TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Controle Integrado De Vetores E Pragas Urbanas

Por:   •  21/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                                                                                           [pic 2]                   

POP 02 - CONTROLE INTEGRADO DE VETORES E PRAGAS URBANAS

Objetivo

Combater a presença, acesso ou instalação de insetos e roedores nas áreas de armazenamento e produção de alimentos, evitando danos e contaminação aos insumos e aos produtos levados por essas pragas.

Campo de Aplicação

Em toda área física interna e nos arredores da empresa, aplicando quinzenalmente, ou quando houver vestígios de insetos e roedores.

Legislação

- Resolução RDC/ANVISA nº 275, de 21/10/02;

- Resolução RDC/ANVISA nº 216, de 15/09/04;

- Lei Nº 5.321, de 06/03/2014;

- Instrução Normativa nº 16, de 23/05/17;

Responsabilidade

- O Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas é de responsabilidade do Líder das boas práticas/Gerente/Proprietário.  Por se tratar de um controle integrado, contempla estrutura adequada, procedimentos de limpeza eficazes e o combate químico realizado por uma empresa especializada, na ocorrência de vetores e pragas urbanas. 

- O Controle químico de Vetores e Pragas Urbanas é obrigatoriamente realizado por uma empresa especializada do segmento de Controle de Vetores e Pragas Urbanas.

- A responsabilidade pela seleção da empresa prestadora de serviços fica a cargo do gerente, devendo seguir os critérios legais no âmbito federal, estadual e municipal. Alguns critérios de seleção são generalizados para a Federação e considerados como norteadores para efeitos de escolha e seleção.

- O líder da Equipe de Boas Práticas/Gerente/Proprietário são responsáveis por implementar, acompanhar e verificar o cumprimento dos serviços de desinsetização e desratização.

- Todos os colaboradores são responsáveis por informar ao líder da Equipe de Boas Práticas ou ao Gerente sobre ocorrência de pragas sendo registrado na Planilha de Ocorrência de Vetores e Pragas Urbanas.

Descritivo Técnico

- O controle é realizado pela empresa terceirizada ________________________ (citar o nome da empresa), localizada á ____________________________________ (citar o endereço da empresa), devidamente regularizadas pela Vigilância Sanitária _________________________ (citar o número de registro na Vigilância Sanitária), e de conhecimento da empresa, sob tutela de um responsável técnico. Em cada serviço prestado a empresa fornece um certificado que contém todas as informações relativas às rotinas de serviço planejadas, bem como indicação de áreas de risco. O plano de trabalho contém no mínimo as seguintes informações: locais discriminados, rotinas implementadas em cada local, metodologia, produtos químicos a serem usados (princípio ativo, formulação, concentração quantidade a serem aplicados, etc). Esses certificados são guardados em uma pasta, de fácil acesso a qualquer pessoa que o solicite. O procedimento é realizado quinzenalmente ou de acordo com a necessidade do estabelecimento.

Monitoramento

- Emissão da ordem de serviço e do certificado de garantia dos serviços;

- Planilha de Ocorrência de Vetores e Pragas Urbanas.

Registro

- Ordem de serviço das visitas realizadas;

- Certificado de garantia do serviço com prazo de validade;

-Licença de funcionamento da empresa que realiza esse controle;

- Planilha de Ocorrência de Vetores e Pragas Urbanas.

Ações Corretivas

- Em caso de ocorrência de pragas dois dias consecutivos ou três dias alternados é solicitado a realização de reforço e conversado com a empresa contratada as não conformidades e busca-se a origem dos problemas apresentados.

- Rever rotinas, caso necessário.

- Verificar se as medidas preventivas têm sido seguidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com