TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de BPM - Melhoria de Processo

Por:   •  25/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DA INDÚSTRIA

INSTITUTO EUVALDO LODI

ANA ALICE DOS SANTOS

CELSO RICARDIS BRILHANTE

CLAUDETE RODRIGUES

CLEUCIVANIA DE SOUZA CHAVES

ELISANGELA MIRANDA DE SOUSA

MELHORIA NO PROCESSO

MANAUS,

2019

1 ESCOLHA DO TEMA

O processo escolhido é a adequação/mudança na estrutura da linha 05. A escolha deste tema deste trabalho foi baseado em uma necessidade que surgiu em nossa empresa, tornando então essa mudança necessária.

Hoje, a linha de produção 05 é estruturada para a produção de equipamentos do segmento de notebook. Isso porque inicialmente não existia pedidos por parte do mercado, sendo assim, a capacidade de produto acabado produzido por uma linha (linha 01), era perfeitamente capaz de atender a demanda.

Inicialmente, a estrutura de linha de produção na empresa era composta por:

- Linha 01 e 02: Mix de Notebook e Desktop;

- Linha 03: Mix de Notebook e All in one;

- Linha 05: Produção de Notebook;

- Linha 4.1 à 4.7: Produção de base de celular;

- Linha 8.1 a 8.8: Customização de celular acabado.

- Linha 4.8 e 6.1: Produção de Smart Home.

Com as diversas mudanças no regime tributário, houve necessidade de reabrir a fábrica na unidade Positivo de Curitiba, e com isso, o envio da estrutura física de duas linhas que existiam na unidade de Manaus (Linha 02 e Linha 07). Essa mudança inicialmente não afetou a produção, porém, surgiu uma nova demanda na qual foi detectado que a linha de produção de desktop não conseguiria atender a capacidade. Com essa nova informação, o time sentiu a necessidade de criar um projeto que visa a alteração de uma linha existente, de forma que essa linha se torne flex.

1.1 Como é o desenho da linha? Como podemos alterar ou mudar?

Como informado no item anterior, a linha que terá sua estrutura alterada é a linha 05. Seu layout atual atende somente a produção de notebook e o projeto é fazer com que a linha seja flex.

No desenho abaixo podemos observar como a linha é atualmente, a alteração acontece após o processo de montagem:

 [pic 2]

Todo o processo de teste e embalagem precisará ser transformado para que a linha venha a produzir os desktops. Sendo assim, iremos pular para o próximo tópico, o cronograma.

2 CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO

Após a fase de avaliar o processo, fez-se necessário montar um cronograma inicial:[pic 3]

        

3 GERENCIANDO O TRABALHO EM EQUIPE

A partir deste cronograma, as atividades passaram a surgir e a serem detalhadas e montamos um novo cronograma, identificado as atividades que seriam feitas por todos os membros da equipe:

[pic 4]

4 COMO CONTROLAR O PROCESSO

Com a adequação da linha, é necessário que se realize um novo controle de processo. Isto porque temos que medir se a produção da linha está nivelada novamente. Este medição será através do Takt time. Takt time É o tempo que a peça deve ser produzida, baseado na demanda do cliente. O cálculo do takt time é dado pela relação entre o tempo disponível e a demanda do cliente. Através da análise do tempo de ciclo é possível encontrar o gargalo do processo, ou seja, em qual etapa gasta-se maior tempo, e assim melhorar o processo e ritmo da linha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (479.4 Kb)   docx (315.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com