TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar Tecnologia da Informação

Por:   •  26/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.117 Palavras (13 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE SENAC MINAS

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Amanda Rafaela Silva Rodrigues

Ana Caroline Cardoso de Jesus Souza

Daniele Ribeiro de Souza

Eide Tatiane Souza da Silva

Elisangela Sá Oliveira

Léa Azevedo de O. Soares

Contagem

2015

FACULDADE SENAC MINAS

ADMINISTRAÇÃO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Trabalho interdisciplinar apresentado no 1º período do curso de graduação em administração da Faculdade SENAC como pré-requisito de desenvolver a oferta de disciplina atraves de um referencial teórico.

Orientador (a): CARLA SENA

Amanda Rafaela Silva Rodrigues

Ana Caroline Cardoso de Jesus Souza

Danielle Ribeiro de Souza

Eide Tatiane Souza da Silva

Elisangela Sá Oliveira

Léa Azevedo de O. Soares

Contagem

2015

SUMARIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................3

1 REFERENCIAL TEORICO...............................................................................4

1.1Conceito de Gestão......................................................................................4

1.2 Conceito de Organização............................................................................5

1.2.1Importância da Organização.....................................................................6

1.2.2 Desafios da Organização.........................................................................7

1.3 Áreas de atuação do Profissional em Administração..............................8

1.3.1 Perfil do Profissional em Administração................................................9

1.4 Evolução do Sistema de Informação.......................................................10

1.5 Atribuições do Sistema de Informação...................................................11

1.6 Perfil do Profissional de Sistema de Informação...................................12

1.7 O Mercado de Trabalho Para o Profissional...........................................13

REFERENCIAS.................................................................................................14

             


INTRODUÇÃO

Partindo do tema “O Mercado de Trabalho para o Profissional”, o trabalho tem como ponto de partida o desenvolvimento do conceito de gestão e o progresso dentro de uma empresa, descrevendo a importância das organizações e os desafios encontrados pelos administradores, áreas de atuação e perfil do profissional.

Visando incorporar o assunto de forma mais detalhada, elabora-se através do sistema de informação uma base das atribuições, perfil e o mercado em si do especialista. Com isso, a finalidade é fazer um levantamento bibliográfico para definir os conceitos elaborados pelos autores a fim de permitir a aprendizagem sobre o tema.

1 REFERENCIAL TEORICO

1.1 Conceitos de Gestão

Para Maximiano (2007), o conceito de Gestão é definido por meio do processo de coordenar atividades, dentro de uma empresa ou até mesmo na vida pessoal, com excelência e a fim de atingir seus objetivos. Sendo que o processo administrativo se divide em cinco métodos. São eles: Planejamentos; Organização; Liderança; Execução; Controle.

Nóbrega (2004) exemplifica que assim como o médico está para a medicina, o Gestor está para a empresa, dessa forma os setores de uma empresa, sem a pessoa que irá aplicar em cada um deles o seu conhecimento, é como a falta de remédio em caso de enfermidade. Logo a Ciência (saber sério) nunca se constrói com base em intuição. Sendo assim, as divisões de uma organização precisão de algo que os una na forma de tratamento, cuidado, criar ligamentos entre elas, não permitindo o fracasso. Essa é a função de um gestor, a organização é seu paciente em potencial.

Chiavenato (2004) define a habilidade de gerir como um meio de uma pessoa capacitada e com rendimento dentro de uma organização. As atividades de um administrador são estabelecidas pela compreensão da organização, alterando em desempenho organizacional por meio de planejamentos, a fim de conquistar seus objetivos.

Maximiniano (2007) conceitua a gestão como gerencia de atividades. Nóbrega (2004) Construiu um contexto da gestão com a medicina para explicar o papel do gestor. E Chiavenato (2004) declara que a desempenhada através de organização e planejamento.

Com os fundamentos apresentados pelos autores, chegam-se as mesmas conclusões de que gerir é um processo construído por uma meta utilizando recursos a fim de atingir um objetivo com eficiência.

1.2 Conceitos de Organizações

Organização, segundo Maximiano (2008), são os recursos e objetivos que se utiliza para administrar uma empresa. Além dos recursos e dos objetivos, a organização tem outros dois componentes muito importantes, que são os processos de transformação e a divisão do trabalho, que transforma os recursos para produzir os resultados e faz a divisão dos grupos de pessoas para realizar as tarefas. É utilizada a composição dos fatores: Objetivos; Recursos; Processo de transformação; Divisão dos trabalhos.

De acordo com Silva (2001), a organização á estabelecida com o trabalho exercido por uma pessoa ou um grupo cooperando, devendo assim haver um repartimento de trabalho entre elas, de acordo com a capacidade e sabedoria de cada uma. Deve-se ter uma fronteira pré-estabelecida, onde os membros façam o que são ordenados, exercendo atividades que lhe foram dirigidas. Sendo a finalidade sempre o alcance das metas permanentemente.

Já Moraes descreve a organização:

Organizações são instituições sociais e a ação desenvolvida por membros é dirigida por objetivos. São projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, elas atuam de maneira interativa com o meio ambiente que as cerca. (Morais, 2004, pg. 91)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com