TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topicos de Atuação Profissional

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 4

Campus São José do Rio Preto

Curso: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Disciplina: TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL - TAP

Prof(a): Cristiane Bussolote

Nome do aluno: Lucas Roberto Brandino Leme

RA:

B79AHC-3

Turma:

AD8Q28

EXERCÍCIO DE ANÁLISE

As questões abaixo devem ser analisadas e respondidas individualmente e com senso crítico.

  1. Quando eu escolho uma FORMAÇÃO EDUCACIONAL estou escolhendo uma CARREIRA. Justifique a resposta.

R: Não, pois ao ingressar ao mercado de trabalho pode não haver vagas no setor de sua formação, assim tendo de se moldar de acordo com a situação que o mercado exigirá.

  1. Há uma única ESCOLHA PROFISSIONAL durante a vida. Justifique a resposta.

R: Não, a escolha tem que trazer realização pessoal, não adianta escolher uma profissão que garanta alta remuneração, mas que seja um sacrifício exercê-la. Cada um nasce com características que podem facilitar o exercício de uma determinada profissão, porém, se o ambiente não proporcionar ao indivíduo a oportunidade, talvez esse sujeito nunca chegue a exercer determinada função. Portanto, a família tem um papel fundamental no sentido de captar os interesses e habilidades do filho e proporcionar a ele experiências diversas a fim de facilitar o encontro o com uma atividade que lhe seja prazerosa e mais fácil de exercer.

  1. Só a GRADUAÇÃO pode levar ao sucesso profissional. Justifique a resposta.

R: Não, a graduação irá abrir um leque de oportunidades e cabe a cada um ter a atitude de buscar o seu sucesso profissional, aprimorando e especializando os seus conhecimentos.

  1. Se eu for COMPETENTE, mesmo sem formação educacional eu poderei ter sucesso no MERCADO DE TRABALHO formal. Justifique a resposta.

R: Não, pois a cada dia que passa não basta somente a competência, mas se capacitar e qualificar para atender o mercado de trabalho. Há algumas exceções, onde pessoas sem estudos têm sucesso no mercado, mas provavelmente estão cercados por pessoas qualificadas.

  1. A CORRETA escolha garante o SUCESSO. Justifique a resposta.

R: Sim, porque quando se acerta e se faz o que gosta a pessoa acha o seu sentido, consequentemente se sentirá realizado profissionalmente.

  1. Há uma SEPARAÇÃO entre o tempo de ESTUDAR e o tempo de TRABALHAR. Justifique está afirmação.

R: Normalmente sim, tudo na sua hora e no seu lugar, mas tem de haver uma relação entre estudo e trabalho para poder se aplicar na prática o que se aprende em sala de aula no dia a dia do trabalho.

  1. Há separação entre VIDA PESSOAL e VIDA PROFISSIONAL. Justifique a afirmação.

R: O ideal era se houvesse essa separação, mas não há, tanto o lado profissional, quanto o lado pessoal estão ligados, um interfere no outro, é importante saber lidar e se e concentrar no trabalho para não passar suas emoções pessoais aos seus colaboradores ou clientes.

  1. FAMÍLIA  Qual o modelo familiar de hoje? Justifique a resposta.

R: Hoje em dia com a modernidade e o mundo globalizado, a estrutura familiar mudou e passa a ser mais amplo, além do modelo tradicional que era constituída pelo pai (responsável pela casa), mãe e filho, há várias outras formas de família, como por exemplo, um casal homossexual com filhos ou uma família onde a mãe é a responsável pela casa. Apesar de todas essas mudanças o que mais importa é o cuidado que uns tem com os outros e o amor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (796.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com