TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Segunda Guerra Mundial

Por:   •  4/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  34.154 Palavras (137 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 137
  1. Pergunta 1

0/0

O desenho universal está baseado em princípios de igualdade para todos os indivíduos, sem discriminação e, se possível, deve passar despercebido (DORNELES; ZAMPIERI; BINS ELY, 2014). O livro The design universal file apresenta sete princípios para o planejamento de produtos e ambientes. Esses princípios estão relacionados a algumas exigências que devem ser cumpridas em projetos a fim de assegurar que a usabilidade do produto ou ambiente seja estendida a usuários em condições diversas (SOUZA, 2021).

Sobre o livro The design universal file (1998), assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome de um dos seus autores.

Ocultar opções de resposta 

  1. [pic 1]

Ronald L. Mace

Resposta correta

  1. Pergunta 2

0/0

Após a Segunda Guerra Mundial, principalmente a partir dos anos de 1960, a conscientização mundial sobre os direitos de cidadania das pessoas com algum tipo de deficiência foi ampliada, trazendo à tona as discussões sobre a participação irrestrita das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida social. É nesse contexto que acontece a utilização do termo Universal Design pela primeira vez.

Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I.  A década de 1980 passa a ser considerada como a década da pessoa com deficiência.

II.  O ano de 1981 foi adotado pela ONU, como o Ano Internacional das Pessoas Deficientes pelas Nações Unidas.

III.  Em 1982, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou o Programa de Ação Mundial (PAM) para as Pessoas com Deficiência, com a finalidade de promover medidas eficazes para a prevenção da deficiência e para a reabilitação e a realização dos objetivos de igualdade e participação plena das pessoas deficientes na sociedade.

Ocultar opções de resposta 

  1. [pic 2]

Todas as afirmativas estão corretas 

Resposta correta

  1. Pergunta 3

0/0

Trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecte os ambientes externos ou internos de espaços e edificações, e que possa ser utilizado de forma autônoma e segura por todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiência e mobilidade reduzida, podendo incorporar estacionamentos, calçadas rebaixadas, faixas de travessia de pedestres, pisos, corredores, escadas e rampas, entre outros. 

De acordo com os conceitos e definições que estudamos na nossa disciplina, a que se refere o texto acima? Assinale a alternativa correta.

Ocultar opções de resposta 

  1. [pic 3]

Rota acessível.

Resposta correta

  1. Pergunta 4

0/0

Produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. 

De acordo com os conceitos e definições que estudamos na nossa disciplina, a que se refere o texto acima? Assinale a alternativa correta.

Ocultar opções de resposta 

  1. [pic 4]

Tecnologia assistiva.

Resposta correta

  1. Pergunta 5

0/0

Vimos que a década de 1980 foi considerada a década da pessoa com deficiência. Segundo Souza (2021), o termo universal design (desenho universal) foi utilizado pela primeira vez em 1985, pelo arquiteto americano Ronald L. Mace (1941-1998). Com base no pensamento de Mace, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I.  Mace associava o desenho universal ao surgimento de uma nova ciência.

II.  Mace associava o desenho universal ao surgimento de um novo estilo.

III.  Mace acreditava que esse era o surgimento de uma percepção da necessidade de aproximarmos as coisas que projetamos e produzimos, tornando-as utilizáveis por todas as pessoas.

Ocultar opções de resposta 

  1. [pic 5]

Apenas a III está correta

Resposta correta

  1. Pergunta 6

0/0

Trajeto contínuo, devidamente protegido, constituído por portas, corredores, antecâmaras, passagens externas, balcões, vestíbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de saída ou combinações destes, a ser percorrido pelo usuário, em caso de sinistro de qualquer ponto da edificação, até atingir uma área segura.

De acordo com os conceitos e definições que constam na NBR 9050/20, a que se refere o texto acima? Assinale a alternativa correta.

Ocultar opções de resposta 

  1. [pic 6]

Rota de Fuga.

Resposta correta

  1. Pergunta 7

0/0

O assento adequado à pessoa obesa (P.O.) também é contemplado na NBR 9050/20, que apresenta dimensões de referência entre outras orientações. De acordo com a norma, qual a medida mínima a ser considerada para a largura dos assentos para pessoas obesas? 

Ocultar opções de resposta 

  1. [pic 7]

0,75m.

Resposta correta

  1. Pergunta 8

0/0

Guia de balizamento é um elemento edificado ou instalado junto aos limites laterais das superfícies de piso, destinado a definir claramente os limites da área de circulação de pedestres. Trata-se de um elemento de grande importância para a autonomia da pessoa cega ou com baixa visão. A guia de balizamento pode ser de alvenaria ou outro material alternativo, com a mesma finalidade.

Segundo a NBR 9050/20, qual a altura mínima de uma guia de balizamento?

Ocultar opções de resposta 

  1. [pic 8]

5cm 

Resposta correta

  1. Pergunta 9

0/0

Para Kowaltowsky (2011), a acessibilidade está inserida na aplicação dos conceitos de desenho universal e ambos representam requisitos fundamentais para a vivência de um indivíduo em um ambiente público ou privado. 

Os sete princípios do desenho universal foram definidos e adotados mundialmente para planejamentos e obras, influenciando a prática projetual até os dias de hoje. 

Sobre esse assunto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta corretamente os sete princípios do desenho universal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (85.4 Kb)   pdf (266.8 Kb)   docx (542.8 Kb)  
Continuar por mais 136 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com