TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho academico

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 3

2- DESENVOLVIMENTO 4

3.0 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 - INTRODUÇÃO

Na atualidade é fundamental que uma organização tenha qualidade administrativa, na qual o gestor possui boa visão de mercado sendo possível elaborar com precisão um planejamento organizado, controlado, liderado e empreendido, dessa forma construindo boas estruturas, tornando sua organização, uma organização de sucesso.

Tomando como base as disciplinas do 1º semestre de Logística que são: Introdução à Administração e Economia, Sistema de Informação, Ética, Política e Sociedade, Plano de Negócios e Empreendedorismo. Tem como objetivos gerais:

- Variáveis macroeconômicas que afetam o segmento logístico.

- Explicar sobre o sistema ERP como fonte de informação.

-Evidenciar a importância da Ética e da moral na sociedade econômica.

-Identificar características empreendedoras.

-Análise e estudo de mercado com intuito de melhorar as oportunidades de negócio.

- Plano de marketing.

Com base nas pesquisas feitas em livros, web aulas e slides disponibilizados pela UNOPAR foi possível a contextualização dos temas, dados pelas análises qualitativas, quantitativas e considerações gerais.

2- DESENVOLVIMENTO

PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS

A primeira escola do pensamento administrativo foi a Administração Científica, e teve como principal nome Frederick W. Taylor. A administração científica tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade e a redução de custos de produção, com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/beneficio as empresas.

Taylor focou nas funções e ações, sendo conhecido pela objetivação e pela racionalização do trabalho no nível operacional. Seu foco estava nos resultados, uma forma de gestão que fizesse com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo. Ele observou que a gestão na época continha muita falha, entre elas: a falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores, e a forma de remuneração utilizada nas empresas.

Em um estudo chamado Shop Managemente, Taylor divulgou a proposta de sua filosofia, que partia de quatro princípios:

1º - O objetivo da boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos de produção.

2º - Com esse objetivo, a administração deveria aplicar métodos de pesquisas para determinar a melhor maneira de executar tarefas.

3º - Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis.

4º Deveria haver uma atmosfera íntima e cordial cooperação entre a administração e os trabalhadores para garantir um ambiente psicológico favorável a aplicação desses princípios.

As organizações contemporâneas passam a utilizar novas diretrizes para conquistar o melhor de seus resultados. Novas estruturas, processos e programa como qualidade total, melhoria contínua, a participação em lucros (PLR) e a concepção que as pessoas são a principal capital das empresas. O empregado é visto como colaborador participativo, profissional com habilidades, competências, responsabilidades e parte fundamental para o bom desempenho da produtividade.

Já, Max Weber foi o primeiro teórico da abordagem de estruturalista, acreditava que a burocracia era a organização é racional quando é eficiente.

A burocracia, em qualquer organização, era estabelecida seguindo o principio da hierarquia, entre superiores e subordinados que eram preenchidos por cargos de direção e chefia e cargos subalternos. A avaliação e a seleção dos funcionários eram feitas em função da competência técnica, daí a exigência de exames, concursos e diplomas como instrumentos de base à admissão e promoção.

O funcionamento burocrático era uma peça de uma maquina esperando – se dele um comportamento formal, de forma a cumprir com exatidão as tarefas e função que lhe eram destinadas. O funcionário recebia um salário pelo seu cargo e não por aquilo que produzia. O desempenho de cada cargo por parte dos funcionários burocráticos pressupõe uma grande especialização na execução da suas tarefas e trabalho.

Nesse sentido, percebe - se também que a junção das ideias principais das diversas teorias contribui para o melhor desempenho das atividades produtivas e administrativas, das relações pessoais e conquista da máxima eficiência nas empresas.

Variáveis Macroeconômicas

A macroeconomia é uma imagem agregada de todo um ambiente econômico, como a economia de um país. Ele inclui dados sobre as atividades de propriedade, incluindo os gastos do consumidor e as taxas de contratação de empregados por empresas do setor privado. As variáveis que influenciam o segmento logístico são:

Taxa de juros: o aumento da taxa de juros encarece os empréstimos, afetando negativamente o investimento, que, por sua vez, vai afetar o emprego a renda e, finalmente, o consumo.

Taxa de cambio: define o custo médio em US$ de nosso valor agregado (trabalho) e, conseqüentemente, a demanda por este trabalho. Esta demanda é composta pela demanda externa (exportações) e interna (consumo brasileiro).

Inflação: A inflação é responsável por diversas distorções na economia. Distorções na Distribuição de Renda, na Balança de Pagamentos (inflação interna maior que a externa causa encarecimento do produto nacional com relação ao importado o que provoca aumento nas importações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com