TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Entrosmento Dourado

Por:   •  11/5/2021  •  Ensaio  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

Los Angeles, em 1984, a seleção masculina de vôlei tornou-se um dos símbolos esportivos do país ao redor do mundo. Depois de ótimos bons resultados por vários anos, porém, a seleção ficou um longo período sem ganhar títulos importantes. Após uma campanha ruim em Sidney-2000, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) entendeu que era o momento de fazer uma reformulação radical no time.

Ao final daquele ano, o técnico Bernardinho, que havia feito um excelente trabalho na seleção feminina durante a década de 1990, assumiu o comando da equipe masculina e conduziu uma drástica mudança. Um novo grupo começou a ser formado, mesclando a experiência de alguns atletas, como o atacante Giba e o levantador Maurício, e a disposição de novos jogadores, como o atacante André Nascimento e o líbero Serginho. O objetivo da reestruturação era obter uma boa colocação nas Olimpíadas de Atenas-2004. Com uma rotina de treinamentos duros e um estilo de liderança diferenciado por parte de Bernardinho, o grupo começou a ganhar força e entrosamento. Paralelamente, foram surgindo líderes no time, como o levantador Maurício e o atacante Nalbert, o que colaborou para a maior coesão dos atletas.

Os bons resultados vieram em sequência, vencendo Ligas Mundiais e culminando com o título de bicampeão olímpico em Atenas. Durante esse período, alguns jogadores foram sendo incluídos no elenco, como Anderson (atacante) e Bruninho, filho do técnico Bernardinho. Outros se aposentaram, mas isso não afetou o rendimento do time, visto que a base principal foi sempre mantida nos momentos de renovação.

Após mais um ano difícil em 2008, com derrotas nas Olimpíadas e na Liga Mundial disputada no Rio de Janeiro, outra renovação chegou em 2009, tendo o Brasil sagrando-se octacampeão da Liga diante da Sérvia, na casa do adversário.

Graças a qualidade técnica e a experiência dos jogadores, à liderança de Bernardinho, à manutenção de uma base e à constante renovação da equipe, feita de forma planejada, a seleção brasileira dos anos 2000 consolidou-se como o time mais vencedor da história do voleibol mundial.

QUESTÔES

Identifique no caso lido as fases de formação e tormenta no processo de renovação da seleção masculina de voleibol comandada por Bernardinho.

Formação: Quando o Bernadinho realizou mudanças drásticas no time, formando um novo grupo mesclando a experiência de jogadores antigos com novos jogadores.

Tormenta: Com a perda das Olimpíadas de Pequim e as derrotas na Liga Mundial disputada no Rio de Janeiro uma nova renovação precisou ser feita, fazendo com que o Brasil se consagra-se Octacampeão. E mais uma vez a mesma receita anterior foi mantida, jogadores experientes fortaleceram o entrosamento com a nova geração.

O que caracteriza a fase de normatização no processo de desenvolvimento de uma equipe esportiva? Utilizar o caso para dar alguns exemplos.

Na normatização as pessoas começam a perceber e apreciar os pontos fortes de seus membros. Todos na equipe contribuem e trabalham de forma coesa para alcançar um objetivo único, o time começa a se sentir mais unidos. Um bom exemplo disso é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com