TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Final Gestão de Pessoas - Pós ADM

Por:   •  8/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.167 Palavras (13 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 13

ANONIMO ANONIMO DOS ANONIMO

Módulo: 01 – ANONIMO

TRABALHO FINAL – GESTÃO DE PESSOAS

SÃO PAULO

2019

  1. DEFINIÇÃO E CARACTERISTICAS DA EMPRESA

Este trabalho tem por objetivo aplicar os conhecimentos originados em sala de aula e mediante ao material de apoio quando da análise, do ponto de vista de Gestão de Pessoas, de uma empresa existente.

A empresa escolhida foi a ANONIMO Anônimo Corporation, empresa proprietária e operadora independente de infraestrutura de comunicações sem fio, o que inclui torres, prédios e sistemas de antenas distribuídos (DAS). Fundada em 1989 e sediada em Boca Raton, Flórida – USA, a empresa possui operações e escritórios nas Américas do Norte, Central e do Sul, sendo que a unidade em estudo é responsável por todas as operações ocorridas no Brasil, situada na Avenida Nações Unidas, 12.399, Cep: 04578-000, da capital de São Paulo.

A empresa foi selecionada como objeto de estudo devido a facilidade de acesso a mesma e para um melhor entendimento da dinâmica existente de Gestão de Pessoas, pois atualmente sou colaboradora interna via regime CLT.

A empresa possui 164 funcionários e conforme o BNDS é considerada de grande porte devido ao número de funcionários na atividade de comércio e serviços, bem como pelo seu faturamento anual.  

A ANONIMO Anônimo Corporation possui como:

  • Missão: buscar e atingir a excelência em tudo que fazemos na ANONIMO;
  • Visão: ser a organização mais respeitada do nosso setor por nossos clientes, funcionários, acionistas e comunidade;
  • Valores: integridade, ética profissional, mentalidade de proprietário, qualidade, serviço ao cliente, inovação e cooperação entre colegas.

  1. VISITA

Foi solicitado e obtida a permissão de realização do estudo junto ao departamento de Recursos Humanos da companhia supracitada via e-mail, sem a possibilidade de assinatura do Termo de Responsabilidade pelo Uso e pela Divulgação de Informações.

Ficou agendado o período de 1:00hr no dia 02/09/2019 para discorrer sobre as práticas da empresa em relação aos processos de recrutamento e seleção, gestão de desempenho e de carreiras com base no questionário abaixo e sugerido pela professora orientadora, Karen Mascarenhas, do curso de Pós Administração.

  1. DADOS DO ENTREVISTADO (A):
  1. Sexo/gênero: Feminino;
  2. Cargo: Gerente de Recursos Humanos, Brasil;
  3. Formação: Administração Hoteleira com pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas.
  4. Tempo de casa: 1 ano;
  5. Experiência profissional: atuou mais de 10 anos no ramo de hotelaria, tendo iniciado a carreira no segmento de recursos humanos em 2009, quando se especializou em Gestão Estratégica de Pessoas.
  1. QUESTIONÁRIO SOBRE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E GESTÃO DE CARREIRA

Para a análise de discurso e observar as construções ideológicas como o perfil da organização, foram realizadas uma serie de perguntas sob a orientação do questionário abaixo:

  1. Como são feitos o recrutamento e o processo seletivo?

Todo o processo de recrutamento é realizado via ferramenta, sendo todas as vagas postadas no Linkedin e no Indeed. Mesmo quando recebida alguma indicação interna, existe a orientação que o candidato se inscreva mediante as ferramentas oficiais utilizadas pela companhia para que haja igual oportunidade a todos.

A única preferencia de candidatura, acontece internamente com a disponibilização das vagas na intranet com 48hrs de antecedência e comunicação via e-mail para todos os funcionários da organização. Caso o funcionário da ANONIMO Anônimo possua interesse em migrar de área ou realizar uma mudança de posição, o mesmo pode efetuar sua candidatura pela intranet.

O início do processo seletivo ocorre de forma online via a candidatura nos sites de busca de emprego ou intranet (quando aplicável), sendo que, são inclusas perguntas direcionadas aos interessados, que servem como filtro para a triagem dos concorrentes que seguiram para a próxima fase.

As perguntas são divididas em questões de atendimento ao compliance da organização e assuntos técnicos, pré-definidos pelo gestor da vaga que já indicou ao RH qual o perfil profissional que o mesmo está em busca.

Após a triagem online, são agendadas duas entrevistas consecutivas, sendo a primeira com o RH e a segunda com o gestor responsável pela vaga.

A partir da entrevista, se qualificado, é emitido a carta oferta e encaminhada ao candidato.

  1. Há uma política de cargos, salários e plano de carreira na empresa?

Não existe uma política definida.

Todavia, por ser considerado o ponto de maior insatisfação dos funcionários dentro da avaliação anual de clima organizacional, hoje este tema está em pauta dentro da companhia, onde a expectativa de criação de uma política ocorra dentro de um período de 02 anos. Pois a prática de concordância salarial como promoções, plano de carreira e afins, é culturalmente mais forte apenas na unidade Brasil dentro da companhia. Não sendo uma prioridade para os demais países e para a matriz, que é americana.

Hoje a ascendência profissional ocorre mediante a avaliação pontual do profissional, que deve procurar seu gestor e verificar se há possibilidade de promoção por mérito, mediante a ações excepcionais.

  1. A empresa investe em treinamentos? Quais? Com que frequência?

Sim.

É possível realizar a opção online, onde há cursos de aperfeiçoamento pessoal (utilização do tempo, negociação, etc) e tecnológicos como Excel, Word, entre outros.

Também existe a abertura para realização por todos os funcionários de cursos de idiomas reembolsáveis dentro de um limite estipulado pela companhia no valor limite de R$250,00.

Já a opção de especialização ou qualificação pontual, é aprovada apenas para funcionários destaque, que são funcionários que atendem as exigências de seus gestores, e na avaliação anual receberam nota acima do esperado. Para estes casos, a empresa realiza o reembolso de 70% para a realização do mestrado profissional ou MBA, desde que o curso tenha relação com a área de atuação do professional, limitado ao valor R$1.000,00.

Além disso, normalmente a cada 06 meses existem palestras presenciais: educativas, técnicas e de crescimento pessoal, disponíveis para todos os funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (88.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com