TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho - Introdução a Contabilidade de Custos

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR RIOGRANDENSE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE DE CUSTOS

Disciplina: Contabilidade Gerencial e Custos

Professor: Jairo Fernando da Trindade

Acadêmico: Eloidemar Guilherme

Sarandi, setembro de 2017

1 Introdução

Contabilidade de Custos: Parte da ciência contábil que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos para se obter um bem de venda ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço.

Depende da Contabilidade de Custos, o sucesso da organização pois as importantes informações contábeis possibilita a tomada de decisões da empresa, especialmente na atual situação de economia globalizada.

2 Desenvolvimento

Os sistemas de informações contábeis   das organizações precisam ser projetados, para ter disponível dados detalhados sobre todos os custos relacionados ao processo de produção, a isto denomina-se “sistemas de contabilidade de custos”. Com estes objetivos foram desenvolvidos princípios contábeis de custos, que possibilitam a organização processar os muitos custos associados a manufatura e fornece maneiras de controles próprias. As informações contábeis de custos fornecem a base para determinar os custos de um determinado produto.

Para determinar o custo e o preço de produtos algumas informações são importantes:

  1. Determinando o preço de venda de um produto. Saber qual o custo de fabricação de uma unidade de produto ajuda a estabelecer o preço final de venda.
  2. Enfrentando a concorrência. Obter informações do produto similar da concorrência analisando seu preço e verificando onde pode ser ajustado para reduzir custo de produção.
  3. Oferta de preços em contratos. O conhecimento de custo por unidade permite que se tome decisão de preços para ofertar o produto em uma competição.
  4. Analisando a rentabilidade. O conhecimento do custo unitário pode ajudar o administrador a decidir o lucro de cada produto e optar até pela descontinuidade da produção do mesmo.

Planejamento e controle

O processo de estabelecer os objetivos e metas para a organização e de definir os meios para atingi-los, dá-se o nome de “Planejamento”, que pode ser eficaz por ter:

  1. Objetivos claramente definidos da operação de produção.
  2. Um plano de produção que ajudará e guiará a empresa para atingir os objetivos.

Este último podendo ser dividido em:

  1. Designando responsabilidade. A responsabilidade deve ser designada para cada detalhe do plano de produção.
  2. Medindo e comparando os resultados periodicamente. Relatórios periódicos reais da operação ajudam a administração a tomar as decisões que é demandada, no momento certo.
  3. Tomando ação corretiva necessária. Os relatórios periódicos permitem ao administrador baseado em seus resultados, tomar decisões de intervenção para solucionar áreas problemáticas da produção.

Custo de produtos vendidos

Empresas comerciais computam o custo das mercadorias adquiridas para compor o custo de mercadorias vendidos.

Enquanto empresas de manufatura computam o custo de matéria prima e mão de obra como custo de produção, para compor o custo de produtos vendidos.

Estoques

Enquanto as empresas comerciais possuem em seus estoques mercadorias, as empresas de manufatura possuem estoques de matérias primas, de produtos em processos e produtos acabados.

Elementos de Custos de manufatura.

Os custos que incidem sobre um produto são classificados por:

  • Materiais diretos – São os cistos com matérias primas que tomam parte de um produto e que podem prontamente serem identificados no produto final.
  • Mão de obra indireta – É o custo com empregados que operam diretamente no produto fabricado.
  • Custos indiretos – São os demais custos que compõe o custo final de um produto, estando nele inseridos, a mão de obra indireta, (chefes, inspetores, etc.), depreciação de edifícios, energia, manutenção, etc.

Fluxo de Custos.

Todos os três elementos de custos da fabricação fluem pela conta de estoques de produtos em processos. Cabe a Contabilidade de custos organizar todos os lançamentos que demonstram esta fluência dos custos através de todo o processo, fazendo os lançamentos em suas respectivas contas contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com