TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS - TRABALHO FINAL REFERENTE À DISCIPLINA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓLO UNIVERSITÁRIO DE RESENDE

PÓS-GRADUAÇÃO “MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS”

TRABALHO FINAL REFERENTE À DISCIPLINA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

                                

Volta Redonda/2017

Nome: Grazielle Akerman Fraga Penna De Mello

Professora: Suzana Maia

1. PERGUNTAS E RESPOSTAS

1) Qual (is) era (m) as situação(ões) que motivou (aram) a Motorola a adotar um modelo de educação?

        A Motorola necessitava de mudanças devido a problemas que deveriam ser enfrentados. Em relação a isso, podemos citar a intensificação da competição principalmente com empresas japonesas que eram consideradas altas competidoras na época. As falhas na produtividade eram evidentes, o processo de produção estava muito lento. Além disso, a alta complexidade na configuração dos produtos gerava altos custos de fabricação contribuindo assim, para a adoção de um modelo de educação. (Business school, 1994).

2) Qual (is) modelo (s) foi (foram) adotados? Descreva-o (s).

        Os modelos de educação adotados são: Programa de Gestão Participativa (PMP), Motorola Training and Education Center (MTEC), Seis Sigma e Ciclo de Tempo 10X e Equipe de Satisfação Total do Cliente (TCS). O Programa de Gestão Participativa consistia na melhora da produtividade por meio de um envolvimento maior do próprio funcionário. “O PMP teve diversas metas: aumento no comprometimento do funcionário com o sucesso da organização; melhorar a qualidade de vida no trabalho (e a sensação de satisfação e lealdade); e encorajar os funcionários a criarem ideias para melhoria da eficiência organizacional” (Business school, p. 2, 1994).  O MTEC precisava aumentar a competências dos funcionários, onde estes teriam que ter uma noção de monitoramento de suas qualidades e identificação de modos de melhoria dos processos. O MTEC apresentava duas metas principais: auxílio das iniciativas de qualidade e fortalecimento do PMP. A adoção dos Seis Sigmas e Ciclo de Tempo 10X se tornou mais adequada, visto que o três sigmas estava ultrapassado, o objetivo era não apresentar nenhum defeito nas peças. O Ciclo de Tempo 10X tinha a intenção de obter melhorias, cuja meta era a melhoria de 10X mais na qualidade dos produtos durante um período de cinco anos. E por último, temos as Equipes de Satisfação Total do Cliente que tinham o objetivo de promover competições de TCS anuais incluindo toda a empresa. Os prêmios eram distribuídos por todos os participantes e não existiam perdedores (Business school, 1994).

3) Que tipo de resultado (em termos de educação, aprendizagem, resolução do problema e outros) foram obtidos?

        No que diz respeito aos resultados obtidos, todos os grupos da Motorola conseguiram alcançar a meta de qualidade “10X”. A utilização de uma bateria de Testes de Habilidade Básica (BATB) avaliou as competências e habilidades dos trabalhadores, pois havia uma preocupação no que diz respeito às competências básicas dos funcionários da empresa depois da adoção do Seis Sigma e Ciclo de Tempo 10X. Os funcionários que foram aprovados nesse teste podiam ser treinados com mais rapidez. A MTEC criou cursos com o intuito de desenvolver as competências do trabalhadores, envolvendo a participação dos principais gestores, gestores médios e engenheiros (Business school, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com