TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tópicos De Atuação Profissional: Guia De Turismo E Ecoturismo

Exames: Tópicos De Atuação Profissional: Guia De Turismo E Ecoturismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 7

GUIA DE TURISMO

O guia de turismo é o profissional encarregado de acompanhar, orientar e transmitir informações a grupos que visitam as belezas naturais do território nacional em excursões (municipais, estaduais ou interestaduais) e em viagens internacionais. Assim sendo, cabe ao guia orientar e promover os despachos e a liberação dos passageiros e suas bagagens em terminais de embarque e desembarque (marítimos, aéreos, etc.); organizar as atividades do dia, desenvolver itinerários de visitas; atender os passageiros e portar a identificação emitida pela EMBRATUR.

É através do trabalho do guia de turismo que os visitantes não só conhecem lugares novos, mas também entendem e, portanto, valorizam a cultura, modo de viver e costumes de cada cidade ou país. Ou seja, o guia é o anfitrião do turista, quando o guia faz um bom trabalho, é certo que o turista guardará ótimas lembranças do lugar apresentado.

Para se tornar um Guia de Turismo, você deve fazer um curso de QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO.

Após terminar o curso e ser aprovado, deverá dirigir-se à Secretaria de Turismo de seu Estado para solicitar a credencial de Guia de Turismo;

Após receber sua credencial emitida pelo Ministério do Turismo, você poderá associar-se à ABGTUR, entidade legalmente constituída e representativa da classe.

As características desejáveis de personalidade para a pessoa que deseja seguir esta profissão são: dinamismo, iniciativa, interesse pelo folclore nacional e mundial, criatividade, sociabilidade, espírito de liderança, facilidade de comunicação.

A profissão de guia de turismo foi regulamentada em outubro de 1993 e está classificada da seguinte forma:

1. Regional: pode atuar apenas no estado em que foi registrado, é cadastrado em sua própria cidade, deve possuir, no mínimo, ensino médio completo e ter dezoito anos.

2. Especializado em atrativos naturais: também conhecido como guia ecológico, pode atuar somente na unidade da federação onde foi cadastrado e realizou o curso de guia. Este profissional não pode atuar em turismo cultural. O grau de instrução e a idade são os mesmos do guia regional.

3. Nacional: também conhecido como guia de excursão, pode trabalhar em toda a América do Sul e em todo o território nacional. Deve ter ensino médio completo e sua idade deve ser de 21 anos ou mais.

4. Internacional: deve ser maior de 21 anos; ter o ensino médio completo; possuir inglês intermediário (ou preferencialmente avançado e o conhecimento de outras línguas) e atua no exterior.

Quando o guia de turismo consegue todos os títulos acima citados, recebe o certificado de técnico em turismo. Recomenda-se que o guia curse faculdade de turismo, cuja duração é de três anos e serão estudados tópicos como: sociologia, história da cultura, geografia e planejamento, organização do turismo, entre outros.

No Brasil, a única profissão na área regulamentada por lei é Guia de Turismo (Lei nº 8623/93). Ou seja, as pessoas que têm interesse em trabalhar como guia devem procurar cursos, em instituições de ensino, devidamente regulamentados pelo Ministério do Turismo.

Entidades representativas da Classe

O Guia de Turismo ao associar-se a uma entidade deve consultar se a mesma possui os seguintes documentos:

Associações: Estatuto (assinado por um advogado) e Código de Ética registrado em cartório, CNPJ, Alvará de Licença. Outros serão opcionais.

Sindicatos: Todos os sindicatos devem ser registrados no Ministério do Trabalho e ter o Código Sindical.

Não possuindo estes requisitos a entidade não é legalizada.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS GUIAS DE TURISMO – ABGTUR

A Associação Brasileira dos Guias de Turismo - ABGTUR iniciou suas atividades em 21 de agosto de 1999, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná.

A ABGTUR é legalmente constituída e registrada como entidade nacional, possuindo Estatuto, Código de Ética, CNPJ e Alvará de funcionamento.

A Associação busca parcerias e meios para a implementação das atividades da classe, bem como fomentar a iniciativa para um crescimento estrutural e para melhor qualificação profissional.

A ABGTUR conta com uma equipe de Guias de Turismo credenciados pela EMBRATUR, que garantem a qualidade do trabalho prestado aos turistas.

Sua finalidade é o cumprimento da Lei 8.623 de 28 de janeiro de 1993 e Decreto 946 de 01 de outubro de 1993, assim como a valorização do profissional, estreitando laços com demais prestadores de serviços, visitantes e turistas em todo o Território Nacional.

Objetivos da Entidade

• Agregar associados individualmente e criar subseções no Brasil;

• Representar, defender e divulgar os interesses dos guias profissionais;

• Unir e qualificar os Guias de Turismo para melhor atender aos turistas;

• Agregar as associações municipais, regionais e estaduais.

Atividades

Em cumprimento aos seus objetivos, a ABGTUR está realizando as seguintes ações:

• Fazer cumprir as normas do Ministério do Turismo.

• Desenvolver normas para a criação de subseções no Território Nacional.

• Divulgar a entidade na mídia e enviar correspondências dirigidas ao Trade Turístico.

• Viabilizar o melhor atendimento ao turista e contratante.

• Exigir o uso do uniforme padrão dos guias associados.

• Planejar eventos e treinamentos para Guias de Turismo objetivando melhor qualificação profissional.

• Realizar parcerias com empresas e órgãos públicos para melhor divulgação e benefícios dos associados.

• Identificar e premiar os melhores profissionais através do trabalho apresentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com