TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de remanejamento

Por:   •  3/4/2016  •  Resenha  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  2.541 Visualizações

Página 1 de 2

Tipos de remanejamento

  1. Recolocação (outplacement)

Recolocação é o ato de reempregar bons empregados que foram dispensados da empresa por motivos alheios ao seu desempenho tendo sido bastante dedicados e leais a empresa durante o tempo em que aí trabalharam.

(LACOMBE, 2009, p. 525 a 526)

  1. Expatriação

Transferências que envolvem mudanças de país, ou seja, a pessoa terá que atuar por um período ou de forma definitiva em um país diferente daquele no qual ela foi contratada para trabalhar.

(DUTRA; 2002, p. 69)

  1. Repatriação

Funcionários que ficam transitando entre sociedades e permanecem neste ou naquele país pouco ou muito tempo.

(ARAÚJO; 2006)

  1. Transferência

São movimentos dentro da própria empresa pelos quais as pessoas mudam de área de atuação, carreira ou área geográfica.

(DUTRA; 2002, p. 89)

Exemplos dos tipos de remanejamento

  1. Recolocação (outplacement)

Maria Eduarda trabalha para a empresa Positivo há 6 anos, porém houve uma crise no país e o RH da empresa percebeu que havia muitos gerentes e poderia cortar custos demitindo alguns deles. A Maria Eduarda foi um desses gerentes, todavia ela era uma ótima funcionária e a empresa decidiu contratar uma empresa de outplacement para facilitar a reintegração dela no mercado de trabalho. Assim, ela conseguiu encontrar outro emprego de forma mais rápida.

  1. Expatriação

A empresa Potter, de origem brasileira, abriu uma subsidiária na Espanha e precisa de um funcionário de confiança para gerenciá-la. A partir disto, a empresa convidou a Madu Castro, uma funcionária dedicada e competente, para ocupar o cargo de gerente desta subsidiária. Ela aceitou e teve que se mudar juntamente com sua família por tempo indeterminado e a empresa, além do emprego, ofereceu moradia, carro, orientação cultural, entre outros benefícios.

  1. Repatriação

Madu Castro é uma funcionária da empresa Potter que foi expatriada para Espanha. Todavia, ela teve que se mudar novamente para poder auxiliar uma nova subsidiária da empresa na Itália. Após 9 meses na Itália, a empresa decide traze-la novamente ao Brasil, por acreditarem que ela tem muita experiência e pode contribuir bastante para a Matriz. Ou seja, a Madu Castro volta com toda sua família ao Brasil e por isso, precisa adaptar-se novamente ao seu país de origem, porque já adquiriu novos hábitos e traços culturais. Assim é necessário o apoio e monitoramento da reintegração da Madu Castro e sua família.

  1. Transferência

O funcionário João trabalha no setor administrativo e surge uma vaga no setor de marketing, ele pede para ser transferido de setor mesmo sabendo que não irá ter aumento salarial, pois é apenas uma transferência de cargo e não uma promoção.

Bibliografias:

https://mmantovani.files.wordpress.com/2013/02/rh-recrutamento.pdf

http://edukavita.blogspot.com.br/2013/01/conceitos-e-definicao-de-outplacement.html

http://www.anpad.org.br/admin/pdf/GPR1609.pdf

http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=vtzqdh6iu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com