TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unopar Gerenciamento de riscos

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalho Unopar

Gerenciamento de riscos :

A palavra risco geralmente está associada a fatos que nos fazem perder algo, ou pelo menos a fatos que podem incorrer perdas ou ganhos.

No gerenciamento de riscos em projetos trata principalmente, de antecipar situações indesejadas e preza pela escolha das melhores decisões para mitigar resultados negativos.

“O risco é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer terá efeito positivo ou negativo pelo menos sobre um objetivo do projeto, como tempo, custo, âmbito ou qualidade” (PMBOK, 2008, p. 226).

Os riscos podem ser positivos ou negativos .Os positivos são considerados como oportunidades  , e o negativos  sãon considerados como  dificuldadades.

Os riscos podem   ser  classificado por categorias :

- Riscos organizacionais  ou de negócios : estão diretamente ligados  ao projeto , são fatores que podem impactar no aumento dos custos e do tempo para a conclusão do projeto .

Riscos técnicos : estão relacionadas a qualidade do produto ou serviço a ser desenvolvido . Envolvem problemas de design , implementação , interface , verificações e manutenção .

Riscos externos : tais como mudanças legais ou de regulamentações ambientais , questões trabalhistas , mudanças de prioridades do responsável riscos rurais e de clima .

Escopo:

A definição de um escopo , idependente da natureza de um projeto  e um dos pontos mais importantes da fase inicial do projeto .

O escopo defini as atividades que são necessárias  e quando  elas devem acontecer ao longo do projeto , de forma  que a interpretação das ativodades  propicie atingir um objetivo  em um determinado período  de tempo

As razoes pelas quais muitos projetos fracassam , estão em grande maioia relacionadas  a falha de planejamento e gerenciamento do escopo, pois  muitos não se atenta  a pelo menos um dos pontos determinantes do projeto , como .

- planejamento  do escopo

- definição do escopo

- verificação do escopo

-  controle do escopo

Não se pode confundir o escopo do produto   com o escopo do projeto , pois o escopo do produto são as características ou funções que descrevem um produto, serviço ou resultado , enquanto , o escopo do projeto  e o trabalho  que precisa ser realizado para entregar um produto , serviço  ou resultado  especifico com as características  e funções especificadas .

Durante o planejamento , o escopo deve ser definido  e descrito mais especificamente  porque se conhecem mais informações sobre o projeto.

A definição do escopo de um projeto  e desenvolvida  a partir das principais entregas , premissias e restrições . As necessidades , desejos  e expectativas das partes interassadas  são analisados  e convertidos  em requisitos . As premissas e restrições conforme necessário .

A principal técnica         para definição do escopo  e a Estrutura Analitica de Projeto  (EAP)  que tem como objetivo  principal  definir  e controlar  os trabalhos  a serem realizados  pelo projeto  , de modo   a garantir  que o produto  ou serviço  desejado seja obtido por meio da menor quantidade possível de trabalho , sem abandonar  nenhuma premissa estabelecida no objetivo do projeto .

EAP é a sigla para Estrutura Analítica do Projeto, um recurso que tem como principal objetivo a divisão do projeto em partes menores (também chamadas tarefas ou pacotes de trabalho) e, consequentemente, mais fáceis de serem entendidas e gerenciadas.        

Fornecedores:

Todo projeto inclui processos de compras , aquisição  de produtos , serviços equipamentos ou resultados fora da equipi do projeto para realizar um determinado trabalho .

Quando e iniciado um projeto  o gestor  deve tentar identificar os fornecedores  mais apropriados , examinando listas ecatalagos comerciais , telefonando para outras empresas em busca de recomendações , participando de feiras e congressos  e buscando publicações sobre os produtos e  fornecedores .

A gestão da cadeia de fornecedores ou gestão de aquisições tem como objeto garantir a aquisição de bens e serviços  dentro das conformidades estabelecidas , como : prazo , qualidade e custos determinados .

Na gestaõa de aquisições  e importante identificar  e certificar  ponteciais fornecedores  , definir politicas de compras  e contratações de  serviços , assim como monitorar  as praticas de mercado para possíveis mudanças ou alterações .Pode ser composta ou distribuída da seguinte forma :

- Planejamento das aquisições

- Obtenção de propostas

- Seleção de fornecedores

- Administração dos contratos

- Encerramento do contrato

Planejamento das compras

O processo de  planejamento de compras , aquisições e contratações  e o momento em que são identificadas as necessidades do projeto , quais equipamentos  e serviços são necessários e o que pode melhorar e facilitar o desenvolvimento do projeto .

O planejamento das aquisições no projeto envolve as consiearações de como, onde , quanto, o que  e quando um equipamento sera adquirido ou um serviço contratado .

O cronograma do projeto pode influenciar o processo de compra ou aquisição de um equipamento  ou produto , uma vez que vezes , a decisão de fazer ou comprar algo e tomada durante o planejamento de compras  e aquisições .

- Obtenção de propostas

O processo de cotação de fornecedores e solicitação  de propostas possibilita ao comprador escolher qual dos fornecedores tem melhor conjunto , ou seja , qual dos fornecedores atende mais requisitos de relevância  no processo de decisão de contratação .

- Seleção de fornecedores

Em projetos a  escolha do fornecedor se deve em consequência dos atributos  que a organização deseja encotrar .

Muitos fatores podem ser avaliados no processo de decisão de seleção de fornecedores  , como por exemplo preço ou custo .

Há também diversas ferramentas de seleção de fornecedores que podem auxiliar no processo de decisão :

- Sistema de ponderação : método de quantificação de dados qualitativos

- Estimativas independentes: a organização contratante pode preparar suas próprias estimativas , independetes dos custos para verificação dos preços propostos pelos possíveis fornecedores .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (219.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com