TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho das tribos

Por:   •  3/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.690 Palavras (15 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

        O trabalho sobre as tribos urbanas tem o intuito de avaliar diversas tribos, e a escolhida pelo nosso grupo foi a tribo dos TATUADORES.

        Achamos que seria interessante entrevistar um tatuador e saber mais sobre ele, o seu trabalho, como ele entrou na tribo, como é fazer parte dos grupos de tatuadores.

        A entrevista foi realizada dia 11 de maio de 2015, com o tatuador Caio, de Embu Guaçu, e quem entrevistou foi a participante do grupo Maria Evania dos Santos.

        O trabalho nos permitirá ver a realidade dos tatuadores, os preconceitos que sofrem ao entrarem no grupo por pessoas tanto da família quanto no grupo de amigos.

        Isso faz com que tenhamos uma visão mais aberta sobre determinadas coisas e possamos entender a realidade do nosso próximo, quem nem sempre é a mesma que a nossa. E que possamos entender o outro lado, antes de julga-los.

        

1.1 História desta tribo

Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião. A finalidade da tatuagem no Egito antigo era vista como uma forma mágica ou médica, como em uma múmia sacerdotisa de 2000 a.C., que foi encontrada com linhas horizontais e paralelas á altura do estomago, que era uma forma de proteção contra a gravidez e doenças.

O registro mais antigo de uma tatuagem é de um cadáver de um homem congelado da idade do Cobre, de 3.300 a.C , descoberto em 1991, que ganhou o nome de Ötzi. Em seu corpo, foi encontradas linhas na região das costas, punhos, joelhos e pés. E após um estudo feito, cientistas acreditam que o povo de Ötzi, utilizavam esses desenhos, como um tratamento médico, que serviria para diminuir a dor.

Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), sendo considerada como uma pratica demoníaca, comumente caracterizando-a como pratica de vandalismo no próprio corpo, afirmando em sua doutrina como maneira de vilipendiar o templo do Espirito Santo, o corpo, levando seus fiéis a uma forma verdadeiramente reta de louvor a Deus.

No inicio do Cristianismo, os cristãos que eram visto com “pessoa do mal”, eles costumavam a tatuar cruzes, peixes, letras do alfabeto grego, as letras IHS, que serviria como uma forma de identificação.  E por muito tempo na era cristã a tatuagens ganhou o significado de marginalidade, pois acreditavam que a tatuagem era associada ao paganismo, demonismo, misticismo, xamanismo, canibalismo, e diversos outros significados. A tatuagem nunca foi aceita, pelos os cristãos que realmente acreditava na palavra de Deus.

A tatuagem antigamente era utilizada para marcar a sua personalidade, tais como do seu nascimento á sua morte, também era usada como uma forma de marcar a transformação de um jovem em guerreiro, sacerdote ou monarca. A tatuagem tinha um valor sagrado na antiguidade, pois quem tivesse as imagens gravadas em seu corpo, teria a proteção divina e definiria a sua alma de forma física e espiritual.

O termo tatuagem, pelo francês tatouage e, por sua vez, do inglês tattoo, tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau  e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.

A tatuagem deixou de ser um símbolo de marginalidade, quando pessoas famosas, começaram a usar em si mesmas. E hoje em dia, ela ganha muita admiração entre jovens, artistas, e todos os tipos de cidadãos, trazendo outro tipo de significado, como uma forma de beleza, com traços mais finos e delicados, com uma expressão individual.

A tatuagem deixou de ser um símbolo de marginalidade, quando pessoas famosas, começaram a usar em si mesmas. E hoje em dia, ela ganha muita admiração entre jovens, artistas, e todos os tipos de cidadãos, trazendo outro tipo de significado, como uma forma de beleza, com traços mais finos e delicados, com uma expressão individual.

1.1.1 James Cook

O pai da palavra "tattoo" que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau"(era o som feito durante a execução da tatuagem, em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele).Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra Tattoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente. Porém o Governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.

1.1.2 Aparelho elétrico

Em 1891Samuel O'Reilly desenvolveu um aparelho elétrico para fazer tatuagens, baseado em outro aparelho extremamente parecido que havia sido criado e patenteado pelo próprio Thomas Edison.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a tatuagem foi muito utilizada por soldados e marinheiros, que gravavam o nome da pessoa amada nos seus corpos.

1.2 Filosofia do grupo

        A filosofia na hora de executar um trabalho de tatuagem é a de que “tem que ser o desenho certo para a pele em questão”, mas isso levado ao pé da letra, ou seja, analisam o serviço não apenas pelo desenho em si, mas também vários outros aspectos são considerados como, por exemplo, se o tamanho é adequado para o local aonde vai ser aplicada a tattoo, se a pele tem uma tonalidade que permite desenho colorido ou se o mesmo tem que ser feito em preto e cinza, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com