TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhada no Workshop foi a Metodologia 5S

Por:   •  27/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

Metodologia 5S

A ferramenta de gestão trabalhada no workshop foi a Metodologia 5S é focada na organização de empresas e conquista da qualidade total. O 5S é baseado em Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalização) e Shitsuke (disciplina).

A Metodologia 5S é uma ferramenta de gestão que ajuda empresas de qualquer porte ou segmento a reestruturar seus processos, com base nas melhores práticas de organização, ela também pode elevar o desempenho da sua organização, trazendo mais organização e segurança no ambiente de trabalho. Baseado em cinco sensos, auxilia a promover um ambiente de trabalho ágil, seguro e limpo.

Como aplicar os 5S no ambiente de trabalho? Para isso proponho alguns passos a serem seguidos, facilitando a implementação e estímulo aos colaboradores. São eles:

1 Passo é Envolver a equipe inteira. Os resultados alcançados serão maiores se todos participarem da organização e manutenção da metodologia.

2 Passo é Treinar a equipe: É fundamental que a equipe seja capacitada sobre a metodologia e entenda como aplicar cada um dos Sensos. Uma boa sugestão é começar com a promoção e aplicação dos 3 primeiros “S” e, depois da efetiva aceitação, trabalhar os outros dois “S”.

3 Passo e Mapear as áreas. Divide-se a empresa em áreas físicas, onde cada equipe pretende implantar o 5S. É importante que cada área tenha uma pessoa responsável (normalmente o próprio gerente) que possa responder por ela.

4 Passo e Planejar as auditorias. Aqui define-se quais critérios e qual a frequência que as áreas e ações serão auditadas.

5 Passo e Divulgar os resultados. Os resultados precisam ser compartilhados entre todos para incentivar a manutenção da metodologia. Antes de começar a praticá-la, é interessante tirar fotos de como está o local de trabalho antes do 5S para comparar com fotos do depois.

6 Passo e Manutenção do 5S. Para que a filosofia se torne um hábito, as avaliações precisam ser periódicas, assim como a divulgação das melhorias e o reconhecimento dos profissionais mais envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com