TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Logística Avançada

Por:   •  14/2/2017  •  Resenha  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

Nome do aluno (a): Otto Luiz do Nascimento

Trabalho da disciplina Logística Avançada,

                                                 Tutor: Prof. Audemir Leuzinger de Queiroz

Jaboatão dos Guararapes/PE

2017


Estudo de Caso : Zara: moda rápida

Zara: da Espanha para o Mundo

      A Inditex era uma varejista espanhola especialista global que desenhava, fabricava, e vendia vestuário, sapatos e acessórios para mulheres, homens e crianças através da Zara e de outras cinco redes ao redor do mundo. Sua sede está localizada na região da Galícia, na ponta noroeste da Espanha, lugar conhecido pela sua tradição no ramo do vestuário. Foi fundada em 1963, por Amancio Ortega, tendo como primeiro nome Confecciones Goa. Já a primeira loja da Zara foi fundada em 1975, desde o início se posicionou como uma loja que vendia roupas de moda de qualidade média com preços acessíveis.

   A Zara era a maior e mais internacionalizada rede da Inditex. Houve investimento na logística de fabricação e TI, e no sistema de telecomunicações. A produção era feita em pequenos lotes, com integração vertical da fabricação dos itens de necessidade mais imediata. Os estilistas da Zara monitoravam continuamente as preferências de seus clientes e faziam encomendas a fornecedores internos e externos. Tanto a produção interna quanto a externa passavam pelo centro de distribuição da Zara, de onde os produtos eram enviados diretamente para as lojas, duas vezes por semana, eliminando a necessidade de depósitos e mantendo os estoques baixos.

  A Zara possui um modelo de negócio baseado na vantagem competitiva que ganha com sua velocidade no abastecimento, e no seu modelo de gesta Just in Time, garantindo assim agilidade no processo de desenvolvimento do produto e fabricação, diferenciando-a da concorrência.

   A Zara tinha seu próprio sistema de distribuição centralizado na Espanha. O Depósito central era considerado um lugar para o qual as mercadorias deveriam ser transferidas, mas não armazenadas. A Grande maioria das roupas não passa mais que algumas horas lá. Remessas feitas duas vezes por semana para cada loja, através de empresas terceirizadas.


  O Objetivo da Zara era oferecer uma grande variedade de novas peças e acessórios de estilo, sapatos, bolsas, echarpes, bijuterias e artigos de toalete e cosméticos por preços relativamente baixos em lojas sofisticadas com localizações nobres  para atrair massas de clientes assíduos e com consciência de moda, em suas lojas há duas coleções por semana e consegue desenhar, produzir, distribuir e vender suas coleções em quatro semanas, enquanto seus competidores demoram vários meses. A Grande vantagem da Inditex em relação aos seus competidores é a capacidade de entender o negócio de moda, segundo o gosto de seus consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com