TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho atps

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

-Relatório com informações contidas na leitura do artigo “O processo de negociação nas organizações num contexto atual”

Na leitura do artigo, com o tema “O processo de negociação nas organizações num contexto atual”, nos permite adquirir conhecimento no que se envolve o assunto de negociação.

Foi possível entender que a negociação esta presente em todos os departamentos da empresa, e se torna um fator importante, por ser uma competência essencial para alcançar os objetivos.

A negociação possui três variáveis:

  • Poder que demonstra autoridade, controle da situação, superioridade. O poder só será positivo na negociação se for usado dentro dos limites. Essa variável é subdividida em poderes pessoais onde o individuo demonstra atitude, persistência e capacidade de persuadir. O outro poder é o circunstancial, onde o individuo possui especialidade no assunto, a posição do investimento e da concorrência.
  • Tempo deve-se observar o tempo pra resolução do acordo ele torna-se ponto de apoio, e quem dominar melhor esta variável tem grande chances de ter um resultado melhor na negociação.
  • Informação o negociador deve se informar sobre o assunto em questão e se preparar nos argumentos e passar segurança e domínio durante a negociação.

A negociação também possui três etapas do seu inicio até o fim, sendo elas:

  • Analise consiste em colher informações identificar os interesses das partes envolvidas e verificar critérios para chegar a um acordo.
  • Planejar encontrar ideias e decidir do que fazer, saber lidar com os problemas, quais interesses a serem atingidos, como gerar opções adicionais.
  • Discussões é o momento que as partes se comunicam para definir um possível acordo. É nesse momento que é possível perceber as diferenças das percepções, frustrações, raiva e dificuldade de se comunicarem.

Para isso é necessário, manter o foco, no objetivo, separar as pessoas do problema, concentrar-se nos interesses e buscar alternativas de ganhos mútuos e criar critérios claros.

A preparação é a chave de uma negociação bem sucedida, para isso é necessário ter a capacidade de auto avaliar  a outra parte envolvida e avaliar a situação.

No artigo foi destacado dois tipos de negociações a competitiva e a cooperativa.

Negociação competitiva envolve um processo de forças onde o emocional diante de um clima tenso, pode levar ao desiquilíbrio chegando até a agressividade, portanto neste tipo de negociação é fundamental o controle emocional. Esse tipo de negociação envolve três etapas:

  • Preparação coletar informações e criar estratégias;
  • Abertura criar um ambiente tranquilo, criando uma relação de harmonia e confiança;
  • Teste analisa a outra parte envolvida.

Negociação cooperativa as partes envolvidas chegam num acordo que irá favorecer ambas as partes, e ela possui três fases:

  • Abertura- proporcionar um clima mais harmonioso, afim de criar um relacionamento de afinidade;
  • Ciclo da Cooperação- neste ciclo o senso justiça se faz presente, as informações são trocadas de forma legítima e o clima de empatia;
  • Fechamento- A solução do problema surge de forma natural.

Qualquer que seja o tipo de negociação utilizada deve ser levado em conta que, quem a conduz são pessoas que possuem valores, opiniões, e emoções diferentes.

-Negociação entre a empresa Home Building Ltda. com o Sindicato represente dos trabalhadores.

Participantes: Gerente, Diretor, Recursos Humanos, Jurídico da empresa e o Sindicato da classe.

Pauta da Reunião: Aumento salarial, Participação nos Lucros  e a inclusão de convênio médico e odontológico.

        

-Fase antes da Negociação-Analise

O Gerente, juntamente com o Recursos Humanos da empresa, farão a analise dos pontos reivindicados:

  • Aumento Salarial- Fazer o levantamento dos salários atuais, e compará-los com a média paga no mercado, com o objetivo de colher informações e identificar se realmente os salários oferecidos são compatíveis com o praticado no mercado.

  • Participação nos Lucros- Identificar a possibilidade da inclusão deste benefício, observando o impacto financeiro na empresa, após essa analise definir que método que será utilizado, se por metas ou valor fixo independente de cargo e salário.

  • Convênio Médico e Odontológico- Buscar cotações no mercado, que geralmente os planos cooperativos oferecem valores atrativos, por se tratar de um número considerável de conveniados, considerando que a empresa possui 100 funcionários.

Após esse levantamento, é necessário transmitir as informações obtidas para a Diretoria, que normalmente estará preocupada com a hipótese de greve, que afetará os prazos com o cliente.

É importante que o Gerente e os Recursos Humanos se comunicam de forma clara e consigam demonstrar os benefícios com a implantação e melhora de condições para os colaboradores. O custo com a implantação dos convênios, o ajuste salarial e implantação da Participação dos lucros, poderão ser menores comparados com as consequências que a greve poderá gerar, como atraso na entrega das obras, custo com multas e a insatisfação do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com