TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestão Empresarial

Por:   •  7/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão Empresarial

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), como é conhecida atualmente, possui uma longa história no Brasil, tendo em vista que o serviço de correspondência foi essencial para o desenvolvimento do país desde seus primórdios, na época colonial, até os dias de hoje.

Após o descobrimento do Brasil, ao longo dos anos, numa época onde a comunicação era feita de forma lenta com longas viagens, o alferes João Cavalheiro Cardoso foi nomeado como assistente do Correio-Mor no Rio de Janeiro, em 1663. Dá-se início oficialmente ao serviço postal no país.

 Neste cenário estreia a entrega de correspondências, em seu começo precário, os Correios alavancaram uma longa caminhada em seu processo de evolução, um crescimento inevitável com o passar do tempo, devido à globalização mundial que avançava para o desenvolvimento gigantesco da comunicação na atualidade.

Portugal e Brasil estreitaram sua comunicação com a instituição do processo de organização postal dos correios terrestres e a ligação postal marítima regular, pelo alvará de 20 de Janeiro de 1798, entre Rio de Janeiro e Lisboa. Assim, foi instaurada no Rio de Janeiro, a Administração do Correio, onde eram distribuídas as cartas oriundas de Portugal. Cerca de 30 anos depois, com o decreto de 5 de março de 1829, foi feita a unificação de todas as linhas postais já existentes, nessa Administração do Correio.

No dia 7 de setembro de 1822, o correspondente Paulo Bregaro, considerado patrono dos carteiros no Brasil, entregou à D. Pedro exigências lusitanas sobre a nação brasileira, o que resultou na Proclamação da Independência associando a atividade de correio a este importante fato histórico.

Em 1835, houve uma mudança importante nesse processo, pois irrompeu-se a entrega domiciliar de correspondências, o uso de uniformes e bolsas para entregar e depositar cartas.

Já no ano de 1929, em decorrência do IX Congresso Universal ocorrido em Londres, foi elaborado o Código Postal Universal, determinante para uma nova era na história dos Correios, pois legislava as diretrizes que seriam tomadas a partir deste ponto para a resolução de problemas postais modernos.

Neste contexto, com a Revolução de 30, medidas se faziam necessárias em todo o país e a organização precisava passar por uma reformulação geral, então em 1931 foi criado o DCT (Departamento de Correios e Telégrafos) unificando esses dois serviços que até então pertenciam a diferentes repartições.

A globalização tinha um crescimento exponencial e era algo inevitável, este fenômeno anda lado a lado com o desenvolvimento e foi um período fértil para a produção e economia da nação, culminando para mais um avanço notável da companhia. Num período de ditadura no Brasil (1964-1985), a empresa passaria por uma fase de mudanças muito importantes em sua estrutura organizacional. Segundo o site dos Correios, a antiga DCT não conseguia mais atender às necessidades de seus usuários, portanto, para o aperfeiçoamento da comunicação, surge em 20 de Março de 1969, pela lei nº 509, a ECT (Empresa Brasileira de Comunicações e Telégrafos), uma empresa totalmente pública, vinculada ao Ministério das Comunicações, que consolida e acompanha as tecnologias e desenvolvimento da nação condizentes com a época, visando dar suporte necessário às necessidades dos clientes, modernizando seus processos operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com