TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Assédio Moral

Por:   •  5/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

        Assédio Moral é considerado principalmente por falta de disciplina da população, onde é ocasionado pelas diversas mudanças do mundo, ou seja, por causa do efeito da globalização que faz com quer os homens são obviamente substituídos por maquinas, onde novas tecnologias são lançadas e implementadas nas empresas, que obrigada cada funcionário se adaptar na nova realidade.

        O termo assédio Moral é uma figura jurídica, conhecido também como violência moral, é considerada como crime. Surgiu decorrente da evolução da sociedade.

        Existem alguns tipos de explicitação sobre o assédio moral entre eles estar:

  • Gestos;
  • Condutas abusivas;
  • Constrangimento;
  • Amedrontar;
  • Ironizar;
  • Difamar.        

        Entre várias outras explicitações, diante disso existem as manifestações diferente entre o sexo feminino e masculino. Nas mulheres ocorrem muito os diferentes tipos de controles, onde visam quase sempre intimidar, submeter e até mesmo proibido a fala. No caso dos homens ocorrem frases que causam termos marxistas (método utilizado em analises socioeconômicos que diferenciar as relações das classes e conflitos sociais.).

        O assédio moral a vítima passa a ser vista de uma forma negativa, onde a mesma é inferiorizada e isolada do seu grupo de trabalho sem nenhum tipo de explicações, causando danos à saúde.

        O lugar mais frequente de assédio moral é no Brasil, no levantamento realizado entre os entrevistados cerca de 48,6 % já se ocorreu ter sofrido algum tipo de assédio moral, caracterizado por piadas, chacotas, agressões verbais e até mesmo agressões físicas, gritos.

        Com todo os tipos de assédios, isso trazem causas que são inabaláveis trazendo consequências prejudicais a carreia, entre os entrevistando alguns comunicaram a impossibilidade de desenvolvimento no trabalho, ou seja, causou dificuldades no âmbito do trabalho. Diante disso, as empresas tentam cada vez mais trabalhar o desenvolvimento humano dentro delas, ajudando a elaborar sistemas de desenvolvimento do trabalho. Dependendo de cada situação ou fenômeno ainda pode ser caracterizado como humilhação.

        No Brasil já foi aprovado por Vereadores e Deputados criando leis que incentiva a crime a pratica de assédio moral no ambiente de trabalho, Lei do n° 12250/06 / Lei n° 12.250 de 9 de fevereiro de 2006.

INTERVENÇÕES DE ASSÉDIO MORAL

        As intervenções são organizações que são criadas em forma de organização em nível, em favor disso foram criados alguns tipos de intervenções de assédio moral para as pessoas que foram vítimas, entre eles estar:

  • Aconselhamento com as vítimas;
  • Grupo de apoio, relacionado ao bem-estar da vítima;
  • Estratégias de reabilitações para retorno ao trabalho, depois do transtorno ocorrido;
  • Ouvidoria com a vítima.

        As intervenções são de ações preventivas e reativa. Ações preventivas são: treinamento com habilidades em lideranças, treinamento do código de ética e treinamento jurídico sobre assédio moral. Ações reativas já são consideradas um pouco mais diferente, são demissões, distanciamento da vítima e do agressor e orientação e acompanhamento com o agressor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com