TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho OSM Análise e planejamento de sistemas

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.701 Palavras (15 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 15

1-Introdução (Análise e planejamento de sistemas)

Sabe-se que incialmente para o funcionamento adequado dos sistemas organizacionais, torna-se preciso executar o planejamento e análise de sistemas. Estes por sua vez possibilitam a indentificação dos componentes do sistema e o gereciamento dos mesmos. O plano oriundo do processo de planejamento é o suporte central para a gestão organizacional. Utiliza-se, para guiar o processo de planejamento, a análise de como a tomada de decisão ocorre na organização ( AUDY et al, 1999).

2.1 Negócios da empresa

2.2- Principais áreas (departamento ou sistemas)

2.3- Objetivo da Empresa (Finalidade e Clientes)

A finalidade do empreendimento proposto é suprir a carência do mercado local oferecendo produtos derivados do leite de alta qualidade a preços acessíveis, consolidando-se como uma alternativa às grandes marcas. A clientela é formada basicamente por pessoas jurídicas que respondem pelas redes de varejo presentes no mercado regional: panificadoras e mercados em geral.

2.4- Processos mais importantes da organização

As principais operações que devem ser realizadas para alcançar o objetivo do empreendimento são: o controle da matéria prima, controle da produção e o controle do produto acabado. Etapas estas que irão manter o padrão de qualidade estabelecido para o empreendimento.

2.5- Principais Atividades Gerenciais

Para o processo de tomada de decisão gerencial necessita-se que certos  elementos trabalhem de maneira conjunta, com o objetivo de levantar as informações pertinentes:

“o conjunto interdependente das pessoas, das estruturas da organização, das tecnologias de informação (hardware e software), dos procedimentos e métodos que deveria permitir à empresa dispor, no tempo desejado dar informações que necessita (ou necessitará) para seu funcionamento atual e para sua evolução” (FREITAS; LESCA, 1992 apud VALENTIM et al, 2003).

            Os principais hardwares do empreendimento são: tanques de armazenamento, pasteurizador, envasadora, fermentadeira, câmara fria, caldeira, utensílios utilizados no preparo, embalagens e os colaboradores envolvidos no processo produtivo bem como todas as instalações físicas. Dentre os softwares estão a marca em si com o seu conceito, rótulo com a logomarca, slogan, receitas, produtos. A localização do empreendimento que favorece a distribuição dos produtos.

2.5.1- Ações para garantir a realização dos objetivos

Para que os objetivos dos sistema sejam alcançados deve-se:

- Manter a satisfação dos clientes

- Garantir o Produto de Qualidade, com o custo reduzido frente à concorrência.

- Estabelecer processos de produção eficazes garantindo maior produtividade, consequentemente resultando em maior lucratividade.

2.5.2- Indicadores de desempenho da empresa

Indicadores das diversas áreas da organização tais como produção e vendas e satisfação dos clientes, representam se os objetivos iniciais estão sendo atingidos. Essas

informações podem ser obtidas através de relatórios, gráficos e registros econômicos. Além de pesquisas qualitativas, realizadas junto ao mercado consumidor.

            2.5.3- Ações corretivas ou de reforço

Mediante às informações coletadas, os gestores deverão analisar quais serão as melhores ações a serem tomadas para que se garanta a realização dos objetivos. Tais ações podem ser de reforço, corretivas, dentre outras. Possíveis ações de reforço seriam: investimentos em equipamentos e obtenção de embalagens mais atraentes para os consumidores. Já as ações corretivas que poderiam ser tomadas seriam: contratação de fornecedores que oferecessem uma matéria-prima de melhor qualidade e corte nos custos de produção.

3-Estrutura organizacional

A estutura adotada para o laticício é a estrutura funcional. São estruturas divididas por departamentos pelos critérios de funções no primeiro nível. De acordo com Fayol as funções principais do primeiro nível são: produção, comercialização, finanças e administração (FACINOR,2010).

Nas estruturas funcionais são conjugadas pessoas que realizam atividades de uma mesma área. Essa estrutura foi selecionada pois existe a necessidade de especialização por áreas de conhecimento e no laticínio existe pouca variedade de saídas. Nesse caso todos os departamentos são diretamente subordinados ao diretor, culminado numa estrutura rígida, ou seja com poucos chefes.

3.1- Organograma da empresa

[pic 1]

3.2 Filosofia de gestão organizacional

A presente organização possui uma cultura tradicional e rígida, transmitindo valores arraigados como pontualidade, respeito a hierarquia e confiabilidade em relações a prazos e à qualidade dos produtos oferecidos aos clientes.

A estrutura funcional apresentada possui falta de burocracia . Esta se embasa sobre o conhecimento técnico, que além de lhe atribuir caráter racional, a transforma em instrumento capaz de assegurar alta eficiência da administração. Isso indica uma determinada racionalidade impessoal que, dirigida  por regras formais que padronizam e conferem igualdade no recebimento dos casos, define de forma precisa as relações entre chefes e subordinados, perante a distribuição das atividades a serem realizadas visando os objetivos traçados( SARAIVA, 2002).

Essa estrutura contribui com o aprendizado organizacional de forma que as pessoas possam aprender com as outras em um mesmo departamento, trocando experiências e desenvolvendo melhor os seus conhecimentos. Assim os que apresentam mais habilidade podem auxiliar treinando os menos experientes, podendo receber promoções e contruindo para a desenvoltura da organização.

A qualidade do produtos acabados pode ser assegurada através da habilidade da organização de implantar procedimentos documentados de seus processos, e da abertura do canal de comunicação para com os clientes. Obtendo assim feedback dos mesmos referente aos produtos comercializados, visando garantir que os processos de qualidade vigentes estejam constantemente atualizados.

3.3 Projeto relacionado a organização do trabalho implantando princípios da Ergonomia

Apresente o tema (conceitos, vantagens e desvantagens)

A ergonomia ocupa-se primariamente dos aspectos fisiológicos do projeto de trabalho, isto é, com o corpo humano e como ele ajusta-se ao ambiente. Isso envolve dois aspectos. Primeiro, como uma pessoa relaciona-se com as condições ambientais de sua área de trabalho imediata. Com isso, queremos dizer a temperatura, a iluminação, o barulho ambiente etc. Segundo, como a pessoa interage com os aspectos físicos de seu local de trabalho, o que inclui mesas, cadeiras, escrivaninhas, máquinas, computadores. (SLACK et al., 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (436.1 Kb)   docx (379.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com