TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico Sobre o Banco Central

Por:   •  4/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Uma dimensão fundamental dessa discussão, portanto, Com esse objetivo, a independência implica a criação de um sistema de incentivos que torne alcançar as metas desejadas pela população o propósito único dos servidores do Banco Central, neutralizando as pressões das elites políticas, cuja agenda é profundamente influenciada pelo ciclo eleitoral, criando assim uma armadilha do curto prazo. Além do mais, é evidente que as constantes interferências de outros órgãos de governo, como o Ministério da Fazenda ou a Presidência da República, diminuiriam a accountability, ao não tornar claro quem exerce o mandato delegado pela população e logo, quem deve ser responsável por eventuais falhas.

A independência do Banco Central, portanto, entendida como sua autonomia operacional é fundamental para a devida accountability, pois identifica claramente as responsabilidades de cada agente público, ou seja, quem deve ser responsabilizado, bem como por quais critérios.

Ao contrário do que propagou a campanha da atual presidente, a adoção da independência do Banco Central tornaria a manutenção da estabilidade a qualquer preço o seu objetivo, deixando o combate ao desemprego em segundo plano, apenas se a vontade popular assim o desejasse. Em síntese, qualquer que fosse então o objetivo, seguramente um Banco Central independente teria as melhores condições de conseguir alcança-lo.

A diminuição da interferência política, seria um bom motivo para justificar a independência e autonomia do Banco Central, pois os governos tendem a usar a política monetária com um meio de financiamento. Tal medida contribuiria também para o controle da inflação e a garantia da estabilidade dos preços. Em contrapartida, deveria ser estabelecido regras de responsabilização dos agentes, sendo relevante que as decisões da instituição e suas auditorias recebessem uma grande publicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com