TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho ADM - Gravadora

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

PASSO FUNDO/RS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Daniel Rodrigues 2816706919

        

DESAFIO PROFISSIONAL

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

GESTÃO DO CONHECIMENTO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

ANDRE AIRES SOARES

[pic 2]

PASSO FUNDO/RS
2015
[pic 3]

SUMÁRIO

        

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

1.1 O CONFLITO        4

1.2 A ASSOCIAÇÃO        4

1.3 A GRAVADORA        4

 2 MAPEAMENTO DOS PERFIS E HABILIDADES DOS NEGOCIADORES        5

2.1 PERFIL NEGOCIADOR ASSOCIAÇÃO        5

2.2 PERFIL NEGOCIADOR GRAVADORA        5

3 ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO        5

3.1 PONTOS PRINCIPAIS        6

3.2 PLANEJAMENTO        6

4 CULTURA ORGANIZACIONAL DA GRAVADORA        7

5 PRÉVIA DA NEGOCIAÇÃO        7

6 RELATÓRIO        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

ANEXOS        11

APÊNDICE I:        11

APÊNDICE II:        12

APÊNDICE III:        12

INTRODUÇÃO[pic 4][pic 5]

A negociação está cada vez mais presente em nossa vida seja profissional ou pessoal, com um mundo sempre em transformação onde as pessoas tem interesses distintos é natural que surja conflitos. O conhecimento de técnicas de negociação vai auxiliar a minimizar ou solucionar estes conflitos reduzindo custos, otimizando tempo, evitando desgastes muitas vezes desnecessários.

Este trabalho tem por objetivo apresentar a compreensão do processo de negociação, através de uma negociação sistêmica, tentar solucionar o impasse entre no que se refere a instalação de uma unidade da Gravadora em um bairro do interior de São Paulo.

Buscar dentro deste contexto um acordo de senso comum, criar um planejamento onde predomine a harmonia, que privilegie o beneficiamento de ambas as partes. Mostrar que esta negociação, sendo realizada com uma abordagem correta, trará além de benefícios a curto prazo para todos, uma relação de parceria duradoura que visa trazer vantagens futuras para todos, facilitando as próximas negociações que venham a ocorrer.


1.DESENVOLVIMENTO

  1. O Conflito

De acordo com Junqueira (2009 – Site Portal da educação) “Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuição individuais.”

Neste contexto é iniciado as tratativas de solucionar o conflito gerado quando a conceituada gravadora X pretende se instalar em um bairro de classe média no interior de São Paulo, as duas partes já apresentaram seus escolhidos para iniciar as negociações, cada qual com seu perfil conforme apêndice I.

  1. A Associação

A associação de moradores do bairro em questão escolheu um líder para representá-los em suas reinvindicações frente a gravadora X o Sr. Carlos Henrique, formado em administração, e tem por objetivo impedir a construção da gravadora alegando perturbação da ordem pública, argumentando que este empreendimento afetará a comunidade com problemas como barulho, segurança e infraestrutura. A comunidade é formada em sua maioria por pessoas de 3 idade, portanto, um público conservador, questionador que valoriza a tranquilidade.

  1. A Gravadora

A gravadora delegou a tarefa de negociar junto a associação de moradores ao Sr. Jorge Andrade, com formação em estratégia de negócios/experiência em negociar em meio a conflitos. Tem ´por objetivo conseguir a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro, alegando que progresso é inevitável e trará benefícios contribuindo para melhorias no bairro.

2. Mapeamento dos Perfis e habilidades dos Negociadores

Conforme Carl Jung, citado por Oliveira (1994), o estilo de negociação alia a capacidade que o indivíduo tem de se controlar ou aceitar o controle em relação aos outros com o grau que ele tende a considerar ou desconsiderar os outros indivíduos com os quais se relaciona.

2.1 Perfil Negociador Associação

O líder da associação dos moradores tem um estilo de negociador mais confrontador, é bastante questionador, argumentando deixando claro seu ponto de vista e seus objetivos, vai tentar impedir a construção da gravadora com um grande número de informações, disfarçando a falta de dados específicos, tentará mostrar que o bairro não necessita do progresso vindo deste empreendimento.

2.2 Perfil Negociador Gravadora

Já o negociador indicado pela gravadora tem um estilo mais amigável, tenta manter um relacionamento de confiança, sua formação e experiência lhe dá habilidades essenciais em negociar conflitos, usando a tática de diplomacia e paciência para acalmar eventuais descontentamentos, vai elaborar a melhor estratégia possível para solucionar este impasse, mostrando que a comunidade terá muitos benefícios com o progresso que a instalação deste empreendimento trará para o local.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com