TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de Vetores e Pragas Urbanas

Por:   •  27/10/2015  •  Artigo  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

2 CONTROLE DE VETORES E PRAGAS URBANAS

 O Controle Integrado de Pragas (CIP), nos serviços de alimentação é indispensável na prevenção de Doenças Transmitidas por Alimentos (MATIAS, 2007).        

 A presença de pragas geralmente está associada a falta de higiene, porém, na maioria das vezes está relacionada a falta de manutenção, programa de controle, e ausência de normas voltadas para o controle de pragas, falta de treinamento, entre outros (MARTINS e LUCHESE,2004).

2.1 Artigo

 De acordo com o ponto de vista de Matias (2007), quando é encontrada uma população de pragas ou vetores, a primeira providência a ser tomada é a eliminação da mesma, porém, esta atividade só se torna eficaz se forem eliminadas as condições que causaram a ocorrência da infestação.

 Áreas de alimentos estão mais propícias para contrair pragas em geral. Uma vez instaladas as pragas irão se desenvolver e procriar, espalhando-se para outras áreas por meio de rede de esgoto, tubulações elétricas entre outros meios (MARTINS e LUCHESE,2004).

 O controle deve ser  realizado por uma empresa que controla Vetores e Pragas Urbanas, que seja autorizada pela autoridade sanitária competente do Estado ou Município, que esteja apta para a manipulação e aplicação de produtos para o controle de insetos, roedores e de outros animais nocivos à saúde, devidamente registrados no Ministério da Saúde (MATIAS, 2007). 

 Martins e Luchese (2004) apontam o controle de pragas urbanas como uma atividade profissional de risco na medida em que é necessária a utilização de substâncias tóxicas para a sua eliminação.

 Moscas, baratas, formigas, ratos, pássaros, gatos e outros animais que possam apresentar riscos de contaminação, agravos à saúde e até mesmo prejuízos econômicos podem ser citados como exemplos de vetores e pragas, desta forma, a entrada de animais domésticos deve ser proibida em qualquer área onde são realizados processamentos envolvendo alimentos (MATIAS, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com