TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho SIG Sistemas de Informações Gerenciais Análise da Cadeia de Valor

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será mostrado como é feita e a importância da Análise da Cadeia de Valor e dos três processos que a constituem.

DESENVOLVIMENTO

A primeira etapa da Análise da Cadeia de Valor é feita pela análise de atividade onde se separa todas as atividades envolvidas com o produto ou serviço, desde a compra da matéria prima até o produto ou serviço ser entregue. Nessa etapa se analisa todas as atividades primárias, e também as de apoio, sendo as primárias, logística interna, operações, logística externa, marketing e vendas. Enquanto as de apoio são mais distintas, especificas de cada negócio, mas que de uma maneira mais genérica são separadas em quatro categorias: Aquisição, desenvolvimento de tecnologia, gerência de recursos humanos e infra-estrutura. Resumindo é uma análise de todo o caminho que um produto ou serviço faz.

A segunda etapa é a análise de valor. A partir do momento que são identificadas as atividades envolvidas com o produto ou serviço, é necessário saber quais realmente agregam valor, e é nessa hora que entra a análise de valor. Com ela é possível identificar quais partes do processo produtivo acrescentam e quais não uma importância ao negócio, e então é planejado o que se deveria fazer para conseguir agregar o maior valor a cada uma dessas partes.

No último passo da cadeia de valor, que é a avaliação e planejamento é onde a tarefa é concluída, onde se avalia o que realmente vale a pena fazer do que foi constado na análise de valor para conseguir a melhor possível agregação de valor, avaliando o que seus clientes realmente procuram quando adquirem seus produtos e serviços e planejando como irá colocar em prática. Também é interessante usar de outra ferramenta nessa hora, o Benchmarking, ele possibilita ver o que outras empresas concorrentes estão fazendo de certo, e copiar. Se tudo tiver sido feito certo, terá sido feito um planejamento que irá agregar um bom valor ao produto ou serviço.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A análise da cadeia de valor bem executada é muito importante para quem quer ter uma vantagem competitiva e não ficar atrás de seus concorrentes aumentando assim o valor de sua empresa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LAUDON Kenneth; LAUDON Jane. Sistemas de Informações Gerenciais. 9ª Ed. São Paulo: Pearson, 2011.

Cadeia de Valor. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_de_valor>. Acesso em: 31 agosto 2014.

PERIARD Gustavo. Cadeia de valor - O que é e pra que serve?. Disponível em: < http://www.sobreadministracao.com/cadeia-de-valor-o-que-e-e-pra-que-serve/>. Acesso em: 31 agosto 2014.

Cadeia de Valor. Disponível em: <http://www.negocianti.com/index.php/produtos-e-servicos/cadeia-de-valor>. Acesso em: 31 agosto 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com