TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Supervisionado Apresentado à disciplina de Psicologia e Comportamento Organizacional

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  1.793 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA - UNICARIOCA

Curso de Administração

ATIVIDADE SUPERVISIONADA

Wander Oliveira

Rio de Janeiro

2015

Wander Oliveira

ATIVIDADE SUPERVISIONADA

Trabalho supervisionado apresentado à disciplina de Psicologia e Comportamento Organizacional do Curso de Administração da UNICARIOCA como requisito para aprovação na mesma 

Orientador: Alexandre Fernandes Ferreira

Rio de Janeiro

2015

(AVALIAÇÃO II)

Era uma vez um granjeiro que criava galinhas. Era um granjeiro incomum, intelectual e progressista. Estudou administração para que sua granja funcionasse cientificamente. Não satisfeito, doutorou-se em criação de galinhas. No curso de administração aprendeu que em um negócio o essencial é a produtividade. O improdutivo dá prejuízo; deve, portanto, ser eliminado. Aplicado à criação de galinhas, o princípio se traduz assim: Galinha que não bota ovo, não vale a ração que come. Não pode ocupar espaço no galinheiro. Logo, deve ser transformada em cubinhos de caldo de galinha. Para garantir a qualidade total de sua granja, o granjeiro estabeleceu um rigoroso sistema de controle da produtividade. Produtividade de galinhas é um conceito matemático que se obtém dividindo o número de ovos botados pela unidade de tempo escolhida. Galinhas cujos índices de produtividade fossem iguais ou superiores a 250 ovos por ano podiam continuar a viver na granja como galinhas poedeiras. O granjeiro estabeleceu inclusive um sistema de mérito galináceo: As galinhas que botavam mais ovos recebiam mais ração. As galinhas cuja produtividade fosse igual ou inferior a 249 ovos por ano não tinham mérito algum e eram transformadas em cubinhos de caldo de galinha. Porém, conviviam com as galinhas poedeiras, galináceos peculiares que se caracterizavam por um hábito curioso. Em intervalos regulares e sem razão aparente, esticavam os pescoços, abriam os bicos e emitiam um ruído estridente. Ato contínuo, subiam nas costas das galinhas, seguram-nas pelas cristas com o bico e as obrigavam a se agachar. Consultados os relatórios de produtividade, o granjeiro verificou que isso era tudo o que os galos – esse era o nome daquelas aves – faziam. Ovos, mesmo, nunca em toda história da granja nenhum deles havia botado. O granjeiro lembrou-se das lições que aprendera na escola e ordenou que todos os galos fossem transformados em cubinhos. As galinhas continuavam a botar os ovos como sempre haviam botado: Os números escritos nos relatórios não deixavam margens de dúvidas. Mas, uma coisa estranha começou a acontecer. Antes, os ovos eram colocados em chocadeiras: Ao final de 21 dias, quebravam-se e de dentro deles saiam pintinhos vivos. Agora, os ovos das mesmas galinhas, depois de 21 dias, não se quebravam. Ficavam lá, inertes. Deles não saíam pintinho. Se ali continuassem por muito tempo, estourariam e, de dentro deles sairia um cheiro de coisa podre. Coisa morta. Aí o granjeiro científico aprendeu duas coisas: Primeiro o que importa não é a quantidade dos ovos, é o que tem dentro deles. A forma dos ovos é enganosa. Muitos ovos lisinhos por fora são podres por dentro. Segundo, há coisas de valor superior aos ovos que não podem ser medidas por números. Coisas sem as quais os ovos são coisas mortas. (ALVES, Rubens. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Ed. Loyola, 2001).

A partir do texto acima disserte sobre o Modelo Básico do Comportamento Organizacional, explicitando as diferenças entre a Era Industrial e a Era do Conhecimento.

Dentro do Modelo do Comportamento Organizacional o granjeiro não obteve sucesso em sua cria de galinhas, pois utilizou poucos conhecimentos necessários para uma boa administração. O granjeito ficou mais focado em obter lucro (Era Industrial) com as seguintes características: poder hierárquico, obediência, controle, centralização, foco na disciplina, entre outros. Atualmente as organizações preocupam-se com o indivíduo, o grupo e o sistema organizacional. O comportamento individual das pessoas é um aspecto importante nas organizações, ele se caracteriza pelas diferenças individuais e de personalidade. Assim as pessoas tem muitas coisas em comum, mas também muitas diferentes, conhecer dimensões de personalidade dos colaboradores (Era do Conhecimento) e/ ou dos subordinados (Era Industrial) tais como introversão/ extroversão auxiliam os executivos com relato ao respeito, a diversidade, a compreender as dificuldades pessoais dos colaboradores, a traçar planos de treinamentos para estimulá-los e a alocá-los em funções compatíveis com suas características. Nesse sentido, as atitudes são afirmações avaliadoras em relação aos objetos pessoais e eventos. Elas são determinantes do comportamento, pois estão relacionadas com percepção, personalidade, aprendizagem e motivação.

O granjeiro possuía diversidade porque tinha uma variedade de galinhas, porém algumas botavam ovos e outras não (galos). Os valores nos ajudam a compreender as atitudes, comportamentos e motivações em diferentes culturas, influenciam nossa percepção sobre o mundo, dando-nos interpretações do que é certo ou errado e a ideia dos comportamentos preferíveis. As galinhas não tinham satisfação, pois funcionários satisfeitos mostram mais disposição em engajar-se em atividades que ultrapassam as expectativas, quando são tratados de forma justa, confiam na organização e aumentam a satisfação dos clientes porque são mais amáveis, alegres e atenciosos, deixam menos o emprego construindo relacionamentos mais duradouros e cidadania organizacional. As organizações são constituídas de pessoas que tem sentimentos, englobando uma variedade de sensações que essas pessoas experimentam, tem emoções que são sentimentos intensos e não possuem um estímulo contextual. A personalidade de um indivíduo, é a combinação dos traços que utilizamos para descreve-los. O granjeiro não utilizou a sua percepção, processo pelo qual os indivíduos organizam e interpletam suas impressões sensoriais e tem como finalidade dar sentido a seu ambiente, o mesmo não percebeu o que acontecia com as galinhas e acabou não tendo um resultado satisfatório, tomou uma decisão que se caracteriza pela limitação da racionalidade, pelos erros humanamente comuns e pelo uso da intuição precipitada que foi eliminar os galos. A motivação, processo psicológico básico, responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de um determinado objetivo, existia mas não foi realizada corretamente, as galinhas que produziam mais se alimentavam, porém não foi  o suficiente, assim a insatisfação foi grande.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (298.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com