TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sistema De Informações Gerenciais

Dissertações: Trabalho De Sistema De Informações Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  4.821 Palavras (20 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

1. Introdução

2. O que são aplicativos móveis

3. Porque são eficientes ferramentas de marketing

4. Distribuição via AppStore

5. O que os usuários buscam em um aplicativo

6. Diferentes aparelhos e plataformas

7. Windows phone, iOS ou Android: quem leva a melhor?

8. Cases

9. Como promover seu aplicativo

10. Considerações Finais

11. Referencias

1.INTRODUÇÃO

Aplicativos móveis ou aplicações mobile são softwares desenvolvidos para rodar em dispositivos móveis como PDAs, Smartphones ou telefones celulares.

Com os aplicativos mobile você obtém a aplicação, instala, usa e está lá, sempre que precisar, além de ter menos dependência de conexões com a internet e menores custos.

Existem algumas vantagens dos aplicativos em relação aos mobile sites com, por exemplo: O aplicativo possibilita uma melhor utilização de recursos gráficos e de interface, proporcionando um uso mais rápido e agradável para o usuário. Além disso, é possível disponibilizar conteúdo (todo ou parte dele) para ser acessado offline; Pela simples presença do ícone dentro do celular, o aplicativo tem o potencial de criar um vínculo um pouco mais forte e recorrente do usuário com o serviço do que um site móvel marcado nos favoritos do navegador; Nos aplicativos, toda a parte da interface já está ‘instalada’ no celular, o que implica em um tráfego de dados muito menor para se acessar um determinado conteúdo da internet. Ou seja, para grande maioria dos usuários, isso significa um custo bem mais baixo pelo uso do serviço. A implicação prática desta característica varia bastante de acordo com o público-alvo; Para a grande maioria dos games, por conta dos requisitos de mídia e performance, os aplicativos são a única solução viável para implementação.

2.O QUE SÃO APLICATIVOS MÓVEIS

Define-se Aplicativos Móveis como softwares utilizados para funções específicas em dispositivos móveis como celulares e smartphones. Estes programas são instalados e embarcados nos aparelhos, analogamente aos softwares para computadores. São ferramentas que diferem das utilizadas em PCs, não só pela sua tecnologia e plataforma de utilização, mas também pelo contexto da mobilidade, já que os usuários possuem necessidades específicas quando estão em movimento.

Vantagens dos Aplicativos em relação aos Mobile Sites

As formas utilizadas para se disponibilizar um conteúdo rico para o usuário no celular são os aplicativos e os mobile sites. Os aplicativos possuem características que os diferenciam dos mobile sites, e, portanto devem ser consideradas no projeto de ações de mobile marketing. Abaixo algumas de suas vantagens:

Melhor experiência para o usuário: O aplicativo possibilita uma melhor utilização de recursos gráficos e de interface que mobile sites , proporcionando um uso mais rápido e agradável para o usuário. Além disso, é possível disponibilizar conteúdo (todo ou parte dele) para ser acessado de forma offline , sem necessidade de conexão com a Internet.

Share of hardware: Pela simples presença do ícone dentro do celular e pela utilização recorrente do aplicativo, a marca adquire potencial para criar um vínculo mais forte com o usuário através de seu aparelho, objeto bastante pessoal e quase inseparável.

Menor custo de acesso: Nos aplicativos, toda a parte da interface já está “instalada” no celular, o que implica em um tráfego de dados muito menor para se acessar um determinado conteúdo da Internet. Ou seja, para grande maioria dos usuários, isso significa um custo bem mais baixo pelo uso do serviço.Os aplicativos possibilitam a utilização de recursos nativos do aparelho (câmera, GPS, Bluetooth, agenda, etc.). Para os casos em que essas funcionalidades são essenciais, fazer um aplicativo ainda é a única alternativa.

Possibilidade de venda ou micro-pagamentos: Com o sucesso da App Store da Apple e o surgimento das lojas de outros fabricantes, vender aplicativos tornou-se uma opção mais concreta para algumas empresas. Além disso, dependendo do tipo de negócio ou serviço, é possível para uma marca vender bens, conteúdos ou acesso premium através de micro-pagamentos dentro dos aplicativos.

Mobile games: Para a grande maioria dos games, por conta dos requisitos de mídia e performance, os aplicativos são a única solução viável para implementação. Entretanto, vale ressaltar que a produção de um game para mobile marketing ainda possui um custo bastante elevado se comparado a outros tipos de aplicativos, já que é necessária a produção de em diferentes versões para diferentes aparelhos ( porting ).

Desvantagens dos Aplicativos em relação aos Mobile Sites

Entretanto, os aplicativos não apresentam somente características positivas se comparados aos mobile sites. Abaixo algumas de suas desvantagens:

Distribuição: Os aplicativos necessitam de instalação por parte do usuário, o que dificulta a adoção inicial para quem ainda não está acostumado. Por outro lado, podem ser criados mobile sites destinados somente para o download do aplicativo, e então ter o endereço promovido em outras mídias da mesma forma que sites e mobile sites convencionais. Os aplicativos ainda podem ser distribuídos gratuitamente em ações presenciais através de Bluetooth, e através das lojas de aplicativos.

Atualização de versões e informações: Para cada alteração na estrutura ou conteúdo offline do aplicativo, o usuário precisa fazer uma nova instalação da nova versão. Além de ser um processo trabalhoso, por vezes é difícil informá-lo de que há uma nova versão disponível do aplicativo.

Diferentes plataformas: A variedade de fabricantes e plataformas de desenvolvimento faz com que criar um aplicativo que funcione em todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com