TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico Apresentado ao Curso de Administração da UVA Como Avaliação Disciplina Práticas Empresariais

Por:   •  14/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PRÁTICAS EMPRESARIAIS III

Trabalho Acadêmico apresentado ao curso de

Administração da UVA como Avaliação 2 da

disciplina Práticas Empresariais II.

Por:

Iuri Rodrigues da Silva

Matrícula 20192103075


Rio de Janeiro

(Novembro / 2023)

RESUMO DO AMBIENTE COMPETITIVO

No contexto da economia de Arena, a recuperação econômica é evidente, com investimentos significativos anunciados até dezembro de 2024. Isso inclui projetos de construção de universidades, shopping centers e melhorias na infraestrutura, como a rede de água e esgoto. A qualidade de vida elevada e o alto consumo per capita na cidade atraem investimentos, especialmente no setor de serviços. Além disso, Arena está investindo em desenvolvimento tecnológico e educação, o que pode impulsionar ainda mais a economia.

Na indústria de brinquedos em Gládio, as empresas passaram por uma reestruturação devido à concorrência acirrada, resultando na redução do número de empresas e no estabelecimento de um programa de design nacional. Vários fatores, como inovações de design, avanços tecnológicos e parcerias, têm impactado o desempenho do setor.

O mercado de brinquedos em Gládio é segmentado em três categorias: brinquedos-conceito, brinquedos eletrônicos e videogames, e brinquedos genéricos. A abertura da economia afetou a indústria, levando à diminuição de empresas e funcionários. Medidas de salvaguarda e reorganização do setor ajudaram a impulsionar o crescimento.

A indústria de brinquedos em Gládio depende da indústria eletrônica e de entretenimento para segmentos dinâmicos. A falta de normas regulamentadoras e programas de desenvolvimento de brinquedos tecnológicos tem sido um desafio, mas melhorias na certificação e qualidade são necessárias. A consolidação dos procedimentos de certificação e o desenvolvimento de design nacional podem abrir oportunidades de mercado.

Quanto à segurança de brinquedos, acidentes são frequentemente causados por quedas e uso inadequado. Contudo, a indústria de brinquedos deve seguir rigorosas normas de segurança e realizar testes para garantir a segurança dos produtos. A responsabilidade recai sobre os fabricantes em assegurar a conformidade com essas normas.

O ambiente empresarial competitivo em Arena está em recuperação econômica, com investimentos em infraestrutura, tecnologia e educação. Na indústria de brinquedos em Gládio, a reestruturação, a concorrência e a regulamentação afetaram a dinâmica do setor. A segurança dos brinquedos é uma preocupação constante, com normas rigorosas e responsabilidade da indústria. Entretanto, o setor de brinquedos em Gládio enfrenta desafios de produtividade, qualidade, distribuição e competitividade, mas também busca oportunidades de crescimento por meio de investimentos, parcerias e estratégias de produtos diferenciados. A fusão de empresas e a busca por eficiência são elementos-chave para o sucesso no mercado de brinquedos.

O ambiente competitivo na indústria de brinquedos em Arena é caracterizado por uma rede de distribuição variável de acordo com o volume ofertado e a estratégia adotada pelas empresas. A concorrência utiliza uma força de vendas que varia de acordo com o tamanho de sua rede de distribuição. Os distribuidores estão segmentados em diferentes categorias, atendendo a diferentes classes sociais. Os investimentos em comunicação e pesquisa e desenvolvimento estão correlacionados com o faturamento e a estratégia competitiva das empresas. A assistência técnica é fornecida principalmente pela rede autorizada, com garantia e revisões gratuitas. Os fornecedores de matéria-prima oferecem kits de diferentes qualidades que afetam a percepção do consumidor. Há várias opções de operadores logísticos, cada um com características diferentes. O mercado espera preços mais baixos dos fabricantes locais, devido à incerteza sobre a qualidade e assistência técnica. A política de financiamento das vendas envolve parcelamento com juros. Além disso, há competição com produtos contrabandeados no mercado.

ANÁLISE SWOT

MATRIZ SWOT

FORÇA

FRAQUEZAS

Diversidade de Distribuição: As empresas de brinquedos em Gládio têm a flexibilidade de escolher entre diferentes tipos de distribuidores, como magazines, autosserviço, pequenos varejistas, rede de franquias, representantes no exterior e internet, permitindo alcançar uma ampla base de clientes.

Investimento em P&D: A indústria de brinquedos tem investido em pesquisa e desenvolvimento, o que pode resultar na criação de produtos inovadores e atraentes para o mercado.

Rede de Assistência Técnica Autorizada: A presença de uma rede autorizada de postos de assistência técnica oferece garantia e suporte aos clientes, aumentando a confiabilidade dos produtos.

Fornecedores e Kits de Matéria-Prima: A opção de escolher entre diferentes fornecedores e kits de matéria-prima permite às empresas controlar a qualidade percebida pelos consumidores e ajustar os preços de acordo com as necessidades do mercado.

Baixa Participação Online: A participação online é limitada a apenas 0,5%, o que indica um potencial subdesenvolvido no mercado de comércio eletrônico para brinquedos.

Qualidade Percebida: A escolha entre diferentes tipos de kits de matéria-prima pode levar a uma variação na qualidade percebida pelos consumidores, o que pode afetar a imagem da marca.

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Expansão do Mercado Online: Existe uma oportunidade para as empresas de brinquedos aumentarem sua presença online e aproveitarem o crescente mercado de comércio eletrônico.

Inovação de Produtos: Investir ainda mais em P&D pode levar à criação de brinquedos mais inovadores e exclusivos, atraindo um público mais amplo.

Segmentação de Mercado: As empresas podem segmentar ainda mais seu mercado com base em classes sociais, personalização de produtos e marketing direcionado.

Concorrência de Produtos Contrabandeados: A entrada de produtos contrabandeados no mercado pode representar uma ameaça, especialmente se forem vendidos a preços muito mais baixos.

Condições Macroeconômicas: Mudanças nas condições macroeconômicas, como taxas de juros e inflação, podem afetar a capacidade dos consumidores de comprar brinquedos, impactando as vendas.

Variação Cambial: A alta volatilidade cambial pode afetar os custos de produção, especialmente para kits de matéria-prima com insumos importados.

Pressão de Preços: A expectativa de preços mais baixos por parte dos consumidores pode pressionar as margens de lucro das empresas locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com