplicar o que sabemos facilmente e sem problemas está se tornando cada vez mais útil.

  1. Analfabetismo Tecnológico

Uma pessoa que é tecnologicamente analfabeta tem problemas em aprender a usar as novas tecnologias assim que estiverem disponíveis.  Aprender coisas novas, especialmente como um adulto, pode ser lento, mas essas pessoas encontram-se perplexas com itens relativamente simples, como binóculos, apesar de serem pacientemente ensinados a usá-los centenas de vezes.  Não entender a tecnologia por causa de uma falta de contato é normal, mas não a entender quando expostos a ela e quando lhe é ensinado várias vezes, é analfabetismo. Essas Pessoas terão grandes dificuldades em manter-se com a sociedade moderna.

  1. Analfabetismo Estatístico

As pessoas que são estatisticamente analfabetas não conseguem entender que as estatísticas podem ser apresentadas em formas de enganar mais sentem que, se os números ou dados suportam uma ideia particular, deve ter mérito "10% das pessoas são alérgicas a amendoim" e "90% das pessoas não são alérgicas a amendoim" de forma diferente, apesar do fato de que dizem a mesma coisa, financeiramente benéfico a longo prazo, infelizmente, é comum para as pessoas com analfabetismo estatístico.

  1. Analfabetismo Científico

A ciência é uma estrutura cuidadosamente construída de todas as verdades conhecidas para a humanidade. Se uma hipótese científica é refutada, ou é alterada ou rejeitada, a ciência nunca está errada. Infelizmente, 75% dos adultos são cientificamente analfabetos.  as pessoas que dirigem carros caros vivem mais tempo, então se eu comprar um bom carro eu vou viver mais tempo também", mesmo que o carro não cause uma vida longa, mas sim ambos são provavelmente causados por um estado socioeconómico, é apenas uma teoria científica, que pode não ser verdade.

  1. Analfabetismo de Leitura e Escrita

Esta é a incapacidade fundamental para entender ou produzir informação escrita. Existem vários graus de analfabetismo, como entender as letras individuais, mas não palavras inteiras,  o analfabetismo do mundo é mais de metade nos últimos 50 anos. Isso significa que mesmo as pessoas que vivem nos países mais pobres desfrutam de uma vida melhor quando são capazes de ler as instruções de medicina ou evitar água potável sinalizada como "venenosa".

  1. Analfabetismo Racial

É a incapacidade de compreender as questões relacionadas com a raça e o racismo. Exemplo: as pessoas que têm crenças incorretas ou generalizantes as pessoas brancas são ricas" são as duas expressões não só de preconceito e ignorância, mas de analfabetismo racial.

  1. Analfabetismo Numérico

É a falta de habilidades aritméticas básicas que são necessárias no dia-a-dia como o cálculo de 50% de desconto de um preço, é muito difícil para as pessoas analfabetas numericamente. o analfabetismo numérico inclui não perceber nada de errado quando apenas compra um litro de suco e é cobrado a mais de uma centena de dólares devido a um erro da máquina e pode encontrar-se vítima de extorsão, sem nunca perceber.

  1. Analfabetismo da Saúde Mental

É um tipo de analfabetismo de saúde. É um desconhecimento ou incompreensão dos transtornos mentais, fazendo com que os problemas sejam difíceis de reconhecer ou tratar. Exemplo: Mãe que acha que o distúrbio alimentar do seu filho é apenas uma fase. 

  1. Analfabetismo de Meios de Comunicação

É uma variedade de meios para nos fornecer informações úteis sobre o resto do mundo. Infelizmente, a fim de maximizar os lucros, ou simplesmente para permanecer no negócio, muitas empresas de sensacionalismo da mídia criam situações para atrair um público maior.Exemplo:  Afirmações como "Eu ouvi isso na TV, deve ser verdade!" e "A notícia nunca mentiria" são sinais deste analfabetismo.

  1. Analfabetismo de Informação

 É a incapacidade de perceber quando o próprio conhecimento ou compreensão atingiu o seu limite. É a pessoa que argumenta apesar de ter sido provado errado, ou a pessoa que não percebe que está fazendo a si mesma de tola quando se fala de uma sala de especialistas sobre um tema que ela mesma sabe pouco sobre ele. São incapazes de ver as suas próprias falhas intelectuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (66.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com