TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Sistemas de Armazenagem

Por:   •  4/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FILIPE NOVIS / DIEGO BARRETO

RAFAELA ARAÚJO / RODRIGO CRIZIO

Trabalho da disciplina Sistemas de Armazenagem

Rio de Janeiro

2011

INTRODUÇÃO

A Omega-X foi criada a partir da necessidade local de um operador logístico que oferecesse serviços de armazenamento de produtos congelados e resfriados, de modo a estreitar o relacionamento fornecedor/cliente entre o mercado de outros Estados e o carioca.

A empresa tem como principal meta atender da melhor forma possível cada cliente, por isso se limita a trabalhar com uma quantidade restrita e selecionada de clientes que operam grandes volumes de cargas, dentre eles Kopenhagen, Sadia, Icegurt, etc. Esta estratégia possibilita a empresa adotar um tratamento personalizado para cada cliente, o que acaba se traduzindo em uma simplificação do processo de recebimento e despacho dos produtos de seus parceiros comerciais, destacando a redução de tempo em todas as etapas destas operações.

[pic 2]

Ilustração 1 - Fonte: http://omegax.com.br Acesso em: 12/10/2011 às 19h39min.

Situada no bairro de ??????????, a sede foi estrategicamente instalada de modo a possuir acesso as principais entradas e saídas do Rio de Janeiro, englobando Av. Brasil, rod. Presidente Dutra e linha vermelha, objetivando com isso aperfeiçoar ainda mais o desempenho logístico da empresa junto a sua clientela.

PROCESSOS

  1. Estocagem dos produtos

A Omega-X oferece o serviço de armazenamento de produtos congelados e resfriados em câmaras frigoríficas com temperaturas que atendem as exigências específicas de cada produto, de acordo com a necessidade do cliente.

[pic 3]

Ilustração 2 - Fonte: http://omegax.com.br Acesso em: 12/10/2011 às 19h42min.

[pic 4]

Ilustração 3 - Fonte: http://omegax.com.br Acesso em: 12/10/2011 às 19h42min.

  1. Re-processamento de devoluções
  1. Planejamento de carga e descarga

Não existe bem um planejamento de carga e descarga, devido a sua alta previsibilidade e pelo baixo número de SKUs. O processo ocorre de forma bem simplicada, sendo a descarga na parte do dia, pensando no cliente final e com isso, o carregamento é feito na parte da noite. Devido ao alto nível de serviço que deve ser oferecido aos seus clientes, visto que são poucos e fidelizados, no caso de um pedido extra, este passa a ser um carregamento de prioridade, e com isso, o processo de descarga é interrompido e se dá início ao carregamento do pedido extra.

  1. A entrada e saída de materiais no armazém

O processo de entrada e saída se inicia a partir do recebimento de um e-mail formal do cliente solicitando a saída ou entrada de um determinado produto. Neste e-mail é detalhada a descrição do produto, a quantidade e o destino ou a origem da carga que o operador logístico deverá movimentar naquele momento.

Assim, verifica-se no sistema se há espaço para o armazenamento do volume desejado. Caso haja espaço disponível, o agendamento do descarregamento é feito no mesmo dia, caso não haja é negociado com o cliente o dia que o procedimento será realizado.

No caso, de saída de novos produtos, mantém a política de alto nível de serviço para despachar o produto, mesmo se estiver no momento de entrada de produtos no armazém.

O sistema utilizado é o WMS da Ais, que é ..........................

ORGANIZAÇÃO

  1. Capacidade estática (armazenamento). Nível de ocupação atual (%). Existe sazonalidade na utilização do espaço? Cp,p a empresa trata disso?

A Omega-X possui uma capacidade de armazenagem de 1018 posições-pallet em seu armazém, distribuídas em modelo aleatório. verificarHoje, a sua ocupação esta em torno de 1023 posições-pallets, cerca de 100,5% da sua ocupação. O excedente, atualmente esta sendo movimentado em racks que podem ser movimentados entres os armazéns refrigerados.

Atualmente, em virtude do forte crescimento de suas operações a empresa vem enfrentando graves problemas de falta de espaço e seus níveis de ocupação em alguns casos chegam a superar 100% da capacidade. Existe um projeto de expansão em andamento no qual será construída uma nova câmara e reformada a área de recepção/expedição, tendo em vista aperfeiçoar o processo de carga e descarga dos caminhões. Também será adotado o sistema de Drive-in, o que ampliará ainda mais a disponibilidade de espaço dos armazéns. Ao fim das obras a empresa terá a sua disposição o dobro da capacidade atual de armazenagem para ofertar a seus clientes.

Propor sugestões para a expansão. Pensar na questão da diminuição do pátio de manobra que já é crítica.

  1. Capacidade dinâmica: capacidade de recebimento e capacidade de expedição. Existe sazonalidade do fluxo de recebimento e expedição. O que a empresa faz para atender as variações de demanda?

Perguntar ao Rodrigo, qual a capacidade de recebimento e capacidade de expedição?

A empresa tem como clientes, empresas de sorvete e Icegurt (uma espécie de sorvete de iogurte), que lá armazenam produtos que por sua natureza sofrem com a forte sazonalidade de seu mercado. Entretanto, o fluxo dessas mercadorias vem aumentando de forma significativa nos últimos anos.

Para lidar com essa demanda, é válido entender primeiramente que a empresa trabalha com contrato de locação do espaço. O cliente da empresa de sorvete paga um quantia tal para ter 100 posições-pallet, caso queira exceder esse espaço paga-se a fração utilizada, sendo respeitado sempre uma tolerância de 10%.

No caso da empresa do Icegurt, esta opta pela locação de uma maior ou menor quantidade de posições pallets conforme sua necessidade. Em virtude disso, esta preferiu adotar o sistema de contrato variável. Por também oferecer esse tipo de contratos aos seus clientes, das 270 posições pallets que a Omega-X dispõe, tem-se 160 posições fixas (pagas por volume de 50 posições pallets), e 110 variáveis. Por quê? Qual seria a melhor política de contrato?

  1. Quais equipamentos utlizados para movimentação dos diversos produtos? São adequados para movimentação?

Porta pallets são usados. Como os produtos são armazenados de acordo com seu recebimento, ou seja, os produtos que são recebidos vão para o pallet mais distante da expedição, seria interessante usar o Pallet com conceito de túnel dinâmico, já que ele garante fluxo e ordem aos produtos, e esse tipo é usado em produtos de alto giro (que é o nosso caso). Desenvolver melhor essa idéia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (286.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com