TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos de engenharia: Processos de fabricação do suporte

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.042 Palavras (13 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

         

1.        INTRODUÇÃO        

2.        PROCESSOS DE USINAGEM        

2.1      Processos de fabricação do suporte        

2.2      Processos de fabricação do came        

2.3      Processos de fabricação da engrenagem        

3.        PROCESSOS DE USINAGEM        

3.1        Elaboração do Processo        

3.2      Análise do Processo        

4.        PROCESSOS E MATERIAIS        

4.1      Elaboração e definição        

4.2      Processos e seus resultados        

4.3      Cálculos obtidos        

5.        MATERIAIS        

5.1      Aço carbono        

5.2      Aço Rápido        

5.3      Metal Duro        

5.4      Cerâmica        

5.5      Ligas Fundidas        

6.        FERRAMENTAS UTILIZADAS PARA A PRODUÇÃO DAS PEÇAS        

6.1      Processo do Came        

6.2      Engrenagem        

6.3      Suporte        

6.4      Fluido de corte        

7.        CONCLUSÃO        

8.        SITES PESQUISADOS        

  1. INTRODUÇÃO

           Neste trabalho serão apresentados os processos de fabricação de três tipos de peças, seus respectivos equipamentos, detalhamento do processo através de cálculos de corte e avanço de corte, assim como toda a parte de materiais utilizados suas definições e composições, a fim de se obter através do processo de usinagem um produto de qualidade e que traga satisfação ao cliente.

  1. PROCESSOS DE USINAGEM

       2.1 Processos de fabricação do suporte[pic 1]

       2.2 Processos de fabricação do came

[pic 2]

     2.3 Processos de fabricação da engrenagem

  1. PROCESSOS DE USINAGEM

  1. Elaboração do Processo

              Considera-se usinagem um processo onde ocorre a remoção de material, pode ser aços, ferro fundido, alumínio, plástico entre outros, geralmente utilizada em operações que exige um grau de predição elevado, pois garante uma receptibilidade de dimensões e acabamentos muito bons, ideal para produzir peças em série.

             Para produzirmos as peças came, engrenagem e suporte, utilizamos cinco equipamentos diferentes um centro de usinagem CNC, duas fresadoras convencionais, uma brochadora, um torno CNC, e uma eletroerosão. Utilizaremos essa variedade de equipamento, pois cada peça possuem características e são diferentes.

            Centro de usinagem CNC: CNC ou controle numérico computadorizado, este equipamento e controlado por meio de um CLP, a partir de um programa gerado, também e característica de um centro de usinagem o magazine onde fica armazenado diferentes tipos de ferramentas, que possibilita realizar várias operações sem perder muito tempo com a troca de ferramenta.

             Fresadora convencional: diferente do centro de usinagem, essa  necessita de realizar a troca de ferramenta manualmente. Utilizada tanto para produzir peças em serie ou unitárias, onde a peça fica parada o que gira é a ferramenta fixada no eixo da máquina.

            Torno CNC: controlado pelo mesmo sistema do centro de usinagem o CLP, e equipado com uma torre onde as ferramentas ficam fixas aguardando utilização, o que possibilita a realização de várias operações. Diferente do centro de usinagem a peça gira e a ferramenta fica parada. Ideal para usinar peças cilíndricas.

           Eletroerosão: equipamento onde a remoção do material não ocorre do cisalhamento da ferramenta com a peça, mas sim por meio de descargas elétricas, e transmitidas através de eletrodos que por sua vez gera o formato desejado da peça, geralmente utiliza-se cobre ou grafite como eletrodo.

          Brochadora: faz a retirada de material apenas em movimentos retilíneos, brocha como e chamada à ferramenta utilizada, entra em contato com a peça e com o decorrer do movimento aumenta de tamanho retirando o material até a medida especificada.

      3.2 Análise do Processo

          Engrenagem

            No processo para produzir a engrenagem utilizamos três equipamentos diferentes, um torno CNC, para fazer os diâmetros internos e externos, utilizamos uma fresadora convencional para confecção dos dentes externos, ouve a necessidade de um cabeçote divisor para ganharmos tempo na operação, passamos a engrenagem para a próxima operação que foi a eletroerosão, onde usinamos os dentes internos da engrenagem. (Figura 2.3)

          Came

           Utilizamos uma fresadora convencional para a primeira operação do came, que o deixou no formato desejado o diâmetro interno, uma brochadora para o rasgo da chaveta. Por se tratar de uma operação simples optamos pela utilização de maquinas convencionais que barateia os custos, pois não ouve a necessidade da compra equipamentos mais sofisticados. (Figura 2.2)

        Suporte

          Na confecção do suporte utilizamos um centro de usinagem para toda a operação, já que havia a necessidade de muitas ferramentas diferentes o centro de usinagem foi a melhor opção já que possuí um magazine com várias ferramentas diferentes, também ganhamos em produção e qualidade.(Figura 2.1)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (379.2 Kb)   docx (191.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com