TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Projeto Integardado

Por:   •  2/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 10

        Hoje diversidade não está relacionada apenas na inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência, e sim, a questões mais fortes, ricas e amplas, que chegou junto a globalização.

Diversidade, pode ser entendida como o conjunto de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social, essas diferenças são expressas através da nossa diversidade de linguagem, diversidade cultural, biológica, étnica, religiosa dentre outras, como dito, falar sobre diversidade,  

É essencial além de, fomentar a importância, praticar a diversidade e inclusão nas organizações, assim, assegura-se que todos façam parte da organização em sua plenitude e contribuam para o resultado final.

Nas organizações um bom plano de diversidade é criar oportunidades iguais para todos, onde, teremos uma riqueza de pensamentos, inovações e estratégias diferenciadas, trazendo uma visão mais alternativa e enriquecendo com mais experiências.

Na Multmotores não há tanta prática de diversidade e sim ações mais voltadas para acessibilidade, como ressaltamos diversidade vai além disso, porém devido tratar-se de uma organização que presta serviços manuais encontra-se dificuldade em inserir pessoas com dificuldades motoras e visuais.

Como sugestão de melhoria contínua embora a empresa em questão não atinja a cota necessária para à prática da Diversidade e Inclusão, já existe um movimento interno buscando uma estrutura que atenda às necessidades para a implementação deste programa social, algumas ações existentes na organização:

  • Existem rampas de acesso facilitando a locomoção de portadores de deficiência físicas;
  • Oportunidade de alocar na área administrativa, portadores de síndrome de Down;
  • Capacitação dos gestores por um órgão Governamental seguido de acompanhamento para uma melhor compreensão do assunto,

Tendo isso em vista, criamos um plano, voltado a pequenas ações de diversidade, onde acreditamos que a organização conseguirá colher bons frutos, pois cada vez mais organizações com políticas de diversidade são mais inovadoras.

  • Entender a necessidade

O princípio de tudo, deve iniciar com entendimento da empresa, principalmente dos altos cargos, de qual a necessidade e a importância da diversidade, a Multimotores entende e busca atuar fortemente a tal questão.

  • Desenvolver Políticas de RH inclusiva

A partir disso, desenvolver políticas de RH inclusiva, ou seja, o Recursos Humanos da empresa, deve ter conhecimentos, habilidades a partir da alta direção, ou seja, devem estar preparados para questões da diversidade, assegurando assim, respeito entre todos e promover um ambiente de trabalho que seja ideal para todos.

  • Recrutamento e Seleção,

Com a melhora desse programa, poderia deixar suas vagas mais claras e de fácil acesso para todos, tais como: Trabalhe Conosco na home do site, Linkedin.

  • Programa PCD para contratações

Recursos Humanos preparado, a empresa poderá melhorar o seu programa de PCD, como dito anteriormente, apesar de não contemplar a “cota” de funcionários, a Multimotores, reconhece e já busca a contratação de Pessoas com Deficiência.

Devido a sua dificuldade de contratação de pessoas PCD, devido a ser um trabalho “braçal”, uma solução ou um recurso, passar a inserir e disponibilizar vagas para colaboradores em áreas administrativas, comercial e até mesmo o departamento de marketing, onde requer maior concentração e não habilidades manuais.

  • Processos Seletivos

Promover processos seletivos mais justos para que considere os aspectos profissionais de cada indivíduo e entenda que, peculiaridades são fortalezas. Como exemplo, a Seleção às Cegas - método de recrutamento, que atraia os talentos por aquilo que ele tem a oferecer a empresa, promovendo assim a diversidade, e diminua a chance de que recrutadores consciente ou inconscientemente por preconceitos ou por falta de foco em seus aspectos profissionais

  • Treinamento e Desenvolvimento da força de trabalho

Criar e redesenhar atuais capacitações, treinamentos e desenvolvimento, tanto para os novos colaboradores quanto os atuais, criando assim, uma nova cultura desde o ínicio.

Trabalhar fortemente em capacitação para ampliar conhecimento e prepará-los para desenvolver suas futuras e atuais atividades, onde consequentemente a empresa obterá mais resultados.

  • Monitoramento

        Função do Recursos Humanos, monitorar e acompanhar os frutos que estão sendo obtidos com tal política.

  • Desenvolver um projeto de Cultura Organizacional com foco na diversidade

        Fundamental para que a organização que estejam alinhados com plano de negócio da empresa, e assim crie valores que sejam adotados e seguidos pelos colaboradores. Valores esses desde, layout do ambiente de trabalho, gestão justa de cargos e salários, promovendo assim oportunidades a todos.

Sendo assim, quanto mais diversa for a equipe, maior será o número de ponto de vista, os debates mais ricos e as soluções propostas serão mais diversificadas, flexíveis e de maior impacto. Além disso, a forma como a organização integra seus participantes, acompanha e desenvolve, faz com que ela cumpra não somente uma cota, mas sim, um papel social e consequentemente torna-se uma organização cada vez mais inovadora.

A diversidade promove benefícios, como inovação, criatividade e engajamento. O reconhecimento aos profissionais faz com que se sintam mais motivados a darem o melhor de si e é de extrama importância ressaltar que, a “diferença” de cada profissional nada mais é do que a sua fortaleza.


CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

A companhia escolhida costuma inovar em sua forma de atrair novos negócios?

INTRODUÇÃO

Criatividade e inovação como sabemos são conceitos inteiramente ligados, porém completamente diferentes. A criatividade é semente da inovação, e quando esses recursos são bem utilizados junto aos recursos intelectuais de sua equipe tornam-se um diferencial competitivo, com isso, as organizações tendem a inovar em seus processos, produtos, métodos e até mesmo em formas de gestão. [INTRODUÇÃO]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (384 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com